Fundamentos para desenho de automóveis com um ponto de fuga.

Este tutorial consiste em um passo a passo simples sobre como esboçar um carro esporte visto em uma perspectiva lateral com apenas um ponto de fuga.

1° Passo

Neste processo, começaremos por desenhar uma caixa que servirá de esqueleto para o corpo do carro. Para isso, defina o ponto de fuga em sua folha puxando deste quatro linhas guias em perspectiva. Essas guias orientarão a profundidade e dimensão da caixa central.

2° Passo

Não é preciso que você desenhe nada nesta etapa. Agora é importante que você imagine o carro orientado pelas faces da caixa, ou seja, quais faces serão referentes a frente, topo, lateral, traseira e fundos do veículo.

3° Passo

Finalizada a caixa encaixe nela as rodas, isso lhe dará uma melhor compreensão do posicionamento e dimensão do resto do corpo. Tenha em mente que o centro das rodas deve estar alinhado ao no ponto de fuga (P/F).

4° Passo

Posicionadas as rodas, esboce o contorno externo do veículo (sem muitos detalhes).

5° Passo

Satisfeito, adicione os principais elementos ao corpo do objeto: começando pelos maiores, como o capo e janelas, indo para os menores, como as luzes dianteiras e traseiras além dos espelhos. Lembre-se que os primeiros passos são ideais para planejar e referenciar, portanto não perca tempo adentrando com detalhes minuciosos. Adiantar essas etapas pode provocar erros e alterações de composição futuros.

6° Passo

Definidos os principais elementos, desenhe os elementos “secundários”, ou seja, detalhes como bancos, volante, portas, maçaneta, para-brisa, para-choque, aerofólios etc.

7° Passo

Definidos os elementos anteriores, é hora de detalhar as rodas. Há quem prefira não detalha-las por último, portanto, sinta-se livre para descobrir o seu processo.

8° Passo

Definidos todos os elementos e linhas, iniciamos a etapa de acabamento, no que consiste sombreamento, reflexo, e pequenos detalhes que julgar necessário. Lembre-se sempre de soltar a mão e fazer tudo sem pressa e com carinho!

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Para quem está começando a estudar caligrafia uma das primeiras dúvidas que surgem é “que materiais eu devo utilizar para…
Affinity Photo #2 - Introdução as personas

Affinity Photo #2 - Introdução as personas

Pense nas Personas como formas diferentes de trabalho no Affinity Photo. Se você quiser trabalhar puramente com ferramentas de edição…
Fechar Menu