Mac ou PC? Qual é melhor para designers gráficos?

Nesse artigo você verá uma análise sobre essa dúvida que envolve algumas das principais ferramentas utilizadas por designers e outros profissionais criativos.

É surpreendente para mim que em 2015 a questão de qual sistema operacional você deve usar ainda é um debate. Muitos designers encontram-se recusados ​​para trabalhos se preferirem usar um PC em vez de um Mac. Muitos designers acham que, se não puderem comprar um Mac, não serão levados a sério, por isso vão até investir na compra de um Mac usado que custa duas vezes mais do que um PC com Windows mais recente.

Na realidade, essas “óticas de marketing” são importantes para algumas pessoas, mesmo que não devam. Você será, de fato, julgado pelo uso ou não de um Mac como designer gráfico. Há uma razão, não é uma prática… (na minha opinião), mas é uma razão. Tradição.

A História dos Macs e Design Gráfico

Na minha opinião, a tendência para o uso de Macs hoje, é baseada na longa história e na tradição dos designers gráficos que usam Macs. Não tem base técnica (atualmente em termos de desempenho e hardware), já que a Apple passou a usar componentes de terceiros da Intel e de outras empresas.

A Adobe registrou através de seu Adobe Hardware Performance Whitepaper para destacar que o desempenho de seu software se resume a especificações, não ao sistema operacional. Portanto, não há evidência real para o velho ditado: “O software da Adobe funciona melhor no Mac.” O Photoshop, o InDesign, o Illustrator etc. não foram projetados para ter um melhor desempenho devido à preferência do sistema operacional.

Tipografia Digital nasceu no Mac

Nos primórdios do Design Gráfico e da Tipografia Digital (início dos anos 80), o Apple Macintosh foi o primeiro computador a realmente permitir a Tipografia Digital. Susan Kare foi pioneira neste campo.

Adobe Photoshop nasceu no Mac

Mais de 25 anos atrás (1988) John e Thomas Knoll criaram a primeira versão do Photoshop em um computador Macintosh, porque era essencialmente o único computador com uma tela colorida e a capacidade de lidar com o programa que estavam construindo. Foi lançado exclusivamente para o Mac em 1990 (uma versão do Windows seguida dois anos depois). Os Knolls lançaram o Photoshop para duas empresas no Vale do Silício, Adobe e Apple … o resto é história.

Então, o que isso tem a ver com Mac vs PC?

A razão pela qual muitos designers gravitam para comprar um Mac e são menosprezados na indústria, se não o fazem, é principalmente uma questão de tradição, não de substância. A maioria das pessoas que estão na indústria há 20 anos ou mais tem preferência por Mac, porque por muito tempo foi a única opção, e em suas mentes ainda é. A Apple tem sido boa para eles e boa para suas carreiras e eles sabem que funciona, então eles permanecem leais.

Essa cultura foi transmitida aos seus “discípulos”, porque eles respeitam a experiência de seus mentores e então se torna sua experiência também, e o ciclo continua.

Você também precisa lembrar que, até recentemente, a tecnologia era um mistério para as pessoas que a usavam. A maioria dos usuários de computador, não importa quão inteligente seja, não tem a menor ideia de como as coisas funcionam sob o capô, muitos ainda não sabem. Eles só sabem como usá-los para fazer seu trabalho.

Mac versus PC hoje em design gráfico

Devido às mudanças na forma como os usuários entendem e se relacionam com a tecnologia, há muitos designers gráficos hoje que usam PCs baseados no Windows para realizar seu trabalho. Eu uso Mac e PC e vejo pouca diferença na minha capacidade de realizar meu trabalho se ambas as máquinas tiverem hardware similar.

Parte da mudança é que muitos designers também são gamers ou editores de vídeo e querem aproveitar a capacidade de personalizar seu hardware e obter mais potência pelo preço, algo que não podem ser facilmente feitos com um Mac.

Como resultado, mais designers estão descartando o preconceito em relação ao Mac, tendo experimentado certo grau de liberdade na escolha de quais componentes e hardware eles usam, e tendo mais opções com base em seus orçamentos.

Razões Legítimas para preferir um Mac:

É claro que existem razões técnicas legítimas para que algumas pessoas escolham um Mac para o fluxo de trabalho de design. Aqui estão alguns.

  • Usando o Thunderbolt 2 para transferências de arquivos grandes ou conectando-se a monitores 4K, especialmente ao usar laptops
  • Integrando um fluxo de trabalho que usa outros dispositivos da Apple, como o iPad e o iPhone.
  • Se você é um motion designer que usa o Apple Motion e o Final Cut Pro, além dos aplicativos da Adobe.
  • Preferência do sistema operacional para usabilidade e recursos secundários.

Razões Legítimas para preferir um PC Windows:

Da mesma forma, aqui estão algumas razões importantes pelas quais você pode optar por um PC.

  • Os computadores Windows custam muito menos para as mesmas especificações de desempenho, principalmente em laptops.
  • Acesso a software de produtividade e negócios somente do Windows.
  • Compatibilidade do sistema com seus clientes corporativos, especialmente se estiverem fora do setor de serviços de criação (90% dos usuários do Windows).
  • A capacidade de atualizar e personalizar o hardware para necessidades específicas.
  • Se você está fazendo animações de ponta ou produção de vídeo, além de projetar e precisar aproveitar vários discos rígidos e placas gráficas em seu fluxo de trabalho.
  • Preferência do sistema operacional para usabilidade e recursos secundários.

No final, é uma questão de preferência

Em última análise, cabe a cada pessoa escolher as ferramentas que elas acham que as ajudam a realizar seu trabalho e serão confiáveis. Ferramentas de qualidade são ferramentas de qualidade, independentemente da marca.

Aqueles de vocês que são fotógrafos em seu tempo livre podem lembrar que há debates semelhantes entre os usuários da Canon e da Nikon, mas no final do dia você não pode dizer se uma foto foi filmada em um ou outro apenas olhando.

O mesmo vale para o trabalho de design. O argumento “Designers de verdade usam Mac” morre no momento em que você recebe um trabalho de qualidade, independentemente de qual dispositivo foi usado em sua criação.

(Este artigo é uma adaptação do original via blog do Creative Pro: Is Mac or PC Better for Graphic Designers?)

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como os designers podem se comunicar com não-designers

Como os designers podem se comunicar com não-designers

Pode ser difícil se comunicar com aqueles que não entendem de design. Nesse artigo você vai ver algumas dicas que…
5 erros de freelancer para evitar

5 erros de freelancer para evitar

Todos cometemos erros mas nesse artigo você vai poder ficar preparado para 5 que são bem comuns na carreira como…
7 hábitos de designers gráficos altamente eficazes

7 hábitos de designers gráficos altamente eficazes

Os hábitos tem o poder de moldar nosso comportamento e nesse artigo você vai ver 7 que estão presente na…
Os 5 tipos de pessoas que todos os criativos precisam em suas vidas

Os 5 tipos de pessoas que todos os criativos precisam em suas vidas

Todo criativo precisa de 5 tipos de pessoas em sua vida e nesse artigo você vai saber quem são e…
Fechar Menu