As lições do cinema para os designers

O cinema possui várias lições valiosas que os designers podem aplicar em sua carreira,  veja agora essa seleção de frases de filmes famosos que podem te inspirar em sua postura como designer.

O site The Washington Post fez uma matéria interessante: pediu para diversos empresários que enviassem para o site frases retiradas de filmes famosos que de alguma forma os inspirava como empreendedores. É claro que dentre as frases selecionadas, percebi que muitos dos ensinamentos contidos por trás delas haviam alguns que poderiam ser de grande valia para os designers.

Baseado no artigo de J. D. Harrison e Luiza Belloni Veronesi, eu adaptei esse post para o universo do design e apresento agora para vocês a seleção das principais frases de filmes famosos que podem te inspirar.

“As vezes você ganha, as vezes você perde, as vezes chove…” – Bull Durham (1988)

Um designer precisa estar sempre preparado para todos os tipos de situação que normalmente fazem parte de um projeto ou da rotina de trabalho de um freelancer.

Vez ou outra nos deparamos com situações que nos surpreendem. As vezes tudo pode correr bem, em outras vezes tudo dará errado. Saber atravessar cada uma dessas situações é uma qualidade indispensável para um designer freelancer.

“Minha mãe sempre me disse que a vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar” – Forrest Gump, O Contador de Histórias (1994)

Forrest Gump

A instabilidade do trabalho como freelancer faz com que cada dia seja repleto de surpresas: você nunca sabe o que te espera mas sempre deve ter a esperança de que haverá um momento melhor. Isso é fundamental para sempre estar motivado ao trabalhar como freelancer.

Gosto sempre de acreditar que o próximo projeto será o mais empolgante, que o próximo cliente será o melhor e que a cada projeto fico aprimorado como profissional, isso é extremamente importante para obter a motivação que te levará a alcançar melhores resultados.

“Tome a pílula vermelha ou a pílula azul” – Matrix (1999)

Para mim essa frase representa perfeitamente a importância das tomadas de decisões que muitas vezes temos que realizar como profissionais e até mesmo como estudantes de design.

Como no filme Matrix muitas vezes teremos que tomar decisões que mudarão completamente nosso curso de ação, outras escolhas porém deverão ser tomadas rapidamente, devemos sempre estar preparados.

“Estradas? Para onde estamos indo não precisamos de estradas” – De Volta Para o Futuro (1985)

Adoro essa frase! Ela representa o futuro e a inovação, como designers uma das principais buscas em cada projeto com certeza é a inovação através da criatividade.

O designer como profissional criativo não deve ver limitações, não deve se prender aos mesmos materiais, as mesmas técnicas, ele porém cria seus próprios caminhos em busca da melhor solução.

“Nós todos somos um pouco loucos as vezes” – Psicose (1960)

Essa frase também está intimamente ligada a criatividade e a inovação. Quantos designers já criaram projetos que a primeira vista pareciam simplesmente loucura e no final das contas se transformaram em soluções inovadoras?

A “loucura” muitas vezes leva a quebra das regras do design, porém são as idéias aparentemente malucas que são as mais inovadoras. Quem disse que sempre precisamos de uma justificativa?

“Um milhão de dólares não é legal, sabe o que é legal? Um bilhão de dólares” – A Rede Social (2010)

Sem dúvida uma das minhas frases preferidas. Ela representa pensar grande, buscar sempre fazer mais e melhor. Por que ser apenas mais um designer quando você pode se destacar? Por que fazer um mero projeto para ser mais um?

Os melhores designers sonham alto, buscam padrões de excelência cada vez mais elevados.

“A vida é feita por alguns momentos. Este é um deles” – Wall Street (1987)

Sua carreira profissional e acadêmica no design pode crescer com encontros importantes ao longo do tempo. Estar em locais adequados e falar com as pessoas certas pode ser o que fará grande diferença em seu conhecimento e em seu trabalho.

Aproveite as conversas com os professores nos intervalos das aulas, esteja em reuniões de network, procure a companhia daqueles que de alguma forma podem acrescentar em sua carreira.

“A questão não é “o que é que vamos fazer?”, a questão é “o que não vamos fazer?” – Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Pensar de maneira inversa em um projeto pode fazer uma grande diferença, que tal pensar primeiramente nos erros que você não irá cometer ou nas técnicas que você não vai utilizar?

Dessa forma sua mente lhe forçará a encontrar novos caminhos e correr o risco de encontrar uma solução inovadora.

Acredito que muitos de nós já escutamos uma frase em um filme que de alguma forma nos inspira ou direciona em nosso trabalho, quero saber de você: Qual é a frase de filme que te inspira em seu trabalho? Compartilha com a gente aí nos comentários.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
O MMA no design

O MMA no design

Um dos assuntos mais comentados hoje em dia em todas as mídias, com certeza é o MMA (mixed martial arts)…
Como um freelancer pode organizar as finanças pessoais?

Como um freelancer pode organizar as finanças pessoais?

Dicas que vão te ajudar a organizar seus recursos e evitar os riscos da instabilidade financeira.
Será que todo designer precisa de uma marca gráfica?

Será que todo designer precisa de uma marca gráfica?

Nesse artigo gostaria de falar sobre um post que li certa vez e que me deparei com essa questão. Depois…
Fechar Menu