Quais as características de uma boa tipografia?

Nesse artigo vamos ver algumas características que fazem uma letra ter um bom design.

Selecionar o tipo de letra correto para um trabalho é uma das etapas mais importantes do processo de design. No mundo digital atual de mais de 200.000 tipos de letra, e onde qualquer um que aprende o software pode criar um tipo de letra – mesmo sem treinamento – esse processo pode ser desafiador, até mesmo avassalador, para um designer, aluno ou novato.

Mesmo quando você tem uma ideia do que está procurando, é preciso ir mais fundo para saber se o tipo de letra é bem projetado e melhorará seu design, e não se destacará por suas falhas de design ou espaçamento.

Embora seja verdade que todo designer deseja selecionar o melhor tipo de letra para cada trabalho, muitos não são treinados e estão mal preparados para saber o que realmente faz um bom estilo de letras.

A aparência geral pode ser enganosa, especialmente para o olho destreinado! Então, como você pode dizer qual seria um bom tipo de letra de um design mal projetado? Quais são as características que formam um tipo de letra bem desenhado? Embora o desenvolvimento de um bom olho tipográfico leve tempo e paciência, aqui estão algumas diretrizes a serem consideradas ao se fazer essa determinação.

(Observe que esses são fatores gerais que são importantes, a menos que seja o objetivo usar um estilo de letra que, intencionalmente, viole essas regras.)

Design consistente

Um tipo de letra bem projetado terá características de design consistentes em todo o conjunto de caracteres, o que inclui numerais, pontuação e alguns símbolos.

Isso inclui capitulares e altura de x, as saliências de caracteres curvos como o , n e e , largura do caractere, largura do traço, tamanho dos ascendentes e descendentes, detalhes de serifa (se for um estilo de tipo serifado), assim como qualquer outras características de design.

Os glifos relacionados devem ser semelhantes em espírito, se não estiverem no design real. Até mesmo uma face de exibição não conforme pode ser consistente em suas inconsistências.

Três exemplos de tipos de letra com características de design consistentes. Isso inclui peso do traço, largura, serifas, ascendentes e descendentes. Embora o terceiro exemplo tenha detalhes de design irregulares e não confirmadores, ele ainda é consistente em seu tratamento e em todos os fatores mencionados acima. Defina em Avenir Next, Chaparral e ITC Jellybaby.

Espaçamento

O espaçamento entre letras de uma fonte é frequentemente ignorado pelos usuários do tipo como um aspecto importante de seu design e aparência gerais; também é mal entendido por muitos fabricantes de tipos inexperientes ou novatos, também conhecidos como designers de tipos de letra.

O espaçamento de uma fonte refere-se à adição de espaço à direita e à esquerda de cada glifo, tecnicamente conhecido como sidebearings. Um tipo de letra que é bem espaçado não é nem muito apertado nem muito aberto em sua faixa de tamanho pretendida e, o mais importante, tem espaçamento opticamente igual entre o maior número possível de pares de glifos antes da adição do kerning.

Embora não seja importante para o designer gráfico saber como espaçar uma fonte, é importante treinar seus olhos para saber como o espaçamento geral parece em termos de facilidade de leitura, bem como equilíbrio e consistência óptica.

Ao definir o texto, tente evitar tipos muito apertados (superior), muito abertos (meio) e / ou com espaçamento irregular, o que é difícil de ajustar em configurações demoradas. A configuração inferior é a correta e não precisou de nenhum ajuste. Situado na Expo Sans.

Kerning

Kerning (ou pares de kern) refere-se à adição ou redução do espaçamento entre dois glifos. Esses valores são (ou devem ser) incorporados a uma fonte pelo designer ou pela fundição.

Eles são determinados após uma fonte ter sido espaçada adequadamente para ajustar os pares de glifos que ainda estão muito abertos ou muito apertados.

Até mesmo um tipo de letra que é espaçado adequadamente pode ter combinações de caracteres que precisam de ajustes (embora um design bem espaçado tenha menos).

