Organização e produtividade

Acredito que um dos maiores desafios de quem trabalha como designer freelancer é manter seu local de trabalho organizado. Algumas pessoas costumam dizer que ser desorganizado é uma característica comum das pessoas criativas.

Eu não possuo um dado estatístico ou uma pesquisa de confiança que comprove esse raciocínio, é possível que ele seja verdadeiro já que de fato muitas pessoas que conheci que trabalham em áreas criativas costumam ter seus espaços de trabalho um pouco bagunçados.

A verdade é que a organização de nosso ambiente de trabalho tende a influenciar nossa produtividade já que nosso organismo não consegue trabalhar e criar de forma adequada em um ambiente que não estimule esse trabalho.

Eu confesso que manter meu local de trabalho limpo e organizado é algo que exige de mim um esforço consciente, acredito sinceramente que somos mais produtivos quando nosso ambiente de trabalho está bem organizado, limpo e arejado, essas são características de ambientes que nos deixam mais a vontade, calmos e concentrados.

Por isso nesse artigo quero compartilhar com você algumas dicas que me ajudam e que vão te ajudar a manter seu ambiente de trabalho limpo e consequentemente manter a sua produtividade sempre em alta.

1 – Estabeleça um horário para limpeza

Uma das maneiras de manter a limpeza e organização do seu local de trabalho é estabelecendo um horário em que você pare o que estiver fazendo para dar uma organizada rápida no local e fazer uma pequena limpeza.

Para fazer isso você não precisará de muito tempo, como um designer freelancer geralmente trabalha apenas em uma mesa pequena com um computador, você não precisará de pouco mais de 10 minutos para organizar seu espaço.

O segredo aqui é fazer essa limpeza diariamente, assim você não terá muito trabalho já que terá que se preocupar apenas com a bagunça de um dia de trabalho e não a bagunça da semana inteira.

Você pode resevar 10 minutos ao final do dia para fazer isso. Coloque de volta no lugar livros, canetas e equipamentos que você utilizou no trabalho. Passe um pano úmido sobre a mesa e dê uma varrida no chão, isso é mais que o suficiente para deixar seu home office com um aspecto mais agradável.

2 – Mantenha um lembrete por perto

Muitas vezes acabamos deixando o local de trabalho desorganizado simplesmente por não ter o hábito de fazer pequenas limpezas, como isso ainda não é um hábito acabamos por esquecer de colocar os objetos no lugar logo após o uso.

Algo que pode ajudar é colocar em uma parede um cartaz simples com alguma frase do tipo “Mantenha esse lugar limpo e organizado“. Você também pode usar um “post it” preso na tela do seu computador, o resultado é o mesmo.

Lembre-se de manter esse lembrete em um lugar visível. Eu garanto que sua atenção quanto a organização do seu local de trabalho vai aumentar consideravelmente já que você terá algo lhe lembrando constantemente que você deve limpar seu escritório mantê-lo organizado.

3 – Deixe apenas o essencial por perto

Se você, assim como eu, costuma trabalhar com diferentes materiais e objetos, é bem provável que vez ou outra eles acabem se acumulando por cima de sua mesa e comecem a gerar aquela pequena bagunça.

Esses objetos podem ser os mais variados e vão depender da área do design em que você atua. Entre os objetos mais comuns que podem se acumular sobre sua mesa estão os materiais de desenho, sketchbooks, livros, calendários, etc.

Evite deixar em sua estação de trabalho objetos e equipamentos que não estão diretamente ligados ao seu trabalho ou que você utiliza com pouca frequência, deixe sobre sua mesa apenas aquilo que é essencial ao seu trabalho, para todo o resto você pode utilizar caixas e pastas que podem ser guardados em prateleiras ou outro local semelhante.

4 – Mantenha o local bem iluminado

Uma boa iluminação faz toda a diferença no ambiente de trabalho, sendo assim mantenha seu espaço bem iluminado, especialmente utilizando a luz natural, ela deixa seu local com um aspecto mais agradável, você pode até pensar que não, mas um local escuro ou mal iluminado não estimula a criatividade e influencia de forma negativa o seu ânimo para o trabalho.

Além da iluminação natural é importante também ter atenção com a iluminação artificial. Dê preferência para as luzes brancas e se você trabalha com ilustração é fundamental que tenha em sua mesa também uma luminária para ficar sobre sua prancheta e assim você poder desenhar com mais conforto.

Conclusão

Um ambiente de trabalho limpo e bem organizado aumenta grandemente nossa produtividade e nos ajuda a permanecer focado no trabalho e na busca de ideias criativas. O contrário também acontece, um escritório bagunçado pode ser a causa de você estar pouco inspirado na hora de projetar.

Se você está começando agora a trabalhar com design, seja como um pequeno empreendedor ou como designer freelancer nas horas vagas, comece desde já a ter disciplina com a limpeza e organização em seu local de trabalho. Você pode pensar que não mas isso contribui com sua criatividade e ajuda você a ser um profissional melhor.

E é com esse objetivo que estamos aqui, ajudar você a se desenvolver e aprimorar sua carreira, é por isso que trazemos além dos artigos e tutorias gratuitos do Clube do Design, outros recursos como a Suíte Criativa e o Clube do Design Pro, dá uma olhada nessas plataformas pois elas podem te ajudar a alavancar a sua carreira.

E como é o seu ambiente de trabalho? Você costuma deixar tudo limpo e organizado ou acaba sendo vencido pela bagunça? Compartilha com a gente aí nos comentários.

Então é isso aí eu espero que você tenha curtido esse artigo e que ele tenha te ajudado.

Vou ficar por aqui e te vejo em breve, até lá.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como encontrar novos clientes?

Como encontrar novos clientes?

Um dos principais problemas quando se trabalha como freelancer é a instabilidade, em um mês você pode estar trabalhando como…
Diversificando sua fonte de renda como freelancer

Diversificando sua fonte de renda como freelancer

Se você já tentou trabalhar como designer freelancer sabe que esse é um dos maiores desafios que pode encontrar em…
Como dar desconto por volume de itens?

Como dar desconto por volume de itens?

Uma das situações bem comuns de acontecerem quando trabalhamos como freelancers é o cliente nos pedir desconto quando ele solicita…
5 Coisas que atrapalham seu sucesso como freelancer

5 Coisas que atrapalham seu sucesso como freelancer

Trabalhar como freelancer é um grande desafio, uma série de pontos importantes devem ser bem trabalhados para que o designer…
Fechar Menu