Portfólio no Behance – Criando uma biografia profissional

Uma das melhores ferramentas online e gratuitas que existe em benefício dos profissionais criativos é o Behance. Nele você pode apresentar de forma fácil os seus projetos de design e de outras áreas também, como arquitetura e fotografia por exemplo.

Eu particularmente gosto muito do Behance e o considero uma das melhores plataformas online voltadas para a criação de portfólio digital.

No Behance você pode interagir com outros profissionais criativos e ainda mantém seus trabalhos na internet podendo ser mais facilmente encontrado por seus clientes em potencial.

A biografia no Behance

Algo em que você deve ter bastante atenção quando estiver criando seu portfólio no Behance é justamente a sua biografia. É lá que o seu cliente vai saber um pouco mais sobre você,  seu trabalho, sua experiência e principalmente como ele faz para entrar em contato com você.

Por isso, tão importante quanto seus trabalhos publicados, é a maneira como você organiza esse espaço que embora seja pequeno e simples é fundamental para sua apresentação como profissional.

Sendo assim, hoje vou te dar algumas dicas práticas que vão te ajudar a criar uma biografia profissional para o seu portfólio no Behance e assim ajudar os seus clientes a conhecerem um pouco mais sobre você.

Vamos começar falando sobre a foto do seu perfil, tenha atenção com a foto que escolher, ela deve dizer algo sobre você, caso você seja extrovertido por exemplo, utilize uma foto que represente isso de alguma forma.

Ao lado de sua foto você irá colocar suas informações primordiais, que no caso são sua ocupação, sua empresa (caso você possua uma), sua localização e o endereço de seu site (caso você possua um), se você ainda não tiver um site recomendo não perder esse espaço pois essa é uma área de destaque no seu perfil, sendo assim aproveite ela para adicionar a sua principal rede social.

Recentemente decidi atualizar o meu portfólio no Behance então fiz algumas modificações na minha biografia, veja como ela ficou, ela pode ser uma referência inicial de como você pode fazer com a sua.

 

Abaixo dessas primeiras informações, seu perfil exibirá as estatísticas do seu portfólio que são a quantidade de visualizações, o número de avaliações, a quantidade de perfis que seguem você e quantos perfis você segue. Esse campo não pode ser editado, sendo assim vamos para o próximo.

No próximo campo você pode adicionar o link para sua equipe, caso você possua uma, se não possuir não se preocupe, essa não é uma informação primordial.

Na próxima seção você deve indicar as suas redes sociais, aqui a dica é adicionar apenas aquelas redes sociais em que você é ativo e aquelas que são relevantes para seu portfólio, não recomendo que você adicione seus perfis se eles não acrescentam muito ao seu trabalho e a sua comunicação com clientes e outros criativos.

Na seção seguinte você pode adicionar um resumo de sua biografia, seja breve e objetivo porém lembrando de destacar informações importantes como sua formação, sua especialidade, um resumo de sua experiência de trabalho, suas habilidades, seu status (se você está procurando trabalho e de que tipo), enfim, informações que ajudem a traçar uma imagem mais detalhada sobre você.

Depois de fazer isso utilize a seção seguinte para informar quais foram as suas experiências de trabalho, não é bom que você coloque tudo em que já trabalhou na vida, adicione somente experiências que sejam pertinentes a sua área de atuação ou ao tipo de trabalho que esteja procurando.

Sempre organize sua experiência de acordo com o tempo, colocando no topo sempre a mais recente e as mais antigas logo abaixo respectivamente. Preencha o máximo de informações sobre as suas experiências de trabalho pois elas serão automaticamente adicionadas ao seu currículo completo fornecido pelo Behance.

Na sequência você pode agora adicionar as suas referências na web, ou seja, os sites em que você foi citado ou que seu trabalho foi exibido, em meu perfil optei por fazer um link com os blogs em que já publiquei meus artigos.

O Behance permite que você adicione seções personalizadas, aproveite esse recurso e adicione campos que ajudem a descrever melhor o seu trabalho e as suas características profissionais, nesses campos você pode informar premiações que ganhou (relacionadas ao seu trabalho obviamente), informe caso você tenha um blog e como teve a ideia de criá-lo, fale um pouco sobre outras ocupações que você possui e que podem ser relevantes para seu trabalho, etc.

Lembre-se sempre de que sua biografia deve falar do seu trabalho e apresentá-lo de uma forma simples, clara e objetiva. Seguindo essas dicas simples tenho certeza que seu portfólio no Behance se tornará mais atrativo e profissional e ajudará seus clientes ou um futuro empregador a ter o desejo de conhecer um pouco mais sobre você e seu trabalho.

Você utiliza o Behance? Como está organizada a sua biografia? Aproveita e compartilha com a gente aí no campo de comentários.

Aproveito e te convido a me seguir no Behance, em breve estarei preparando alguns artigos ensinando sobre a publicação de projetos e você vai poder ver diretamente no meu perfil como eles ficarão.

Mais uma vez eu me despeço e espero ver você por aqui novamente no próximo post.

Até lá.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como projetar um portfólio incrível

Como projetar um portfólio incrível

Para um designer gráfico, a importância de um portfólio não pode ser exagerada. Na verdade, seu portfólio provavelmente será o fator…
Construindo uma estratégia para o seu portfólio de design

Construindo uma estratégia para o seu portfólio de design

Seu portfólio de design gráfico é o ativo de marketing mais importante que você terá em sua carreira como designer. Com…
5 dicas rápidas para você aplicar em seu portfólio digital hoje mesmo

5 dicas rápidas para você aplicar em seu portfólio digital hoje mesmo

Um bom portfólio digital de design deve ser construído de forma estratégica para atrair a atenção do seu futuro cliente,…
Não tenho projetos prontos! Como monto um portfólio?

Não tenho projetos prontos! Como monto um portfólio?

Logo que você decide iniciar sua carreira como designer gráfico, ilustrador, arte finalista ou qualquer outra área criativa, uma das…
Fechar Menu