Caligrafia – Como criar pontas suaves com caneta pincel

Um dos estilos mais belos na caligrafia são as letras com pontas suaves criadas a partir de canetas com ponta de pincel, as chamadas “brush pen“. Esse estilo de escrita também é um dos mais comuns de serem encontrados em diversos tipos de projetos criados por letristas do mundo todo.

Embora seja uma técnica relativamente simples é bem comum que os iniciantes no estudo da caligrafia e do lettering tenham um pouco de dificuldade em realizar os traçados aplicando diferentes níveis de espessura.

E é por isso que nesse artigo trago um exercício prático que vai te ajudar a melhorar a sua habilidade de escrita manual e aplicar isso em seus estudos de caligrafia.

Exercitando o traçado

Nesse exercício você vai utilizar qualquer caneta com ponta de pincel, eu vou utilizar essa caneta da marca Tombow. E para o papel eu recomendo que utilize um com uma espessura um pouco maior que o sulfite tradicional pois assim você tem uma absorção um pouco maior da tinta.

Passo 1

Comece primeiro preparando o papel para a realização do exercício. Com um lápis trace as linhas horizontais que vão servir para delimitar as alturas que você terá que obedecer. Lembre-se que você terá de traçar 4 linhas guias, gosto de começar sempre pela linha de base, que é a linha onde as letras irão “repousar”, em seguida a linha mediana que marca o limite da altura de “x”, depois a altura das letras maiúsculas e por fim a linha das descendentes.

Com as linhas traçadas pegue a caneta inclinada a um ângulo de 45º e trace linhas mais grossas aplicando uma leve pressão sobre a caneta ou deixando a ponta levemente deitada. Faça esses traços de cima pra baixo começando a traçar a partir da linha média.

Passo 2

Agora você vai fazer a mesma coisa do passo anterior porém no sentido inverso, ou seja, vindo de baixo para cima começando a partir da linha de base, lembre-se de que agora você deve aplicar menos pressão para poder traçar uma linha mais fina que a do passo 1.

Passo 3

Nessa etapa você vai repetir o passo 1 porém ao se aproximar da linha de base faça uma leve curva para cima, diminuindo gradualmente a pressão para deixar a linha mais fina. Observe que a linha começa reta, somente quando ela se aproxima da linha de base é que começa a fazer a pequena curva.

Passo 4

Agora você vai iniciar na linha de base e vai repetir o passo 2 porém comece a traçar uma curva conforme se aproxima da linha média e vá aumentando a pressão aos poucos para que a linha fique mais grossa até chegar a linha de base.

Passo 5

Agora faça uma junção dos 4 primeiros passos e assim finalize o exercício conforme mostrado na imagem abaixo.

Conclusão

Esse é um exercício bem simples mas que vai ajudar você na melhoria do traçado e vai te ajudar a fazer trabalhos com um acabamento mais refinado e um traço mais seguro. Quando corrijo as provas do curso de Lettering Completo na Súite Criativa eu percebo essa dificuldade por parte dos alunos.

Aqui o segredo é praticar bastante, quanto mais você praticar o seu traçado, seja em exercícios ou na criação de trabalhos finalizados, mais rápido você irá desenvolver segurança no traçado.

E se você ficou com alguma dúvida sobre o traçado de pontas suaves com caneta pincel? Compartilha sua dúvida nos comentários, terei o maior prazer em te responder.

Caso você queira saber mais sobre caligrafia e lettering, te convido a se inscrever em meu canal no YouTube a Corporação Criativa e me seguir também no Instagram.

Espero que tenha gostado de mais esse artigo e que ele possa te ajudar a alcançar seu aprimoramento.

Vou ficando por aqui, abraço e até a próxima.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Praticando Caligrafia e Lettering

Praticando Caligrafia e Lettering

Nesse vídeo que fiz em meu canal Corporação Criativa eu faço algumas demonstrações sobre criação de caligrafia e lettering com diferentes canetas.…
Como é o processo de criação de um lettering?

Como é o processo de criação de um lettering?

Estou de volta trazendo mais um vídeo do canal Corporação Criativa onde explico um pouco como é o processo de criação de…
O guia para iniciantes da caligrafia moderna

O guia para iniciantes da caligrafia moderna

Nos últimos anos, ensinei várias oficinas de caligrafia moderna para iniciantes e respondi inúmeras perguntas sobre caligrafia por e-mail. Essas experiências…
As primeiras páginas de título

As primeiras páginas de título

O livro em sua forma atual é um produto da evolução, acaso e design. Seu tamanho e proporções acomodam a forma…
Fechar Menu