Qual seu objetivo como designer?

Uma das coisas que mais podem atrapalhar a sua carreira como designer ou profissional criativo, é a falta de objetivos claros. Sem objetivos bem definidos você sempre será levado pela vida, isso pode ser muito bonito em letras de músicas mas na prática a realidade é completamente diferente.

Os profissionais sem objetivo acabam por gastar tempo e energia em ações que não irão contribuir em nada para sua carreira e nem para seu crescimento profissional. Geralmente essa é uma das características fortemente presente nesses profissionais que estão constantemente reclamando do mercado do design no Brasil.

São esses que utilizam aqueles argumentos “batidos” e destrutivos do tipo “trabalhar com design é muito ruim por que a concorrência é muito grande” ou “a culpa de meu trabalho ser tão desvalorizado são os micreiros”.

Procure saber exatamente o que você quer e não tenha pena de gastar tempo determinando seus reais objetivos. As pessoas com objetivos claros sempre levam vantagem na carreira. Roberto Shinyashiki – Os segredos dos campeões

Não ter objetivos profissionais e pessoais impede seu progresso nessas áreas uma vez que você não consegue direcionar seus esforços para as atividades que irão contribuir para o seu crescimento e sucesso.

Não importa qual seja o seu objetivo, seja ser o dono do seu próprio estúdio de design, ser o diretor de arte de uma grande agência ou mesmo ter sucesso como profissional freelancer, você precisa saber onde deseja chegar como designer, caso contrário você será levado para qualquer lugar, fazendo qualquer coisa e geralmente quando isso acontece você acaba frustrado.

Os profissionais bem sucedidos tem seu objetivos muito bem definidos e conseguem direcionar seus esforços para aquilo que mais importa e não ficam dando voltas e desistindo a cada dificuldade.

Qual área seguir dentro do design?

A primeira coisa que acredito que você deve fazer ao definir seu objetivo é decidir em qual área do design você irá se especializar. O design é uma área que possui muitos campos de atuação ou “ramificações”, como por exemplo o design gráfico, design de produtos, web design e muitos outros.

Percebi uma grande diferença em minha carreira depois que decidi que iria me especializar em lettering, decidi que esse seria um dos meu objetivos para alcançar algo maior, que no caso era conseguir viver do design. Depois de definir isso eu consegui direcionar melhor os meus estudos, os cursos que passei a fazer, os livros que passei a ler, etc.

Como consequência de ter definido esse objetivo, consegui então segmentar o meu público e diminuir grandemente o número de concorrentes, e isso também me ajudou a realizar os cursos e workshops que ministrei sobre lettering, coisa que não tinha acontecido até então enquanto eu era um “designer de tudo”.

Isso não significa que você não pode estudar outras coisas, buscar conhecimentos em outras áreas, etc. Porém não esqueça que quando você direciona seus esforços para diferentes projetos e iniciativas, você acaba não se dedicando completamente nem a um e nem a outro e isso pode prejudicar os seus resultados profissionais.

Persistência é fundamental

Ao definir seu objetivo profissional procure se manter nele e não desistir nas primeiras dificuldades, simplesmente definir um objetivo não garante que você irá chegar lá, é preciso cumprir algumas outras coisas e isso leva tempo, algumas vezes vão surgir imprevistos que farão com que você se adapte e talvez até mesmo ajuste a sua rota.

Definir um objetivo profissional é algo que exige um certo tempo e uma reflexão, muitas vezes você irá perceber que terá que se aprimorar e adquirir novas habilidades para alcançar esses objetivos, as vezes terá que fazer algum curso, uma especialização, aprender um novo idioma, etc. Isso faz parte do processo de planejamento, ou seja, o que você precisará fazer para alcançar o objetivo que você definiu.

Já que estamos falando de cursos e aprimoramento profissional, não custa lembrar você que a Suíte Criativa possui uma série de curso que podem te ajudar a melhorar o seu trabalho e fazer com que você alcance seus objetivos mais facilmente, sendo assim dá uma passada lá clicando NESSE LINK, tenho certeza que lá tem o curso que você está precisando para dar o próximo passo rumo ao sucesso.

Determine um prazo

É impossível falar de objetivos sem falar em prazo, sabe aquela pergunta clássica, que sempre é feita em entrevistas de emprego? “Onde você se vê daqui a 5 anos?“.

Ela ajuda seu futuro empregador a saber se você é uma pessoa que tem objetivos bem definidos na vida, especialmente na profissional. Um objetivo só está completo se ele possui um tempo, um prazo para ser alcançado, isso vai ajudar você a não desviar o foco, a saber se precisa intensificar suas ações ou “apertar o passo” para alcançar aquela meta.

Um objetivo sem uma data para ser realizado não passa de um simples desejo, uma ideia abstrata que não tem força suficiente para lhe levar a sair de sua zona de conforto.

Estabeleça um prazo que seja coerente, ou seja, que faça com que você busque os recursos e ações necessárias e que seja possível de cumprir, não adianta de nada você dizer que quer dobrar o seu número de cliente em uma semana, sendo que isso leva um pouco mais de tempo.

Eu tenho certeza que definir um objetivo profissional como designer é fundamental para que você tenha sucesso no mercado criativo, sei disso pois foi o que fiz e consegui ver os resultados dessa atitude. Quero que você possa alcançar esse mesmo sucesso e isso começa por definir uma objetivo claro e focar nele até ser alcançado.

Lembre-se que estamos com você nessa caminhada. Ficou com alguma dúvida? Então não perde tempo e compartilha ela com a gente aí nos comentários, vai ser um prazer te ajudar.

Aproveita e nos conta também se você já parou pra pensar em seus objetivos como designer ou profissional criativo.

Vou ficando por aqui e nos falamos de novo no próximo post.

Até lá.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 2 comentários

  1. Fiquei com duvida em qual ramo seguir no design, eu gosto muito de vetorização e ilustração em geral, quais ramos tenho disponíveis para esse segmento?

    1. Recomendo que você de uma olhada nas grades de universidades, assim pode ter uma ideia maior. Design é um campo de conhecimento muito amplo, você pode fazer desde simples panfletos até produtos, cadeiras, embalagens, veículos, jogos e tudo mais. Varia muuuuuito mesmo.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Dica de fotografia - Esqueça a regra dos terços

Dica de fotografia - Esqueça a regra dos terços

Quando falamos de fotografia geralmente acabamos esbarrando em um conjunto de regras básicas sobre composição e técnicas fotográficas. Essas regras,…
Como projetar um portfólio incrível

Como projetar um portfólio incrível

Para um designer gráfico, a importância de um portfólio não pode ser exagerada. Na verdade, seu portfólio provavelmente será o fator…
Construindo uma estratégia para o seu portfólio de design

Construindo uma estratégia para o seu portfólio de design

Seu portfólio de design gráfico é o ativo de marketing mais importante que você terá em sua carreira como designer. Com…
Os mascotes e as marcas no design - Parte 1

Os mascotes e as marcas no design - Parte 1

Uma das saídas que empresas buscam no momento de criar sua identidade visual é a utilização de um mascote, mas…
Fechar Menu