Como criar um lettering em 7 passos utilizando a caneta Tombow

Você com certeza sabe que um trabalho com lettering pode enriquecer bastante o resultado final de seus projetos. Foi pensado nisso que hoje decidi te ensinar como faço para criar um trabalho de lettering utilizando poucos materiais e dando destaque para o uso de uma das canetas mais utilizadas em trabalhos de caligrafia e lettering, a Dual Brush Pen da Tombow.

O resultado final que utilizaremos como exemplo é esse que você pode ver na imagem abaixo:

Essa imagem eu postei no meu Instagram onde você pode acompanhar outros trabalhos de lettering semelhantes.

Vamos começar conhecendo os materiais básicos que usaremos em nossa criação. Irei utilizar alguns dos materiais mais simples e comuns para que você também consiga tê-los em mãos.

Nesse trabalho utilizaremos uma folha de papel Canson de 300g/m², é interessante utilizar uma gramatura alta pois assim seu lettering fica muito mais parecido com um cartão, isso permite que você o utilize como peça final, dependendo apenas da sua criatividade.

Iremos utilizar a caneta com ponta de pincel da Tombow, com a cor de sua preferência. Uma caneta com tinta branca, sendo o modelo de sua escolha, um lápis ou uma lapiseira, uma borracha macia, uma régua e também uma caixa de lápis de cor.

Com o material definido vou então explicar e demonstrar aqui quais são as etapas que costumo seguir na criação de meus trabalhos com caligrafia e lettering, vamos a eles.

Passo 1 – Planeje a composição

Depois de escolher a frase que vai representar, escreva ela em um papel com letras de forma e tente organizar uma composição que fique coerente. Defina em quantas linhas será feita a sua composição, quais palavras vão estar em quais linhas, veja quais palavras tem ascendentes e descendentes e assim por diante.

Passo 2 – Trace as linhas guias

Outro passo fundamental é a criação de linhas guias pois são elas que vão te ajudar a definir as alturas e o posicionamento de cada uma das letras na sua composição. Utilize o lápis ou a lapiseira e a régua para traçar essas linhas, faça traços bem leves pois elas terão que ser apagadas depois.

Passo 3 – Escreva sua frase

Com as linhas guias traçadas, agora basta começar a escrever a sua frase utilizando a caneta Tombow, faça isso utilizando a ponta de pincel dela, afinal de contas esse modelo conta com dois tipos de ponta, lembre-se de manter ela levemente deitada para assim garantir o contraste das letras. Não se esqueça também de utilizar as linhas guias como referência para garantir o padrão de alinhamento das suas letras.

Passo 4 – Apague as linhas guias

Após finalizar a escrita, apague as linhas guias utilizando a borracha, lembre-se de fazer de forma suave para não danificar a superfície do papel. Evite também passar a borracha sobre a tinta da caneta pois isso pode também acabar manchando ou borrando a folha.

Passo 5 – Aplique efeitos com o lápis de cor

Com suas letras feitas, agora você pode utilizar o lápis de cor para aplicar efeitos de luz e sombra na letra. Eu particularmente gosto de utilizar a mesma cor da caneta Tombow porém com um tom mais escuro, assim é bem mais visível esse efeito gradiente nas letras.

Faça esse preenchimento nos traços mais grossos e vá colorindo de baixo para cima, é importante que você comece com um traço mais forte e vá aos poucos suavizando o traçado para garantir o gradiente.

Passo 6 – Adicione brilho com tinta branca

Utilize agora a caneta com tinta branca para adicionar alguns pontos de luz no seu lettering, procure fazer linhas finas paralelas ao traçado normal de cada letra. Não adicione pontos de luz nas linhas finas das letras pois isso pode prejudicar a leitura, observe na imagem abaixo como você pode fazer.

Passo 7 – Recorte o papel

Essa etapa aqui é opcional, eu particularmente gosto de cortar o papel em que criei o lettering, tanto para ele ficar menor, quanto para ajustá-lo de acordo com a composição. Então utilize o estilete e a régua para cortar o papel em um formato que favoreça mais a sua composição. Não esqueça de deixar uma margem entre o lettering e a borda da folha.

Resultado final

Veja agora então mais uma vez o resultado final do nosso trabalho já com a aplicação de efeitos de luz e sombra direto na letra e com os pontos luminosos.

Com ele finalizado você já pode então utilizá-lo de diversas outras formas, pode vetorizá-lo, pode só utilizar como um cartão ou como eu prefiro, pode emoldurar e transformar em um quadro para decorar algum ambiente.

E caso você tenha lido esse artigo até aqui e queira aprender muito mais sobre caligrafia e lettering, eu gostaria de te recomendar o meu curso de Lettering Completo na Suíte Criativa.

Nele eu ensino todos os detalhes e truques da criação de letterings como esse que você acabou de ver, além de ensinar também sobre a criação de letterings 3D e como vetorizar os seus trabalhos. Vale muito a pena você dar uma conferida nesse curso e começar desde agora a impulsionar a sua carreira.

Conclusão

Um trabalho como esse leva em torno de umas 4h para ser completamente finalizado seguindo as etapas que acabei de mostrar, obviamente que isso é relativo, depende muito de sua habilidade e também do tamanho de sua composição.

Em meu canal no Youtube a Corporação Criativa, eu já postei alguns vídeos mostrando esse processo e também outros vídeos com dicas para a criação de lettering e caligrafia, se você quer aprender um pouco mais sobre esse tipo de trabalho eu recomendo que você se inscreva no meu canal e fique por dentro dos próximos tutoriais.

Agora me responde o seguinte: você já tentou criar um lettering manual semelhante a esse que demonstrei no artigo? Como foi o seu resultado? Fala pra mim aí nos comentários e se tiver alguma dúvida coloca aí que eu vou procurar esclarecer.

Vou ficando por aqui, um grande abraço e até o próximo artigo.

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Manual do mundo mostra como são feitos os cadernos

Manual do mundo mostra como são feitos os cadernos

O Manual do mundo, um canal dedicado em experimentos e curiosidades publicou um vídeo mostrando como são feitos os cadernos.…
Como apresentar um projeto em seu portfólio de forma prática

Como apresentar um projeto em seu portfólio de forma prática

Se você pretende trabalhar com Lettering e Caligrafia, ou mesmo com design em geral, é fundamental que saiba como apresentar…
O que é Lettering?

O que é Lettering?

Você com certeza já deve ter se perguntado “o que é lettering?” e “qual é a diferença entre tipografia, caligrafia…
Área de impressão e o tamanho do seu impresso

Área de impressão e o tamanho do seu impresso

Aprenda como descobrir a área de impressão da sua impressora e como calcular o tamanho ideal para o seu projeto…
Fechar Menu