Illustrator básico para vetorização #01

Quando lancei no ano passado o curso de Lettering completo na Suíte Criativa, deixamos bem claro que seria ensinado a técnica de vetorização com efeito realista e aplicação de texturas, porém que não seria ensinado as ferramentas básicas do Illustrator e Photoshop.

Isso significa que você deve ter um conhecimento básico desses softwares para poder acompanhar as técnicas de vetorização que seriam ensinadas nas aulas do curso. No entanto algumas pessoas não possuem conhecimento nesses softwares e acabam não se matriculando no curso com receio de não acompanhar o conteúdo.

Foi pensando nisso que decidi escrever alguns artigos ensinando apenas as ferramentas que você precisará dominar para acompanhar as aulas do curso na parte em que ensino sobre vetorização. Preste atenção, esses artigos irão apresentar conteúdo básico e direcionado apenas para a prática de digitalizar seus trabalhos manuais.

Ou seja, se você pretende aprender Illustrator de uma forma completa e poder realizar qualquer tipo de trabalho, então recomendo que você acompanhe outros materiais do Clube do Design e o Curso de Illustrator da Suíte Criativa, com ele você vai aprender a criar projetos completos com base no desenho de vetores.

Irei utilizar primordialmente o conteúdo que já foi desenvolvido no Clube do Design, tanto no blog quanto no canal, e vou listar esse material aqui, criando conteúdo apenas se ainda não tivermos publicado um vídeo ou texto sobre uma ferramenta que iremos precisar.

Outra coisa importante que preciso mencionar é que irei apresentar aqui as ferramentas de forma avulsa, ou seja, a técnica de vetorização e como essas ferramentas devem ser utilizadas juntas você só irá encontrar dentro das aulas de vetorização do curso de Lettering Completo.

Muito bem então agora vamos para a seleção dos primeiros tutoriais que irei recomendar que você estude para aprender a digitalizar seus trabalhos de lettering no nosso curso na Suíte Criativa:

1 – Se familiarizando com o Illustrator

Vou começar indicando aqui 4 vídeos que já foram publicados no canal do Clube do Design e que vão te ajudar a começar a se familiarizar com o Illustrator, aprender a criar um novo documento e a entender como funciona a área de trabalho do aplicativo.

Assistindo a esses vídeos você já entenderá como o Illustrator funciona e estará apto a começar a fazer qualquer uso de qualquer ferramenta apenas observando outros vídeos e tutoriais.

2 – A ferramenta Caneta

Agora que você já entende o funcionamento básico do Illustrator, só precisa agora aprender a utilizar cada ferramenta individualmente. E a primeira ferramenta que você precisa dominar é a “Pen Tool” ou simplesmente “Caneta”. É com essa ferramenta que você vai contornar o desenho do seu lettering.

Essa é a ferramenta primordial da vetorização, somente depois que você tiver o seu desenho completamente contornado pela caneta é que poderá fazer edições variadas como aplicação de cores e efeitos. Para isso vou te recomendar um dos vídeos que publiquei recentemente no canal do Clube do Design onde ensino a utilizar essa ferramenta já voltado para a vetorização. Inclusive esse vídeo é a integra de uma das aulas do meu curso de Lettering Completo, dá uma olhada.

3 – Criando contornos

Outra ferramenta que utilizo bastante nas minhas vetorizações e que é utilizada na digitalização demonstrada no curso de Lettering Completo é a ferramenta “Path” ou “Caminho”. Ela vai te ajudar a  criar contornos exatos em volta das suas linhas vetorizadas e assim criar composições mais atraentes. Dá uma olhada no tutorial.

Conclusão

Essas são as primeiras ferramentas que você precisa dominar para começar a fazer as suas vetorizações de lettering utilizando o Illustrator. Recomendo que você estude e pratique com calma cada um desses tutoriais, por isso vou encerrar por aqui, assim você terá bastante tempo para praticar até a minha próxima postagem com mais tutoriais gratuitos que vão te ajudar a ficar por dentro do que tá rolando no curso de Lettering Completo da Suíte Criativa.

Quero te ver lá no curso e te ajudar a descobrir uma nova profissão criativa.

Até a próxima.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu