Quando você começa a aprender sobre design, tende a se deparar com um mundo de novos termos que antes eram desconhecidos. Um deles é o mockup (ou mock-up), que está presente no dia-a-dia de diversos profissionais criativos e de outras áreas. Neste artigo vamos aprender o que é um mockup e como ele pode ser usado no segmento criativo.

Um mockup é um modelo ou uma representação em escala ou de tamanho real de um projeto ou de um dispositivo. É utilizado para apresentar uma ideia de forma elaborada com design muito próximo ao final do produto.

Ele é utilizado para demonstrar o resultado final de um projeto antes mesmo dele estar pronto, simulando tamanho, forma, perspectiva, textura, cor, e outros atributos. Assim o cliente pode avaliar o projeto de forma mais fácil, já que o mockup nos aproxima do resultado final, facilitando a tomada de decisão e até mesmo a aprovação da ideia.

Sua utilização vem se tornando muito ampla, desde congressos e feiras demonstrativas, até shows e exposições. O objetivo geral do mockup é fornecer uma apresentação mais específica e contundente ao cliente e consumidor. A simulação se torna palpável e as pessoas são estimuladas a revisarem a parte visual dos projetos.

Como o nosso objetivo é o design gráfico, vamos falar especialmente dos mockups feitos para projetos visuais e de comunicação, que são desenvolvidos para demonstrar ao cliente como o projeto vai ficar depois de pronto.

Mockups no design gráfico

Imagine que você precisa desenvolver um cartão de visitas para um cliente e gostaria de mostrar a ele como o cartão vai ficar depois que for impresso. Você não precisa imprimir o cartão para fazer esta demonstração, pode usar um mockup para representar visualmente no computador e facilitar o seu trabalho e a aprovação pelo cliente.

Desta forma, você pode mostrar ao seu cliente não uma imagem estática e sem graça do cartão de visitas, mas uma imagem que simula uma fotografia do cartão, como se ele já fosse o produto impresso real.

Cartão sem mockup
Cartão com mockup

Existem mockups para os mais diversos tipos de projeto gráfico com informações ricas e qualidade de imagem incríveis. Mockups de revistas, panfletos, flyers, cartões, convites, embalagens, crachás e tudo o mais que você possa imaginar.

Como os mockups são feitos?

Os mockups mais comuns usados por designers gráficos hoje são os criados no Photoshop. Isso acontece graças aos recursos disponíveis no aplicativo para a criação de cenas foto-realísticas e os recursos de objetos inteligentes, que permitem adicionar perspectiva e deformar imagens para moldá-las como necessário.

Usando objetos inteligentes no Photoshop o designer pode transformar a imagem, adicionando efeitos de perspectiva, distorção, iluminação entre outros. Depois disso, o conteúdo do objeto pode ser atualizado, permitindo inserir diferentes projetos gráficos sem perder os efeitos adicionados, tornando o mockup um arquivo versátil que pode ser usado constantemente com facilidade de edição.

Veja alguns exemplos de mockups simples desenvolvidos no Photoshop:

Diferentes mockups exigem diferentes técnicas de edição e recursos de aplicativo. Profissionais dedicados em criar este tipo de arquivo geralmente usam fotografias reais como base para seus mockups, o que exige equipamento de fotografia, iluminação, etc. Outros usam softwares 3D para criar o modelo “cru” do mockup, inserindo os demais detalhes no Photoshop ou no próprio aplicativo 3D.

Mockup criado a partir de fotografia de objeto real – Original Mockups

Mockup criado a partir de modelagem 3D – Original Mockups

Nestes vídeos eu mostrei como criar um mockup a partir de fotos:

Para que o objetivo seja atingido com a máxima eficácia, é necessário que os mockups sejam os mais fiéis possíveis, convencendo o público e se tornando mais do que uma simples representação. Quem deseja investir e conseguir uma ótima ação comunicativa deve descobrir os benefícios da utilização do Mockup.

Mais referências sobre mockups:

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Review - Desenhar a figura humana

Review - Desenhar a figura humana

Confira nesse review uma excelente dica de livro de desenho que vai ajudar você a aprimorar sua habilidade no desenho…
Cor #10 - Dimensões da cor

Cor #10 - Dimensões da cor

Aprenda o que é matiz, saturação e luminosidade e como elas são usadas para descrever a cor.
Cinco Lições de design por Steve Jobs

Cinco Lições de design por Steve Jobs

Veja nesse artigo cinco lições de design deixadas pelo grande Steve Jobs.
O que é Escala de Valores?

O que é Escala de Valores?

Aprenda nesse artigo uma maneira fácil e eficiente de determinar e quantificar os valores de uma marca.
Fechar Menu