Como dar desconto por volume de itens?

Uma das situações bem comuns de acontecerem quando trabalhamos como freelancers é o cliente nos pedir desconto quando ele solicita a criação de muitos materiais adicionais como cartão de visitas, uniforme, placa, etc. Esse é um desconto que faz todo o sentido já que a criação desses itens acaba sendo facilitada já que você vai utilizar os resultados já obtidos nas etapas iniciais de criação como pesquisa e brainstorm.

No entanto eu quero te perguntar o seguinte: você sabe qual a maneira adequada de dar desconto ao seu cliente devido ao volume de itens do projeto? Nesse artigo eu vou te ensinar como fazer isso da maneira correta.

Para fazer isso da forma profissional a primeira coisa que você precisa fazer é orçar cada item separadamente, como se fosse fazer uma peça individual sem pertencer ao mesmo projeto.

Em seguida faça o orçamento levando em consideração que eles serão desenvolvidos ao mesmo tempo, ou seja, que esses itens agora pertencem ao mesmo projeto e consequentemente você levará menos tempo para realizá-los.

Assim você vai conseguir ter uma noção exata de qual é o valor justo de desconto que deve repassar ao cliente. Um ponto importante na hora de apresentar a sua proposta de orçamento ao cliente é mostrar para ele o valor de cada item criado individualmente, apresente o valor total, depois a porcentagem de desconto e finalmente o valor total do projeto com desconto.

Não deixe de mencionar esse desconto, além de ser uma vantagem que você está oferecendo ele fideliza seu cliente, se não for mencionado ele perde o sentido e você ainda corre o risco de seu cliente ainda pedir um desconto em cima do valor apresentado, e não vai adiantar você informar depois que aquele valor já está com desconto.

Essa é a maneira adequada de você apresentar uma proposta ao seu cliente oferecendo desconto por conta do volume de itens do projeto, espero que isso possa te ajudar a se organizar um pouco mais como profissional freelancer e melhorar ainda mais a sua postura diante do seu cliente.

Você costuma oferecer desconto por volume de itens no projeto? Como você calcula isso? Compartilha com a gente aí nos comentários!

Hoje vou ficando por aqui, um grande abraço e até a próxima.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como os designers podem se comunicar com não-designers

Como os designers podem se comunicar com não-designers

Pode ser difícil se comunicar com aqueles que não entendem de design. Nesse artigo você vai ver algumas dicas que…
5 erros de freelancer para evitar

5 erros de freelancer para evitar

Todos cometemos erros mas nesse artigo você vai poder ficar preparado para 5 que são bem comuns na carreira como…
7 hábitos de designers gráficos altamente eficazes

7 hábitos de designers gráficos altamente eficazes

Os hábitos tem o poder de moldar nosso comportamento e nesse artigo você vai ver 7 que estão presente na…
Os 5 tipos de pessoas que todos os criativos precisam em suas vidas

Os 5 tipos de pessoas que todos os criativos precisam em suas vidas

Todo criativo precisa de 5 tipos de pessoas em sua vida e nesse artigo você vai saber quem são e…
Fechar Menu