Mais uma vez, essa faceta do design de tipos pode ser mal compreendida ou mal executada em alguns tipos de letra, geralmente devido à falta de familiaridade com os objetivos e técnicas apropriados necessários para dominar esse aspecto do design de tipo de letra.

Fique atento a fontes que possam parecer bem projetadas, mas que tenham um kerning inadequado. Infelizmente, alguns projetistas de tipos carecem das habilidades necessárias para fornecer um kerning adequado, um trabalho que pode levar anos para ser desenvolvido, mas que pode afetar drasticamente a aparência e a legibilidade de um estilo de letra.

Isso geralmente ocorre devido à falta de treinamento ou orientação, especialmente para projetistas de tipos que são autodidatas.

O kerning irregular, como apontado pelas setas vermelhas, perturba o ritmo geral e reduz a legibilidade. A parte inferior mostrada (como aparece na fonte original do ITC Franklin Gothic) é muito mais uniforme e consistente.

Legibilidade

Legibilidade refere-se à facilidade com que os caracteres, palavras e texto geral podem ser lidos. É de importância primordial em tipos de texto, pois eles são destinados a tamanhos menores e a configurações de texto mais longas.

A legibilidade também é um fator importante na maioria das telas, a menos que o designer tenha outros objetivos em mente, o que pode substituir a legibilidade.

O exemplo de topo colocado no Onyx não tem um alto grau de legibilidade devido à largura muito estreita que se tornou ainda pior pelos strokes muito finos e serifas. É melhor guardado para configurações maiores e mais curtas. Por outro lado, o ITC Franklin Gothic Extra Compressed tem a mesma largura estreita, mas é extremamente legível.

Até mesmo cor e textura

Um tipo de letra bem espaçado e projetado – particularmente um design de texto onde a legibilidade é essencial – deve ter cor e textura uniformes. Este é o resultado da integração bem sucedida de todas as características descritas acima.

A cor e a textura de um tipo de letra é o equilíbrio geral de cinza, ou densidade, de um bloco de tipo. Se o texto parecer manchado, o que é um fator que somente aqueles com um olho treinado perceberão, ele pode reduzir a legibilidade e atrapalhar a leitura suave, embora muitas vezes não seja reconhecido pelo leitor.

Essa qualidade pode ser observada mais facilmente apertando os olhos ao visualizar o tipo, que deve ter uma densidade geral uniforme, com pouca ou nenhuma luz brilhante ou manchas escuras.

Uma versão preliminar do ITC Oldrichium (superior) em que trabalhei quando era da ITC, embora fiel à sua fonte histórica, tem contrastes de espessura e peso de traçado irregulares, espaçamento entre letras incompatível e muito espaçamento de palavras. A versão final (inferior) foi ajustada para melhorar a cor e a textura geral, mantendo as idiossincrasias do design, resultando em um tipo de letra mais equilibrado e com textura uniforme, mas ainda autêntico.

Claramente, há mais para digitar design e selecionar um tipo de letra do que as formas reais dos caracteres: inclui todos os espaços negativos entre eles também.

Quando você começar a notar essas características, seus olhos ficarão mais nítidos e você poderá diferenciar mais facilmente um tipo de letra bem projetado do resto do pacote.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como os designers podem se comunicar com não-designers

Como os designers podem se comunicar com não-designers

Pode ser difícil se comunicar com aqueles que não entendem de design. Nesse artigo você vai ver algumas dicas que…
5 erros de freelancer para evitar

5 erros de freelancer para evitar

Todos cometemos erros mas nesse artigo você vai poder ficar preparado para 5 que são bem comuns na carreira como…
7 hábitos de designers gráficos altamente eficazes

7 hábitos de designers gráficos altamente eficazes

Os hábitos tem o poder de moldar nosso comportamento e nesse artigo você vai ver 7 que estão presente na…
Os 5 tipos de pessoas que todos os criativos precisam em suas vidas

Os 5 tipos de pessoas que todos os criativos precisam em suas vidas

Todo criativo precisa de 5 tipos de pessoas em sua vida e nesse artigo você vai saber quem são e…
Fechar Menu