Construindo uma estratégia para o seu portfólio de design

Seu portfólio de design gráfico é o ativo de marketing mais importante que você terá em sua carreira como designer. Com isso em mente, você precisa posicionar seu portfólio para se alinhar aos seus objetivos. Isso envolve mais do que apenas preenchê-lo com peças suficientes ou seu melhor trabalho. Um portfólio de design gráfico tem que comercializá-lo efetivamente com base em quem você está apresentando e quais habilidades você precisa mostrar, com base no trabalho que você quer fazer daqui para frente.

Considere as seguintes perguntas ao desenvolver sua estratégia de portfólio:

  • Qual papel ou posição você está solicitando?
  • Quem estará revisando o portfólio?
    Pessoal de RH? Diretor criativo? Gerente de marketing? Executivos de nível C? Proprietários de empresas?
  • O seu corpo atual de trabalho reflete as habilidades necessárias para esse papel?
  • Como seu portfólio será apresentado na maioria dos casos?
  • Como seu portfólio online será descoberto?

Qual o papel ou posição que você está se candidatando?

Você precisa considerar qual é o papel do trabalho e quais serão suas responsabilidades. Embora isso possa parecer óbvio, muitos projetistas usam um portfólio muito geral, mesmo quando se candidatam a um cargo de especialista. Muitas vezes, o motivo é não ter trabalho suficiente ou projetos bons o suficiente para aquela especialidade em particular.

Se você tem uma gama de habilidades, tente equilibrar suas opções e se posicionar para que você possa apresentar 12-20 peças para cada habilidade. Considere criar portfólios digitais individuais para cada uma de suas habilidades, de modo que qualquer pessoa que pesquisar online para preencher essa necessidade específica possa ver seu trabalho no contexto daquilo em que está focado.

Ao apresentar um portfólio por e-mail para um cliente que precisa de um especialista ou de um empregador, isso também pode ajudá-lo a entender se você se encaixa bem e a perceber que tem trabalho suficiente para se qualificar. A profundidade é importante e o volume se traduz em profundidade quando se trata de um portfólio.

Quem estará revendo seu portfólio de design?

O portfólio geralmente deve transmitir suas habilidades de maneira significativa e consistente, independentemente de quem está analisando. Com isso em mente, você pode querer ter uma noção de quem estará revisando o portfólio e adaptando-o de acordo com essa informação. Por exemplo, se você sabe que será analisado por alguém com formação em design, como Diretor de Criação e Diretor de Arte, você sabe que eles vão gostar de ver uma tipografia forte.

Ao apresentar-se a indivíduos mais orientados para negócios, lembre-se de que eles podem estar mais interessados ​​em ver campanhas ou trabalhos de branding. Entenda seu público e antecipe suas necessidades.

Seu atual corpo de trabalho reflete a posição?

A execução é importante para qualquer pessoa sentada na cadeira de contratação. Eles precisam ver que você pode produzir os resultados que eles estão procurando. Se você for trabalhar em uma agência que faz muito trabalho com publicidade fora, mostrar o trabalho que transmite que você tem habilidades de produção de impressão é ideal.

Também é importante ter em mente o contexto. Se você estiver se candidatando a uma posição na área digital, não há problema em apresentar parte do seu trabalho em um portfólio de impressão, mas mostrar alguns recursos digitais em um iPad ou laptop ajudará a ver seu trabalho da maneira exata em que será transmitido ao cliente.

Você também deve considerar o público que um potencial empregador ou cliente está tentando alcançar.

Seu trabalho pode ser impressionante, mas é o tipo de trabalho necessário para alcançar seu público-alvo?

Você mostrou bastante versatilidade em seu trabalho para torná-los confiantes de que você pode adaptar seu estilo e habilidades para alcançar seu público?

Como seu portfólio será apresentado?

É importante saber quem estará olhando seu portfólio, mas como eles estão vendo é igualmente importante. Eles encontraram seu site? Seu portfólio foi enviado por e-mail como um PDF? Você está apresentando pessoalmente usando um tablet ou um livro impresso? Como você planeja apresentar seus assuntos de portfólio pode ditar sua abordagem de layout e design.

Se você planeja alavancar plataformas digitais para o seu portfólio, precisa levar em conta o fato de seu portfólio ser visualizado em uma tela de grande formato. Se você está apresentando-o como um livro impresso, você está indo no formato vertical tradicional ou você vai longe para ser consistente com sua presença digital?

Se você estiver enviando um PDF por e-mail, considere aproveitar a capacidade de incluir hiperlinks que os levará ao seu site para ver mais exemplos ou algo que faça sentido contextualmente.

Como seu portfólio online será descoberto?

Ter um portfólio online é uma realidade hoje. No entanto, não é suficiente permitir que o seu portfólio online apenas fique lá e não gere nenhum interesse. Bom SEO (Search Engine Optimization) pode ajudar, mas não é suficiente por si só. Você precisa alavancar plataformas de portfólio online onde os diretores de arte, diretores de criação e chefes de departamento de arte provavelmente procurarão novos talentos. Esses sites incluem Behance e DeviantArt, entre outros.

Mídias Sociais também é um fator importante. Você deve alavancar plataformas de redes sociais como o LinkedIn e o Google Plus, mas também deve olhar para plataformas orientadas visualmente, como o Instagram e o Pinterest. Uma conexão, uma pessoa que está interessada em seu trabalho, pode levar a uma oportunidade de mudança de vida.

Se você tiver dúvidas sobre estratégias de portfólio e como se promover como Profissional de Criação, sinta-se à vontade para fazer perguntas na seção de comentários!

(Este artigo é uma adaptação do original via blog do Creative PRO: Building a Strategy for Your Design Portfolio)

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como projetar um portfólio incrível

Como projetar um portfólio incrível

Para um designer gráfico, a importância de um portfólio não pode ser exagerada. Na verdade, seu portfólio provavelmente será o fator…
5 dicas rápidas para você aplicar em seu portfólio digital hoje mesmo

5 dicas rápidas para você aplicar em seu portfólio digital hoje mesmo

Um bom portfólio digital de design deve ser construído de forma estratégica para atrair a atenção do seu futuro cliente,…
Portfólio no Behance - Criando uma biografia profissional

Portfólio no Behance - Criando uma biografia profissional

Uma das melhores ferramentas online e gratuitas que existe em benefício dos profissionais criativos é o Behance. Nele você pode…
Não tenho projetos prontos! Como monto um portfólio?

Não tenho projetos prontos! Como monto um portfólio?

Logo que você decide iniciar sua carreira como designer gráfico, ilustrador, arte finalista ou qualquer outra área criativa, uma das…
Fechar Menu