Produção Gráfica #29 – Offset sem água (Driografia)

A driografia é a precursora dos processos de impressão sem água modernos. Também conhecida como offset seco (sem água), foi lançada oficialmente pela empresa 3M no ano de 1960. Durante 10 anos a 3M enfrentou vários problemas e investiu pesado no processo, mas desistiu e vendeu sua patente para a empresa japonesa Toray.

A Toray aperfeiçoou a tecnologia e lançou novas chapas driográficas no ano de 1977, que foram aproveitadas posteriormente pela Heidelberg que lançou em 1991 a primeira impressora offset digital, a GTO-DI (Direct Image).

Heidelberg GTO-DI 52

As chapas originais da waterless lithography tinham as mesmas características básicas das atuais compostas por base de alumínio coberta por fotopolímero e silicone. A tecnologia foi abandonada pela 3M devido à sua fragilidade ao lado de uma qualidade de impressão potencialmente superior à offset tradicional.

A ausência de água causava um grande atrito entre os cilindros entintadores e distribuidores de tinta, gerando altas temperaturas que diminuíam a viscosidade da tinta, fundamental para o nível de qualidade esperado.

O alto custo do maquinário e dos insumos também retardaram o desenvolvimento do processo, hoje reaproveitado com modificações e acrescido por dispositivos digitais, dando origem ao chamado offset digital.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como projetar um portfólio incrível

Como projetar um portfólio incrível

Para um designer gráfico, a importância de um portfólio não pode ser exagerada. Na verdade, seu portfólio provavelmente será o fator…
Construindo uma estratégia para o seu portfólio de design

Construindo uma estratégia para o seu portfólio de design

Seu portfólio de design gráfico é o ativo de marketing mais importante que você terá em sua carreira como designer. Com…
Os mascotes e as marcas no design - Parte 1

Os mascotes e as marcas no design - Parte 1

Uma das saídas que empresas buscam no momento de criar sua identidade visual é a utilização de um mascote, mas…
Como encontrar novos clientes?

Como encontrar novos clientes?

Um dos principais problemas quando se trabalha como freelancer é a instabilidade, em um mês você pode estar trabalhando como…
Fechar Menu