Crie fotos com efeito “mágico” no Photoshop!

Neste tutorial, você aprenderá como criar uma cena escura e mágica usando uma variedade de técnicas de manipulação de fotos no Adobe Photoshop.

Primeiro, vamos construir a cena base usando três imagens de estoque. Depois disso, vamos importar o baú e misturá-lo com o solo existente. Mais tarde, usaremos várias camadas de ajuste para mudar a luz e a cor de toda a cena. Vamos adicionar o corvo, pintar a luz e criar raios de luz e pontos mágicos para completar o resultado final.

Imagens do Tutorial

As seguintes imagens foram utilizadas durante a produção deste tutorial:

Panorama
Montanha 1
Montanha 2
Baú
Corvo
Fumaça

1. Como construir a paisagem base

Passo 1

Crie um novo documento 2200 x 1500 px no Photoshop com as configurações fornecidas:

Passo 2

Abra a imagem da paisagem. Arraste esta imagem para a tela branca usando a ferramenta Mover (V). Use a ferramenta de transformação livre (Ctrl+T) para girar um pouco.

Passo 3

Precisamos reduzir a luz no fundo e partículas no céu. Para fazê-lo, vá para Camada> Nova Camada > Cor Sólida e escolha uma cor semelhante ao céu. Lembre-se de definir esta camada sob a imagem de paisagem. Desligue a imagem da paisagem para mostrar o resultado.

Passo 4

Ative a imagem da paisagem e clique no segundo ícone na parte inferior do painel Camadas para adicionar uma máscara a esta camada. Ative a ferramenta de pincel (B) e escolha um macio com cor preta (pincel preto macio) com a opacidade reduzida (cerca de70-80%) para pintar sobre o céu e a parte superior do sol.

Passo 5

Crie uma nova camada e selecione a Ferramenta carimbo (S). Use esta ferramenta para remover o sinal e a linha na borda direita.

Passo 6

Abra a imagem da montanha 1 e coloque-a sobre a tela e gire-a para ajustar o ângulo de fundo existente. Depois disso, adicione uma máscara a esta camada e use uma escova preta suave para apagar a terra e a montanha direita, faça a esquerda desaparecer no céu existente.

Passo 7

Use o mesmo método para fazer a montanha neblina direita com a imagem da montanha 2. Volte-o horizontalmente (Editar> Transformar> Girar horizontalmente) antes de aplicar a máscara.

2. Colocando o baú

Passo 1

Abra a imagem do baú. Como ele tem um fundo transparente, você precisa usar a Ferramenta Mover (V) para arrastá-lo para o nosso documento de trabalho. Coloque-o perto do primeiro plano e use o Ctrl+T para transformá-lo um pouco como mostrado abaixo:

Adicione uma máscara a esta camada e use um pincel preto macio e suave para pintar sobre a parte inferior, para que esta parte pareça estar enterrada no chão.

Passo 2

Pretendemos adicionar uma luz que vem diretamente do interior do baú, de modo que crie uma sombra dispersa ao redor do fundo da caixa. Faça uma nova camada abaixo do peitoril e use a Ferramenta de Laço Poligonal (L)para fazer um retângulo inclinado no chão e preenchê-lo com a cor #010101.

Baixe a opacidade desta camada para 30% e vá para Filtro> Desfoque > Desfoque Gaussiano e configure o Raio para 10 px.

A sombra precisa ser um pouco mais suave, então use uma máscara de camada para reduzir a opacidade em torno de suas bordas.

Passo 3

Para criar uma sombra para a parte superior do baú, crie uma nova camada e use a Ferramenta de laço para selecioná-la e preenchê-la com a cor #010101.

Abaixe a opacidade desta camada de sombra para 30% e use o Ctrl+T para transformar a sombra, tornando-a mais estreita e mais fina, para se ajustar à perspectiva do solo.

Passo 4

Aplique um Desfoque Gaussiano de 10 px a esta camada de sombra e reduza a visibilidade do topo usando uma máscara de camada.

Passo 5

Crie uma camada de ajuste de matiz / saturação acima da caixa e defina-a como máscara de corte. Reduza o valor Saturação para -72:

Passo 6

Adicione uma camada de ajuste Curvas e diminua a leveza. Na máscara de camada, use uma máscara de camada para remover o efeito escuro nos lados do baú, bem como os detalhes curvos no topo.

