6 dicas de fotografia para fazer poças d’água parecerem épicas

A primavera está a todo vapor, o que significa que é hora de tirar a poeira da câmera e voltar para o lado de fora. Não deixe que as chuvas o impeçam de tirar fotos! Céus tempestuosos podem adicionar uma atmosfera temperamental às suas fotos, enquanto as ruas molhadas da cidade podem criar um brilho mágico. A superfície reflexiva de uma poça de chuva pode adicionar uma sensação surreal à sua imagem.

Aqui estão seis dicas para fotografar poças para criar fotos épicas, seja fotografando com uma DSLR, uma câmera point-and-shoot ou seu smartphone.

1. Abaixe-se até o chão e tente ângulos diferentes

Quando você está fotografando em uma poça, o reflexo se torna um visor – fornecendo uma perspectiva diferente. Fotografar a partir de um ângulo baixo pode fazer com que uma poça pareça uma grande massa de água. Tente inclinar sua câmera para incluir mais do horizonte. Movimente-se até encontrar seu ponto ideal.

2. Não tenha medo de se molhar, mas mantenha sua câmera segura

As chances são que você pode se molhar. Esteja preparado e use a água a seu favor. Existem inúmeros produtos para ajudar a proteger sua câmera da chuva. Eu sempre mantenho um saco plástico na bolsa da minha câmera para o caso.

Dica Pro: Use uma velocidade de obturador rápida (1/500 ou mais rápida) para congelar a ação e capturar salpicos de água no ar.

3. Procure simetria

A simetria é extremamente agradável ao olho humano. Transforme sua poça em uma imagem espelhada. Procure detalhes arquitetônicos, padrões e linhas principais para direcionar o olho do espectador através de sua foto.

4. Fotografe na hora de ouro

A hora antes do pôr do sol ou depois do nascer do sol é conhecida como a hora de ouro. É quando o céu ganha vida com uma gama de cores e padrões de nuvens. Verifique os boletins meteorológicos para determinar a hora exata do pôr-do-sol / nascer do sol, para que possa dedicar-se bastante tempo, mas mova-se rapidamente à medida que a luz muda a cada minuto.

5. Procure luzes brilhantes da cidade depois de escurecer

Quando o sol se põe e as luzes da cidade estão acesas, você terá uma visão completamente diferente. Esteja preparado para aumentar o seu ISO e usar velocidades de obturador mais longas para obter a exposição perfeita. Um tripé pode ser útil para evitar a trepidação da câmera, mas se você não tiver um, tente usar uma superfície sólida como um banco de jardim ou placa de rua para manter sua câmera firme.

6. Melhore cores e detalhes com pós-processamento

As chances são de que o reflexo em sua poça pode se beneficiar de algum aprimoramento para realçar as cores e detalhes. Use o Photoshop, o Lightroom ou seu aplicativo móvel favorito para ajustar os tons e a nitidez da foto. Experimente fazer cortes e filtros para dar vida à sua foto.

Confira essas ótimas fotos para mais inspiração:

Envie suas fotos e dicas do dia chuvoso na seção de comentários abaixo. Nós amamos ver o que você está trabalhando.

(Este artigo é uma adaptação do original via blog do 500 Px: 6 Photography Tips for Making Puddles Look Epic)

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
10 dicas para criar um site de fotos profissionais

10 dicas para criar um site de fotos profissionais

Reunimos uma lista de 10 dicas para montar um site de fotos profissionais.
Dica de fotografia - Esqueça a regra dos terços

Dica de fotografia - Esqueça a regra dos terços

Quando falamos de fotografia geralmente acabamos esbarrando em um conjunto de regras básicas sobre composição e técnicas fotográficas. Essas regras,…
Breve história da fotografia - Review

Breve história da fotografia - Review

Assim como qualquer outro campo profissional, é importante que você conheça um pouco da história da área em que você…
5  dicas para fotografar na rua

5 dicas para fotografar na rua

A fotografia de rua é um gênero que vai muito além de simplesmente sair por aí andando com uma câmera…
Fechar Menu