Dica de fotografia – Esqueça a regra dos terços

Quando falamos de fotografia geralmente acabamos esbarrando em um conjunto de regras básicas sobre composição e técnicas fotográficas. Essas regras, embora tenham sua importância, devem ser muito mais encaradas como sugestões do que como algo exato e inviolável.

Muitas vezes quando vemos uma fotografia que parece perfeita, com boa iluminação, nitidez excelente e com ótima exposição, geralmente essas imagens acabam não oferecendo a espontaneidade que o ato de fotografar deveria oferecer.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a quebra de algumas regras da fotografia, mais especificamente uma das mais famosas regras de composição que existe, a regra dos terços. Veja como você pode se beneficiar se deixar essa regra um pouco de lado.

A regra dos terços com certeza deve ser uma das mais conhecidas regras de composição utilizadas na fotografia, isso se não for a mais conhecida. Essa regra diz que uma imagem se torna mais agradável e atraente quando seu tema principal está posicionado sobre linhas horizontais e verticais imaginarias que dividem a imagem em terços.

De acordo com essa regra a sua imagem pode ser perfeitamente composta se você colocar os elementos de maior interesse de sua foto nos pontos de cruzamento dessas linhas. Em seu livro “Redescubra a fotografia“, publicado pela Editora GG, Demetrius Fordham dá algumas dicas de outras técnicas que podem substituir a regra dos terços e gerar fotos com composições interessantes. Vamos a elas:

Tema centralizado

Muitos fotógrafos tendem a evitar ao máximo registrar uma fotografia com o ponto de interesse centralizado, geralmente descartam essa possibilidade sem um mínimo de avaliação. No entanto essas composições centralizadas podem ser bastante eficientes em fotografias de retrato ou simétricas.

Continuidade e linhas-guia

Essa é uma das composições que acho mais interessante. Com ela ao invés de você tentar encaixar o ponto de interesse nos cruzamentos das linhas dos terços, tente se concentrar nas linhas naturais existentes em sua cena. Se concentre em tentar localizar curvas contínuas geradas por pessoas, objetos ou mesmo pela luz e sombra presentes no ambiente.

Simetria

A nossa mente está constantemente tentando encontrar equilíbrio e proporção nas imagens e objetos a nossa volta e estamos rodeados por formas simétricas. Quando estiver fotografando procure identificar e registrar a simetria em elementos da cena como a luz, objetos e padrões.

Relação figura-fundo

Quando falamos de relação figura-fundo estamos nos referindo a relação que existe entre o tema principal da fotografia, que no caso é a “figura”, e o plano de fundo. Você pode fazer isso usando a iluminação e o contraste para brincar com essa diferença entre a figura e o fundo, faça pequenos ajustes e eles podem acabar gerando uma imagem com significado mais interessante.

Conclusão

É claro que ainda existem muitas outras técnicas de composição que você pode utilizar em suas fotografias, aqui foram listadas apenas algumas bem básicas. A ideia aqui, embora possa parecer errado, é não levar a composição tão a sério. Experimente quebrar as regras de vez em quando, procure simplesmente sair por aí tirando o maior número de fotos que puder e com o tempo e a prática você conseguirá desenvolver um olhar mais apurado no sentido estético.

Você costuma utilizar a regra dos terços em suas fotos? Ou você não costuma se prender a essa regra de composição? Me deixe saber aí no campo de comentários.

Mais uma vez vou encerrando por aqui e espero que esse artigo te ajude a melhorar a sua criatividade na hora de planejar a composição de suas fotos.

Grande abraço e até a próxima.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas para criar um site de fotos profissionais

10 dicas para criar um site de fotos profissionais

Reunimos uma lista de 10 dicas para montar um site de fotos profissionais.
6 dicas de fotografia para fazer poças d'água parecerem épicas

6 dicas de fotografia para fazer poças d'água parecerem épicas

A primavera está a todo vapor, o que significa que é hora de tirar a poeira da câmera e voltar…
Breve história da fotografia - Review

Breve história da fotografia - Review

Assim como qualquer outro campo profissional, é importante que você conheça um pouco da história da área em que você…
5  dicas para fotografar na rua

5 dicas para fotografar na rua

A fotografia de rua é um gênero que vai muito além de simplesmente sair por aí andando com uma câmera…
Fechar Menu