Passo 7

Continue a escurecer o baú com outra camada de ajuste de Curvas. As áreas selecionadas mostram onde pintar na máscara de camada.

Passo 8

Faça uma nova camada, altere o modo para Sobreposição 100% e preencha com 50% de cinza.

Ative a Ferramenta de Subexposição (O) com Tons Médios, Exposição cerca de 15-40% para refinar a luz e a sombra do baú. Você pode ver como eu fiz com o modo Normal e o resultado com o modo de Sobreposição.

3. Como fazer os ajustes básicos

Passo 1

Crie uma camada de ajuste do Mapa de Gradiente em cima das camadas e escolha as cores #0d0501 e #0a437b.

Passo 2

Faça uma camada de ajuste Curvas e aumente a leveza. Sobre esta máscara de camada, use um pincel preto suave para apagar as bordas e lados da cena e tornar a luz sutilmente visível no meio.

Passo 3

Crie outra camada de ajuste do Mapa de Gradiente e escolha as cores#750909e #00601b. Baixe a opacidade desta camada para 20% e pinte em torno da área do baú para que ela não seja afetada por esta camada de ajuste.

Passo 4

Adicione uma camada de ajuste Pesquisa de Cores e escolha Bleach Bypass.look, nos Aquivos 3DLUT. Baixe a opacidade desta camada para 70%.

4.Como adicionar o corvo

Passo 1

Corte o corvo e adicione-o à posição mais alta do lado direito do baú. Coloque esta camada abaixo das camadas de ajuste básicas.

Passo 2

Faça uma camada de ajuste de Curvas para iluminar o corvo. Na máscara de camada, pinte nas áreas de sombra para que elas não sejam afetadas por esta camada de ajuste.

Passo 3

Crie uma nova camada e use um pequeno pincel médio e macio com a cor#1a1a19 para remover os detalhes brilhantes indesejados nas asas do corvo.

Passo 4

Faça uma nova camada, altere o modo para Sobreposição 100% e preencha com 50% de cinza. Use a ferramenta Subexposição para pintar destaques nas asas do corvo e para fortalecer os detalhes da sombra.

5. Como pintar a luz

Passo 1

Nesta etapa, vamos adicionar luz ao baú. Crie uma nova camada e use uma escova macia com a cor #152c3c para pintar dentro do baú. Altere esse modo de camada para Subexposição linear 100%.

Passo 2

Em uma nova camada, mude a cor do pincel para #85aacb para pintar dentro do baú e altere o modo da camada para sobreposição 100%.

Passo 3

Faça uma nova camada com o modo Sobrepor e continue pintando dentro desta caixa usando uma cor mais clara (#b4d4f1).

Passo 4

Use outra cor (#c6d7e6) para pintar dentro da caixa novamente, mas altere seu modo para Luz suave 100%.

Passo 5

Adicione uma nova camada e pinte mais destaque para o contorno do corvo e seu olho. Altere este modo de camada para sobreposição 100%.

6. Como fazer os raios de luz e os pontos mágicos

Passo 1

Abra a imagem de fumaça e adicione à tela principal. Altere esse modo de camada para subexposição linear 100%.


Vá para Filtro> Desfoque > Desfoque de movimento e preencha as seguintes configurações:

Passo 2

Use o Ctrl+T para mudar a perspectiva da luz, fazendo com que pareça como vindo do interior do baú:

Passo 3

Duplique esta camada por várias vezes e mova-as para o meio e para o outro lado da caixa. Use uma máscara de camada, se necessário, para remover os detalhes da luz indesejada fora da caixa.

Passo 4

Selecione todas as camadas de raios de luz e agrupá-las em uma nova pasta usando o Ctrl+G. Altere o modo deste grupo para subexposição linear 100% e crie uma camada de ajuste Matriz / Saturação para saturar a luz azul um pouco.

Passo 5

Use uma camada de ajuste de Níveis para aumentar o destaque do efeito.

Passo 6

Faça uma nova camada e altere o primeiro plano para #b6d4df. Pressione F5 para alterar as configurações deste pincel:

Use este pincel para pintar pequenos pontos que voam de dentro do baú, seguindo a direção dos raios de luz.

Passo 7

Dê Ctrl+G para criar um grupo desta camada e mudar o modo do grupo para subexposição de cores 100%. Agora o efeito parece muito melhor!

Acabamos!

Espero que tenha gostado do tutorial e tenha aprendido algo novo para seus próprios projetos! 😀

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu