Devo publicar todos os meus projetos em meu portfólio online?

Nesse artigo vamos responder a essa dúvida com uma visão sobre o que seria melhor para seu portfólio de acordo com seu objetivo.

Essa é uma dúvida bem comum entre aqueles que já trabalharam em agências e pretendem publicar seus trabalhos em seu portfólio. Mas será que é uma boa estratégia apresentar todos os trabalhos que foram desenvolvidos nesse período?

Portfólio é uma ferramenta que deve ser planejada pelo profissional, seja ele um designer, um publicitário ou um web designer. Ele é um forte complemento de suas habilidades e perícias, é ele quem mostra ao seu futuro cliente ou empregador se você realmente está capacitado para realizar os projetos que ele necessita.

Parte desse planejamento envolve a escolha dos projetos que serão exibidos e também a quantidade de projetos que serão apresentados em seu portfólio. Mas vamos responder uma questão de cada vez, vale ressaltar que essa é a minha opinião baseada em pesquisa em livros especializados em portfólio e observando o mercado profissional.

Sempre essa visão poderá ter exceções dependendo da sua proposta como profissional e da estratégia do seu portfólio.

Devo publicar todos os projetos?

Eu recomendo que você não publique todos os projetos que você desenvolveu, isso porque dificilmente esses projetos estarão todos em alto nível, não importa o quão bom você seja, sempre haverá projetos que não são tão bons para serem apresentados.

Sendo assim escolha para estar em seu portfólio apenas os seus melhores trabalhos, aqueles que você tem orgulho de apresentar e que representam as suas melhores habilidades.

Então quantos projetos devo publicar?

A resposta básica aqui é: Depende! O ideal é que não sejam muitos projetos, isso porque geralmente o seu empregador ou futuro cliente não tem tanto tempo disponível para avaliar um grande número de projetos.

Acredite em mim, dificilmente você encontrará clientes que vão avaliar todos os projetos em seu portfólio, geralmente ele irá observar 2 ou 3 antes de fechar o negócio ou não.

Se for para indicar um número eu recomendaria que você apresente algo entre 6 e 9 projetos em seu portfolio online, caso deseje apresentar mais do que isso é importante dar destaque aos seus principais projetos, aqueles que seu empregador ou cliente não pode sair sem apreciar.

Concluindo

Lembre-se que seu portfolio é uma ferramenta, ele não é algo que você simplesmente vai fazer de qualquer jeito ou faz apenas se quiser, ele é fundamental para seu sucesso como freelancer ou como designer locado em agência.

Quantos projetos você exibe em seu portfolio online? Eu quero saber, deixa aí nos comentários e vamos trocar uma ideia.

Hoje vou ficando por aqui e espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma. Grande abraço e até o próximo post.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como os designers podem se comunicar com não-designers

Como os designers podem se comunicar com não-designers

Pode ser difícil se comunicar com aqueles que não entendem de design. Nesse artigo você vai ver algumas dicas que…
5 erros de freelancer para evitar

5 erros de freelancer para evitar

Todos cometemos erros mas nesse artigo você vai poder ficar preparado para 5 que são bem comuns na carreira como…
7 hábitos de designers gráficos altamente eficazes

7 hábitos de designers gráficos altamente eficazes

Os hábitos tem o poder de moldar nosso comportamento e nesse artigo você vai ver 7 que estão presente na…
Os 5 tipos de pessoas que todos os criativos precisam em suas vidas

Os 5 tipos de pessoas que todos os criativos precisam em suas vidas

Todo criativo precisa de 5 tipos de pessoas em sua vida e nesse artigo você vai saber quem são e…
Fechar Menu