Utilizando estruturas no desenho

Uma das principais lições que aprendi em 20 anos de estudo sobre desenho e ilustração é a técnica de desenhar utilizando estruturas. Desenhar a partir da utilização de estruturas torna muito mais fácil o processo, permitindo que mesmo um iniciante em desenho consiga obter bons resultados.

Você pode achar que isso é um assunto complicado e avançado mas não é, a primeira coisa que você precisa saber é o que são essas tais “estruturas”. Veja como é algo simples: uma estrutura em um desenho nada mais é do que as linhas e formas gerais que você esboça antes de dar a forma final no desenho.

Se você ainda não entendeu eu vou te dar um exemplo prático e visual para ficar mais fácil de compreender. Essa é uma técnica que pode ser utilizada em qualquer tipo de desenho, porém ela é bastante evidente no desenho de figura humana.

Vamos ver de forma prática: imagine que você deseja desenhar um olho humano, você pode simplesmente sair desenhando de forma “linear” digamos assim, desenhando exatamente cada trecho do desenho conforme você vê ou imagina.

Porém fazendo dessa forma, um desenhista iniciante pode ter mais dificuldades em estabelecer as dimensões e proporções do desenho. No entanto o desenho com estrutura é a maneira que considero ser a mais fácil para fazer isso.

Nesse caso você desenharia primeiramente os traços mais básicos daquele elemento que você quer desenhar, geralmente são formas geométricas simples, isso seria a estrutura do desenho. No nosso exemplo do desenho do olho humano visto de frente, você desenharia primeiramente dois arcos espelhados, como mostra a imagem abaixo:

Essa estrutura daria a forma geral do olho, veja que utilizei somente traços simples e ainda não apliquei nenhum detalhe ao desenho nem efeitos de luz e sombra. Em seguida você desenha exatamente um círculo dentro desses dois arcos, lembrando que ele deve ser ligeiramente maior que eles em altura, veja como fica na imagem abaixo:

Com essa estrutura montada fica bem mais fácil agora você começar a detalhar o seu desenho, você ainda pode adicionar mais linhas na estrutura básica porém as formas principais já estão traçadas. A partir de agora você somente terá que se preocupar com o detalhamento. Veja como ficaria nesse caso:

Veja como um desenho com mais complexidade, com luz e sombra realista, pode surgir a partir de linhas bem simples e formas geométricas básicas. Isso é o que o desenho utilizando estruturas básicas pode gerar.

Esse foi apenas um exemplo simples mas essa técnica pode e deve ser usada em qualquer estilo de desenho para desenhar qualquer coisa, com ela você pode se preocupar menos com o estilo do desenho, só precisará visualizar a estrutura básica do que quer desenhar e em seguida acrescentar os detalhamentos.

Eu tenho certeza que se você começar a utilizar essas estruturas em seus desenhos, ilustrações e até mesmo esboços, verá uma grande melhoria em seus trabalhos, melhorando especialmente as dimensões e proporções no desenho.

Tem algo que você gostaria de aprender sobre desenho e ilustração que queira que eu ensine aqui no blog ou no canal? Deixa sua ideia aqui nos comentários.

E se você quer desenvolver mais as suas habilidades de desenho voltadas para o design gráfico eu te convido a conhecer meu curso online de Lettering Completo na Suíte Criativa. Lá ensino como você pode usar o desenho para criar no papel suas letras personalizadas e também a digitalizar esse trabalho.

Então por hoje eu vou ficando por aqui e a gente se vê no próximo post.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Os mascotes e as marcas no design - Parte 1

Os mascotes e as marcas no design - Parte 1

Uma das saídas que empresas buscam no momento de criar sua identidade visual é a utilização de um mascote, mas…
Como manter seu desenho limpo

Como manter seu desenho limpo

Uma das coisas que prejudicam bastante o visual de um desenho ou ilustração é a falta de limpeza. Um desenho…
Como fazer uma sketch de qualidade

Como fazer uma sketch de qualidade

Mesmo que você seja um designer que não trabalha com ilustração, uma hora ou outra terá que desenhar, mesmo que…
Lettering, caligrafia e design de tipos! 3 conceitos que você precisa entender

Lettering, caligrafia e design de tipos! 3 conceitos que você precisa entender

Quando comecei a me interessar por lettering, caligrafia e o desenho tipográfico em geral, uma das minhas primeiras dificuldades foi…
Fechar Menu