Fundamentos para desenho de automóveis com um ponto de fuga.

Este tutorial consiste em um passo a passo simples sobre como esboçar um carro esporte visto em uma perspectiva lateral com apenas um ponto de fuga.

1° Passo

Neste processo, começaremos por desenhar uma caixa que servirá de esqueleto para o corpo do carro. Para isso, defina o ponto de fuga em sua folha puxando deste quatro linhas guias em perspectiva. Essas guias orientarão a profundidade e dimensão da caixa central.

2° Passo

Não é preciso que você desenhe nada nesta etapa. Agora é importante que você imagine o carro orientado pelas faces da caixa, ou seja, quais faces serão referentes a frente, topo, lateral, traseira e fundos do veículo.

3° Passo

Finalizada a caixa encaixe nela as rodas, isso lhe dará uma melhor compreensão do posicionamento e dimensão do resto do corpo. Tenha em mente que o centro das rodas deve estar alinhado ao no ponto de fuga (P/F).

4° Passo

Posicionadas as rodas, esboce o contorno externo do veículo (sem muitos detalhes).

5° Passo

Satisfeito, adicione os principais elementos ao corpo do objeto: começando pelos maiores, como o capo e janelas, indo para os menores, como as luzes dianteiras e traseiras além dos espelhos. Lembre-se que os primeiros passos são ideais para planejar e referenciar, portanto não perca tempo adentrando com detalhes minuciosos. Adiantar essas etapas pode provocar erros e alterações de composição futuros.

6° Passo

Definidos os principais elementos, desenhe os elementos “secundários”, ou seja, detalhes como bancos, volante, portas, maçaneta, para-brisa, para-choque, aerofólios etc.

7° Passo

Definidos os elementos anteriores, é hora de detalhar as rodas. Há quem prefira não detalha-las por último, portanto, sinta-se livre para descobrir o seu processo.

8° Passo

Definidos todos os elementos e linhas, iniciamos a etapa de acabamento, no que consiste sombreamento, reflexo, e pequenos detalhes que julgar necessário. Lembre-se sempre de soltar a mão e fazer tudo sem pressa e com carinho!

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Resgatando cores com Affinity Photo

Resgatando cores com Affinity Photo

A persona revelar permite fazer a pós-produção de imagens de maneira eficiente resgatando detalhes para resultados incríveis.
Tudo sobre o app Creative Cloud

Tudo sobre o app Creative Cloud

Vamos explorar cada menu e opção do hub de gerenciamento de aplicativos da Adobe.
Como fazer um cartão personalizado

Como fazer um cartão personalizado

Aprenda nesse tutorial como criar um cartão personalizado de forma fácil.
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Fechar Menu