Review – Pensar com tipos

Se você é designer gráfico ou está iniciando seus estudos sobre design, já deve estar ciente de que deve ter bastante atenção com a forma como você organiza e compõe as letras em seus projetos afinal de contas a tipografia é um dos pontos mais importantes na criação de um projeto.

Eu gosto sempre de dizer que o estudo da tipografia deve ser algo constante na vida do designer gráfico já que esse é um assunto muito extenso e mesmo na faculdade é um pouco difícil você aprender e dominar sobre todos os pontos e regras do desenho tipográfico.

Então hoje eu estou aqui para te apresentar um dos livros que guia o meu estudo sobre tipos e o design tipográfico e que tenho certeza que pode te ajudar imensamente a aprender mais sobre essa arte incrível que é a tipografia.

Esse é um review que eu estava querendo escrever já havia bastante tempo, isso porque ele trata de um dos melhores livros que já li sobre tipografia. Estou me referindo ao livro Pensar com tipos da autora Ellen Lupton e uma publicação da Editora GG.

Ellen Lupton é uma das maiores especialistas em design tipográfico no mundo, autora de diversos livros sobre design e tipografia, como por exemplo “Intuição, criação, ação: Graphic Design Thinking”, “Tipos na tela”, “Novos fundamentos do design” e “ABC da Bauhaus” além do “Pensar com tipos”. Ela também é diretora do Mestrado em Design Gráfico do Maryland Institute of Art (MICA), curadora de Design Contemporâneo do Cooper-Hewitt, National Design Museum e diretora do Center for Design Thinking de Baltimore.

Tive o prazer de conhecer a Hellen Lupton quando foi o intermediador em uma de suas palestras quando esteve no Brasil e pude ver de perto o quanto ela tem um vasto conhecimento sobre design e que realmente é uma das maiores especialistas contemporâneas quando o assunto é design e tipografia.

Eu como intermediador em uma das palestras da Ellen Lupton em Curitiba

Esse é um dos livros mais icônicos no mundo do design, utilizado por professores e alunos em seus estudos sobre a utilização de tipos dentro do design gráfico. O livro já traz em sua capa uma descrição de sua essência, informando que ele não é um livro sobre tipos e sim sobre como utilizá-los. Isso por si só é algo que deve ser de grande interesse para qualquer designer, ou seja, não apenas conhecer sobre tipos mas também saber como usá-los.

O livro faz um equilíbrio perfeito entre o conteúdo teórico que é extremamente necessário quando se fala de tipografia, e uma série de dicas sobre como aplicar aqueles conhecimentos na prática.

Pensar com tipos está dividido basicamente em 3 seções principais: Letra, Texto e Grid. Veja abaixo como está dividido o índice do livro e os pontos que ele procura abordar.

Sumário

Apresentação

 

Letra 

O humanismo e o corpo

Iluminismo e abstração

Fontes monstruosas

Reforma e revolução

Tipografia como programa

Tipografia como narrativa

De volta ao trabalho

Anatomia

Tamanho

Escala

Classificação

Famílias tipográficas

Grandes famílias

Versais e versaletes

Misturando tipos

Numerais

Pontuação

Ornamentos

Lettering

Logotipos e branding

Fontes na tela

Tipos bitmap

Design de tipos

Exercício: letras modulares

Formatos de fontes

Licenciamento de fontes

 

Texto

Erros e propriedade

Espaços

Linearidade

O nascimento do usuário

Kerning

Espacejamento

Exercício: espaço e significado

Entrelinhamento

Alinhamento

Exercício: alinhamento

Texto vertical

Maiúsculas ampliadas

Marcando parágrafos

Legendas

Hierarquia

Exercício: hierarquia

Exercício: listas extensas

 

Grid

O grid como estrutura

Dividindo o espaço

O grid como programa

O grid como tabela

Retorno aos universais

Seção áurea

Grid de uma coluna

Grid de múltiplas colunas

Grid modular

Exercício: grid modular

Tabelas de dados

Exercício: tabelas

 

APÊNDICE

Espaços e pontuação

Edição

Editando originais no papel

Editando originais no computador

Revisão de provas

Bons conselhos

 

Bibliografia

Índice remissivo

Agradecimentos

O texto é apresentado de forma clara e sempre com exemplos ilustrados, o que facilita bastante o entendimento do que está sendo ensinado. A seção sobre grids também é incrível com muito conteúdo prático, perfeito para quem curte trabalhar om design editorial.

Como você pode ver aí no índice, o livro aborda muito conteúdo de grande interesse e relevância no mercado do design como os tipos utilizados no web design, hierarquia, grids etc.

Lá no site da Editora GG você pode saber mais informações sobre esse título e também sobre outros livros da Ellen Lupton e pode também ter uma prévia do conteúdo do Pensar com tipos.

Esse é um dos principais livros já publicados sobre tipografia e com segurança posso afirmar que sua leitura é obrigatória para qualquer um que pretenda trabalhar com design e muito mais se você pretende se especializar em lettering e em design tipográfico, por isso fica aqui mais essa dica de livro e espero que possa ser mais um reforço em seus estudos.

Além desse conteúdo em livro eu quero aproveitar para te recomendar o nosso curso de Lettering Completo na Suíte Criativa onde você pode aprimorar seus conhecimentos sobre o desenho de letras, desde o esboço até a finalização digital, dá uma olhada lá no curso que tenho certeza que vai te ajudar bastante em sua carreira profissional.

Espero que você tenha gostado dessa dica, hoje vou encerrar por aqui.

Grande abraço e até a próxima.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Praticando Caligrafia e Lettering

Praticando Caligrafia e Lettering

Nesse vídeo que fiz em meu canal Corporação Criativa eu faço algumas demonstrações sobre criação de caligrafia e lettering com diferentes canetas.…
Como é o processo de criação de um lettering?

Como é o processo de criação de um lettering?

Estou de volta trazendo mais um vídeo do canal Corporação Criativa onde explico um pouco como é o processo de criação de…
O guia para iniciantes da caligrafia moderna

O guia para iniciantes da caligrafia moderna

Nos últimos anos, ensinei várias oficinas de caligrafia moderna para iniciantes e respondi inúmeras perguntas sobre caligrafia por e-mail. Essas experiências…
As primeiras páginas de título

As primeiras páginas de título

O livro em sua forma atual é um produto da evolução, acaso e design. Seu tamanho e proporções acomodam a forma…
Fechar Menu