5 maneiras de como habilidades fotográficas podem melhorar seu design gráfico

Nesse artigo você verá que habilidades fotográficas podem ser mais úteis do que você imagina.

Para alguns, fazer a conexão entre fotografia e design gráfico é bastante simples. Outros que não se consideram fotógrafos podem não ver o benefício imediato de investir tempo para aprender mais uma coisa.

No entanto, aprender até mesmo o básico da fotografia pode dar muitas vantagens a um designer gráfico e ajudá-lo a se destacar em um mercado saturado. Não preenchendo seus currículos, mas porque eles podem criar coisas que parecem mais exclusivas. Vamos considerar algumas das maneiras pelas quais aprender habilidades fotográficas pode ajudá-lo como designer.

Melhor composição e equilíbrio visual

A regra dos terços se aplica tanto (se não mais) à fotografia quanto ao design gráfico. Tirar fotografias lhe dará uma visão melhor de como a composição impacta a narrativa geral. Como designers, estamos acostumados a apenas viver com as imagens fornecidas para nós. Produzir suas próprias fotos lhe dará uma noção das intenções por trás de uma imagem. Isso ajudará você a utilizar as fotos de maneira mais eficaz em seu próprio trabalho.

Trabalhar Com Fotografia Original De Stock

Tirando suas próprias fotografias, você pode produzir imagens únicas que só você tem. Isso pode fazer você se destacar e ser menos genérico. Isso também significa que suas fotos foram tiradas com o seu design em mente, em vez de ser uma reflexão tardia. Você também pode usar macrofotografia para capturar texturas e padrões exclusivos para utilizar em seu trabalho de design.

Melhor compreensão da cor e do contraste

A fotografia é sobre capturar o mundo ao nosso redor, que geralmente é vibrante e animado. Uma imagem não parece tão atraente quando é monótona e plana. Praticando fotografia pode ajudar os criativos a desenvolverem uma melhor apreciação de como a cor e o contraste influenciam o tom de uma história visual. Como tanto o design quanto a fotografia dependem da teoria das cores, essa é outra maneira de explorar e construir sobre isso.

Inspiração Criativa

Correndo em blocos criativos pode ser uma das coisas mais frustrantes para um designer. A fotografia pode fornecer uma saída criativa onde os designers podem esticar seus músculos além de escolher qual variação da Helvética usar em um projeto. Uma mudança em sua rotina ou cenário pode ajudar a estimular sua criatividade e fornecer inspiração muito necessária quando você sentir um bloqueio criativo.

Melhor comunicação visual

A narrativa visual no design muitas vezes depende de vários elementos. A fotografia é uma forma muito simplista de narrativa visual, que é onde o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” vem. Se você puder transmitir uma história que seja atraente e fácil de entender em um único instante, ela abrirá sua capacidade criativa quando chegar a hora de executá-la também como designer. Você não se sentirá obrigado a simplesmente “preencher o espaço”.

O design e a fotografia são muito parecidos com o que eles exigem de criativos. Quanto mais diversificada for sua aplicação da sua criatividade, mais forte ela se tornará e mais liberdade você encontrará ao criar imagens e histórias atraentes.

(Este artigo é uma adaptação do original via blog do Creative Pro: 5 Ways Photography Skills Can Improve Your Graphic Design)

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como os designers podem se comunicar com não-designers

Como os designers podem se comunicar com não-designers

Pode ser difícil se comunicar com aqueles que não entendem de design. Nesse artigo você vai ver algumas dicas que…
5 erros de freelancer para evitar

5 erros de freelancer para evitar

Todos cometemos erros mas nesse artigo você vai poder ficar preparado para 5 que são bem comuns na carreira como…
7 hábitos de designers gráficos altamente eficazes

7 hábitos de designers gráficos altamente eficazes

Os hábitos tem o poder de moldar nosso comportamento e nesse artigo você vai ver 7 que estão presente na…
Os 5 tipos de pessoas que todos os criativos precisam em suas vidas

Os 5 tipos de pessoas que todos os criativos precisam em suas vidas

Todo criativo precisa de 5 tipos de pessoas em sua vida e nesse artigo você vai saber quem são e…
Fechar Menu