Os mascotes e as marcas – Parte 3

Continuando a sequência de artigos sobre mascotes listei aqui alguns ótimos exemplos de mascotes que já foram criados e que exemplificam muito bem as características que eu indiquei no artigo anterior.

Veja aqui os outros dois artigos dessa série:

Mário (Nintendo)

Um dos personagens mais conhecidos no mundo todo, Mário é o mascote oficial da marca de jogos de vídeo game NINTENDO, altamente carismático devido sua forma e rosto amigável, ele vive altas aventuras em seus jogos sempre buscando resgatar a princesa Peach das mãos de Bowser.

Mário foi criado pelo designer de jogos Shigeru Miyamoto e inicialmente se chamava Jumpman e era um carpinteiro, Recebeu o nome Mário depois de alguém da NINTENDO notarem que ele era muito semelhante a Mário Segali, o italiano que era senhorio do escritório da NINTENDO em Nova York.

Mário passou a ser representado como encanador depois de suas aventuras dentro de tubos em Mario Bros.

Sonic (Sega)

Outro mascote que também é muito carismático e vem do mundo dos games é Sonic o ouriço, criado pela SEGA justamente para rivalizar com Mário da concorrente NINTENDO.

Sonic é um jovem ouriço azul reconhecido principalmente por sua alta velocidade, ele tem por objetivo proteger os outros animais do vilão Dr. Eggman.

Sonic foi desenhado por Naoto Ohshima substituindo o, até então, mascote da SEGA Alex Kidd que não era tão carismático como o super Mário.

Assim como Mário, Sonic também se tornou ícone dos games devido seu conceito de jovem corajoso e aventureiro.

O jogo em que Sonic foi lançado foi muito bem recebido devido suas cores, música e velocidade.

Vermelho e Amarelo (MeM`s)

Quem não conhece esses carismáticos personagens? Eles com certeza fizeram parte da infância de muitos de nós e ainda estão presentes na vida das novas gerações.

Os mascotes da marca de chocolates MeM`s foram criados em 1954, conhecidos unicamente como “vermelho” e “amarelo” e posteriormente foram acrescentados mais três personagens.

Os personagens fizeram com que em 1996 a campanha de propaganda da MeM`s disparasse para o primeiro lugar entre mais de 60 campanhas avaliadas pelo jornal USA Today, tornaram-se um sucesso tão grande que chegaram a superar grandes personagens como Mickey e Bart Simpson (Fonte: Marketing Evaluation, Inc.).

Isso apenas reforça ainda mais o grande poder de divulgação de uma marca através de um mascote.

Gr-r-reat Tony (Kellogg`s)

Outro ícone poderoso do mundo das marcas, Tony the tiger foi eleito em um concurso para escolher o novo mascote e garoto propaganda da marca de cereal Kellogg`s.

O personagem é um tigre musculoso e que andava sobre duas pernas que tinha por objetivo incentivar as crianças a consumirem os produtos da Kellogg`s.

Sempre sendo representado como um atleta e aventureiro Toni passou a estampas as embalagens dos cereais a partir de 1952 com o lançamento de um novo produto o  Kellogg’s Sugar Frosted Flakes of Corn conhecido no Brasil como sucrilhos.

A marca Kellogg`s aliás não tem apenas Tony figurando como mascote de sua marca, ela também tem uma série de outros produtos que também possuem um mascote.

Chester Cheetah (Cheetos)

Um dos mais conhecidos mascotes de marca no segmento alimentício, Chester Cheetah é um guepardo antropomorfo que foi criado em 1986.

Sempre aparece de forma bem radical, com óculos escuros e fazendo alguma loucura para comer um Cheetos. Esse personagem reúne algumas das mais contagiantes características de um verdadeiro mascote, tem um estilo de vida radical, está sempre feliz, tem cores fortes e brilhantes e uma fácil representação.

Embora tenha sido criado em 1986, Chester Cheetah só ficou conhecido aqui no Brasil depois que foram lançado dois jogos de vídeo game baseados no personagem.

Esses são apenas alguns dos muitos exemplos de mascotes de marcas que podemos citar como alguns dos mais marcantes. O conteúdo de cada um dos mascotes foi baseado nas referências encontradas no blog Mundo Das Marcas

E você sentiu falta de algum mascote que marcou a sua vida? Coloca aí nos comentários.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Review - Desenhar a figura humana

Review - Desenhar a figura humana

Confira nesse review uma excelente dica de livro de desenho que vai ajudar você a aprimorar sua habilidade no desenho…
O que é Escala de Valores?

O que é Escala de Valores?

Aprenda nesse artigo uma maneira fácil e eficiente de determinar e quantificar os valores de uma marca.
Quando mudar a identidade visual?

Quando mudar a identidade visual?

As empresas e profissionais que possuem uma identidade visual, cedo ou tarde vão se deparar com essa questão que a…
Será que todo designer precisa de uma marca gráfica?

Será que todo designer precisa de uma marca gráfica?

Nesse artigo gostaria de falar sobre um post que li certa vez e que me deparei com essa questão. Depois…
Fechar Menu
503 Service Unavailable

Service Unavailable

The server is temporarily unable to service your request due to maintenance downtime or capacity problems. Please try again later.

Additionally, a 503 Service Unavailable error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.