5 dicas rápidas para você aplicar em seu portfólio digital hoje mesmo

Um bom portfólio digital de design deve ser construído de forma estratégica para atrair a atenção do seu futuro cliente, mantê-lo interessado em seu trabalho e motivá-lo a entrar em contato com você afim de solicitar seus serviços.

O portfólio é a principal ferramenta na divulgação de seu trabalho, é ele o responsável por ajudar o seu cliente a sentir a confiança de que você pode realizar o tipo de projeto que ele precisa. Mesmo assim ainda existem muitos profissionais no mercado que acreditam que podem se manter fortes diante da concorrência sem um portfólio competitivo.

E é por isso que hoje eu estou aqui para compartilhar essas dicas rápidas com você, que vão te ajudar a melhorar seu portfólio e a sua postura como profissional. Confira as dicas a seguir.

1 – Informe sua localização

Se o seu campo de trabalho exige que você tenha um contato direto com o cliente é extremamente importante que informe o quanto antes a sua localização, um exemplo de como você pode fazer isso é informando logo na primeira frase da sua biografia: “designer gráfico freelancer localizado em São Paulo“.

Isso é importante para que você consiga ser encontrado pelos clientes certos. Sabemos que hoje com a internet e as facilidades de comunicação as barreiras de espaço acabam não sendo um problema para os designers, no entanto algumas áreas de atuação ainda exigem o contato direto com o cliente, como a criação de painéis, fotografia, design de embalagens e muitas outras.

2 – Facilite a visualização de seu currículo

Se ao invés de trabalhar como designer freelancer você esteja buscando um trabalho em agência ou outro tipo de empresa, é fundamental que esteja com seu currículo facilmente disponível em seu portfólio. Sendo assim coloque um link para seu currículo para que o entrevistador consiga baixá-lo rapidamente antes de uma reunião.

3 – Evite erros de ortografia

Algo que pode prejudicar bastante o seu portfólio são erros de ortografia, eles passam amadorismo e a impressão de que seu portfólio foi feito as pressas. Uma maneira fácil de resolver isso é você criar os textos utilizando um editor com corretor ortográfico como o Microsoft Word por exemplo. Dessa forma você consegue visualizar qualquer erro de forma rápida antes de publicar em seu portfólio.

4 – Atenção com a quantidade de trabalhos

A quantidade de trabalhos publicados sempre é uma questão importante e que deve render um artigo a parte. Aqui o que vou lhe recomendar é que publique um mínimo de 6 a 9 trabalhos. Você pode publicar quantos trabalhos desejar, porém lembre-se de manter seus principais trabalhos em destaque, especialmente no topo.

Se optar por publicar um grande número de trabalhos lembre-se de manter a qualidade, de nada adianta ter 2o projetos publicados mas com baixa qualidade, é melhor ter apenas 3 mas que representem o melhor que você pode oferecer ao seu cliente.

5 – Tenha um domínio próprio

Se você pretende trabalhar como designer freelancer essa é uma uma dica essencial, procure registrar o quanto antes o seu domínio pessoal (ou seja, seunome.com.br). É importante ver esse endereço na web como uma extensão da sua marca. Pense em um nome que seja fácil de ser falado, escrito e memorizado, isso vai ajudar você a ser mais facilmente encontrado em pesquisas online e na sua divulgação boca a boca.

Conclusão

Essas são dicas práticas que você precisa refletir sobre a possibilidade de incorporá-las hoje mesmo em seu portfólio online. Embora sejam coisas simples de se fazer elas acabam tendo um impacto direto nos resultados gerados pelo seu portfólio.

Tenha sempre atenção constante ao seu portfólio digital, ele deve ser constantemente avaliado e atualizado conforme a evolução de seu trabalho e de seu crescimento profissional. Se você ainda não conseguiu bons clientes tenho certeza que ele é chave para que isso aconteça.

Qual é a sua principal dúvida sobre portfólio? Deixa ela aí nos comentários que eu quero ficar sabendo e te ajudar com essas dúvidas nos próximos artigos.

Torço pra que essas dicas te ajudem a melhorar o seu portfólio e que você consiga perceber isso nos resultados da sua carreira.

Mais uma vez vou encerrando por aqui.

Grande abraço e até o próximo post.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como projetar um portfólio incrível

Como projetar um portfólio incrível

Para um designer gráfico, a importância de um portfólio não pode ser exagerada. Na verdade, seu portfólio provavelmente será o fator…
Construindo uma estratégia para o seu portfólio de design

Construindo uma estratégia para o seu portfólio de design

Seu portfólio de design gráfico é o ativo de marketing mais importante que você terá em sua carreira como designer. Com…
Portfólio no Behance - Criando uma biografia profissional

Portfólio no Behance - Criando uma biografia profissional

Uma das melhores ferramentas online e gratuitas que existe em benefício dos profissionais criativos é o Behance. Nele você pode…
Não tenho projetos prontos! Como monto um portfólio?

Não tenho projetos prontos! Como monto um portfólio?

Logo que você decide iniciar sua carreira como designer gráfico, ilustrador, arte finalista ou qualquer outra área criativa, uma das…
Fechar Menu