Como manter seu desenho limpo

Uma das coisas que prejudicam bastante o visual de um desenho ou ilustração é a falta de limpeza. Um desenho limpo e bem apresentável além de ficar com uma estética mais agradável também transmite uma imagem de profissionalismo do designer ou ilustrador.

Infelizmente o que vejo bastante são designers iniciantes (e as vezes até os mais experientes) que ainda cometem o erro de não ter atenção com o aspecto da apresentação do seu trabalho e acabam exibindo desenhos com borrões de grafite ou tinta.

Por isso hoje vou te dar algumas dicas bem básicas sobre a limpeza dos seus desenhos e ilustrações. Ao aplicar essas dicas garanto a você que as pessoas terão uma visão melhor do valor de seu trabalho.

Algo bem simples que sempre faço quando estou desenhando é deixar uma folha de papel embaixo da minha mão, mais precisamente na área que tem contato com o papel, deixo apenas os dedos e a ponta do lápis ou caneta para o lado de fora da folha de papel para poder desenhar sem que nada me atrapalhe.

Esse é um truque fundamental para quem trabalha com desenho. A nossa mão geralmente libera um pouco de gordura e suor, sendo assim quando repousamos a mão ou arrastamos sobre o grafite ela acaba manchando o desenho, deixando-o com aquele aspecto de sujo.

Quando trabalhamos com caneta a dica é a mesma, utilize o papel mas também procure observar se a tinta da caneta teve tempo de secar antes de você repousar a folha de papel sobre o desenho.

Nesse caso da tinta, algo que ajuda bastante é você utilizar um papel com uma gramatura um pouco maior que o convencional, de 140g/m² pra cima. Essas folhas mais grossas tendem a ter uma absorção maior da tinta, consequentemente evitando esse tipo de problema.

Evite também trabalhar utilizando folhas amassadas ou rasgadas, mesmo que isso não esteja diretamente relacionado a limpeza acaba dando um aspecto ruim ao seu trabalho.

Eu espero que com essas dicas você passe a produzir trabalhos melhores e com um visual mais limpo. Lembre-se de que você deve transparecer profissionalismo em tudo, seja nos meios de comunicação com o cliente, na utilização de contratos ou na limpeza dos seus desenhos.

Você costuma cuidar da limpeza e do aspecto dos seus desenhos? Como costuma fazer isso? Compartilha com a gente nos comentários.

Por hoje é só e eu vou ficando por aqui. Um grande abraço e até a próxima.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Review - Desenhar a figura humana

Review - Desenhar a figura humana

Confira nesse review uma excelente dica de livro de desenho que vai ajudar você a aprimorar sua habilidade no desenho…
Os mascotes e as marcas - Parte 3

Os mascotes e as marcas - Parte 3

Continuando a sequência de artigos sobre mascotes listei aqui alguns ótimos exemplos de mascotes que já foram criados e que…
Os mascotes e as marcas no design - Parte 2

Os mascotes e as marcas no design - Parte 2

Os mascotes junto com as marcas tem um grande poder na propagação de uma ideia ou conceito, mas para isso…
Os mascotes e as marcas no design - Parte 1

Os mascotes e as marcas no design - Parte 1

Uma das saídas que empresas buscam no momento de criar sua identidade visual é a utilização de um mascote, mas…
Fechar Menu