Os segredos de ouro do Lettering – Review

A algumas semanas atrás eu recebi simplesmente o melhor livro sobre lettering que já vi em português. Sim, um livro inteiramente dedicado ao ensino do desenho de letras personalizadas.

Quando comecei a estudar lettering e caligrafia a primeira coisa que fiz foi procurar um livro que pudesse me ensinar tanto a teoria quanto a prática do desenho de letras no design gráfico, e foi aí que descobri que até então não tínhamos disponível um livro em português que ensinasse sobre o assunto, pelo menos eu não encontrei, e olha que procurei bastante.

Tive então que procurar materiais gringos e aguardar para que chegasse ao Brasil algum livro traduzido sobre lettering. Agora estou muito feliz por saber que essa espera finalmente chegou ao fim e já temos uma opção de livro em português que aborda o desenho de letras personalizadas, ou seja, o lettering.

E não é um livro qualquer, mas sim um livro escrito por uma das maiores especialistas em lettering atualmente no mercado e com um conteúdo completo. Estou falando do livro “Os segredos de ouro do lettering” escrito por Martina Flor.

Estamos rodeados por letras: nós as vemos no ônibus, na embalagem do açúcar que colocamos no café, na fachada da padaria da esquina, no teclado do nosso computador, em nossa escova de dentes. Todos os tipos de coisas são grafados com letras que resultam do planejamento e do design mais ou menos cuidadoso de alguém. Martina Flor – Os Segredos de Ouro do Lettering

Martina Flor é designer e ilustradora, concluiu seu mestrado em design de tipos na Academia Real de Artes de Haia e depois fundou seu próprio estúdio em Berlim. Além de passar boa parte do tempo desenhando letras ela também leciona em várias universidades e viaja mundo afora ministrando oficinas ou se apresentando em congressos de design.

O livro “Os segredos de ouro do lettering” é uma publicação da Editora GG Brasil e é completamente voltado para o ensino do lettering, abordando fundamentos teóricos e práticos, sendo mais uma ótima fonte de aprendizado para os estudantes dessa técnica incrível.

O livro está dividido em 10 capítulos muito bem ilustrados, como todo bom livro de design deve ser. Entre alguns dos temas abordados estão alguns dos mais importantes de serem estudados pelos designers gráficos que desejam se especializar em lettering, como por exemplo os materiais mais utilizados, a anatomia das letras, composição e muito mais.

Índice

Prefácio
Introdução

Capítulo 1 – Narrativa visual

  • Definição de lettering e as diferenças entre lettering, caligrafia e design de tipos

O olhar tipográfico

  • A importância da observação

Princípios básicos

  • O DNA das letras

Ferramentas e suas aplicações

  • Canetas, pincéis e outras ferramentas

O playground dos designers de letras

  • Um panorama dos estilos de lettering

Composição e ornamentação

  • Estrutura, hierarquia e floreios

Esboçar letras

  • Dos primeiros rascunhos ao desenho refinado (e algumas dicas e truques úteis)

Do analógico ao digital

  • Vetorizar seu lettering

O toque final

  • Acrescentar cor e textura

Trabalhos em andamento

  • Tornar-se um letrista profissional

Agradecimentos e referências

Gostei bastante da maneira como os assuntos são ensinados pois me senti como em uma aula olhando para uma lousa e vendo a Martina Flor explicando tudo de forma clara e objetiva fazendo comentários e anotações ao redor dos desenhos das letras.

Além do conteúdo teórico e prático sobre lettering ainda temos algumas orientações sobre carreira e o trabalho no mercado para quem pretende trabalhar com o desenho de letras personalizadas.

O poder da observação é uma ferramenta que nos permite analisar formas e avaliar o design feito por outros – algo que pode ser incrivelmente útil para nosso próprio processo de design. Martina Flor – Os Segredos de Ouro do Lettering

O livro também foi muito bem organizado para que o estudante consiga aprender de forma sistemática e gradual, começando pelos fundamentos básicos, os materiais, e indo aos poucos aumentando a carga até que o aluno já comece a se sentir confiante para esboçar seus primeiros trabalhos.

No site da Editora GG Brasil você pode saber mais detalhes sobre o conteúdo do livro bem como sua disponibilidade, vale lembrar que até a data de publicação de artigo ele está em pré-venda, mesmo assim vale a pena você já garantir o seu exemplar.

No site você também pode ter acesso ao primeiro capítulo em PDF e dar uma lida em como está organizado o conteúdo, dá uma olhada lá que tenho certeza que vale a pena e que você vai gostar.

Como eu disse esse é mais um incrível recurso para aqueles que desejam aprender mais sobre o universo do lettering. Hoje em dia já é possível contar não apenas com livros mas também com workshops e os cursos online também. O ideal é sempre estar se mantendo atualizado através de diferentes fontes.

E se você quer aprender muito mais sobre lettering e gosta também de aprender através de vídeo aulas, eu recomendo que dê uma olhada em meu curso online de Lettering Completo na Suíte Criativa. Lá eu ensino tudo o que você precisa saber para começar a desenhar letras tridimensionais e com finalização digital avançada. Dá uma conferida na página do curso que tenho certeza que você vai gostar.

Hoje vou ficando por aqui e espero que você tenha gostado de mais essa dica.

Grande abraço e até o próximo post.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Para quem está começando a estudar caligrafia uma das primeiras dúvidas que surgem é “que materiais eu devo utilizar para…
Breve história da fotografia - Review

Breve história da fotografia - Review

Assim como qualquer outro campo profissional, é importante que você conheça um pouco da história da área em que você…
5 Dicas para aprender lettering e caligrafia por conta própria

5 Dicas para aprender lettering e caligrafia por conta própria

Quando comecei a aprender lettering a alguns anos atrás eu esbarrei em uma dificuldade, que era a falta de opções…
Fechar Menu