5 Dicas para aprender lettering e caligrafia por conta própria

Quando comecei a aprender lettering a alguns anos atrás eu esbarrei em uma dificuldade, que era a falta de opções para aprender lettering de forma fácil. Embora isso tenha sido a mais ou menos 5 anos, na época não haviam as mesmas facilidades de hoje em dia com relação ao aprendizado do lettering e caligrafia.

Os cursos online eram apenas em inglês, o mesmo se pode dizer dos livros, existiam pouquíssimas opções no mercado em português e ainda assim eram difíceis de serem encontrados e de estarem disponíveis, mesmo nas lojas online.

Me lembro que uma das melhores opções eram os workshops ministrados por especialistas, mesmo essa opção ainda não era tão acessível já que o custo era um pouco alto e ainda tínhamos que aguardar as turmas estarem disponíveis, fora que isso não acontecia em todas as cidades do Brasil.

Felizmente esse cenário vem mudando cada vez mais e agora já temos muitas opções que ajudam aqueles que desejam aprender lettering e caligrafia. Sendo assim eu vou compartilhar com você nesse artigo algumas dicas que vão te ajudar a estudar e aprender por conta própria os segredos por trás dessas duas técnicas.

1 – Assista aos canais do Youtube

Projeto por V. Radomskii

Hoje em dia já podemos contar com uma grande quantidade de vídeos em português sobre hand lettering e caligrafia no Youtube, alguns canais já estão trazendo muito conteúdo sobre esses temas e sempre mostrando formas criativas de representar as letras personalizadas.

Assista ao máximo de vídeos que puder e tente aprender com cada um deles, aproveite também para interagir com a comunidade, se tiver alguma dúvida sobre algo mostrado no vídeo utilize o campo de comentários e compartilhe sua dúvida, ela pode ser a mesma de outros usuários e o próprio criador do vídeo pode acabar te ajudando.

Interagir com a comunidade e criar conexões é uma das melhores maneiras de aprender sobre caligrafia e lettering, por isso busque a interação através do Youtube, você verá que aprenderá bastante dessa forma.

Caso você não saiba, eu mesmo criei um canal no Youtube onde compartilho dicas e tutoriais sobre lettering e caligrafia, se chama Corporação Criativa, comece suas buscas e estudos por lá e tenho certeza que você já terá um “norte”, daí por diante é só seguir as recomendações do próprio Youtube.

Vale lembrar a você que outros tutorias sobre caligrafia e lettering serão publicados de agora em diante também no Clube do Design, esse é um tema que estamos começando a inserir lá na nossa grade de publicações, então se você ainda não é inscrito no nosso canal não perde a oportunidade e se inscreve logo pra receber essas novidades.

2 – Estude utilizando livros

Projeto por Pellisco Δ

Para mim os livros são uma das melhores formas de aprender caligrafia e lettering, isso porque geralmente a informação é melhor desenvolvida, são mostrados os embasamentos teóricos por trás do desenho de letras e também você pode estudar de diversas formas dentro do seu ritmo e de acordo com o seu plano de estudo.

Hoje já possuímos algumas boas opções de livros sobre caligrafia e lettering, um deles é o famoso “A Arte da Caligrafia” de David Harris e o outro é o “Os Segredos de Ouro do Lettering” de Martina Flor, que inclusive já fiz um review sobre ele aqui no Clube do Design, dá uma conferida lá.

Ainda existem alguns outros bons livros sobre caligrafia e lettering, porém esses dois são quase que leitura obrigatória para quem pretende aprender a desenhar letras.

3 – Invista em um curso

Projeto por David Milan

Logo que comecei a estudar caligrafia e lettering, fazendo isso por conta própria, eu ainda demorei para fazer algum curso. Acredito que o primeiro curso que fiz só aconteceu depois de 2 anos de estudo, isso acabou fazendo com que eu errasse bastante.

Claro que os erros foram importantes no meu aprendizado, porém é bem melhor quando aprendemos um pouco com base na experiência de outro profissional que já passou por aquilo e pode nos mostrar o caminho das pedras.

Aprender através de um curso é muito bom pois ele pode ajudar você não apenas a aprender a parte prática da caligrafia e do lettering como também ajuda você a ter uma direção sobre o que deve estudar para aprofundar o seu conhecimento.

Sendo assim, mesmo que as vezes seja um investimento um pouco alto para o começo, geralmente vale a pena pois vai ajudar você a economizar tempo e começar logo a ganhar dinheiro com seus trabalhos de lettering e caligrafia.

E se você quer uma dica de curso, obviamente que vou te recomendar aqui o meu curso de Lettering Completo na Suíte Criativa. Com esse curso você vai aprender tudo o que precisa saber para sair do zero e começar a criar letterings em 3D com vetorização realista, e ainda por cima com certificado impresso, corre lá no nosso site e dá uma conferida.

4 – Pratique bastante

Projeto por Hendra Dirtyline e Pixelify .net

Esse é o segredo para aprimorar o seu traço e desenvolver a sua criatividade na composição dos seus trabalhos com lettering. Lembro que logo que comecei a estudar caligrafia e lettering eu mantinha um sketchbook só para isso e estava desenhando e esboçando a todo momento.

Muito do seu desenvolvimento inicial depende do tempo que você dedica a por em prática aquilo que estuda e aprende nos livros e tutoriais. Sendo assim procure ter sempre a mão um sketchbook e desenhe, faça rascunhos o máximo possível nele.

Faça experimentações de composições, materiais, técnicas e assim por diante, ao fazer isso sua criatividade irá ficar mais ativa, você vai aprimorar a sua habilidade manual e conseguirá assimilar mais facilmente os conceitos que aprende em livros e vídeos.

5 – Acompanhe seu progresso

Projeto por Annica Lydenberg

Uma das coisas que me ajuda bastante a aprender é acompanhar meu progresso, a melhor maneira de fazer isso é guardando as suas sketchs e trabalhos para avaliar depois o que você fazia e quais eram os resultados que obtinha na criação de seus letterings.

Tenha uma pasta e guarde esses trabalhos como uma forma de registro, depois de um tempo dê uma olhada novamente e você conseguirá ver o progresso, além de poder ver melhor os pontos em que precisa melhorar e continuar praticando.

Conclusão

Aprender lettering e caligrafia pode parecer um pouco complicado no começo, especialmente se você faz isso por conta própria, porém seguindo essas dicas você conseguirá se desenvolver melhor e potencializar o seu conhecimento e habilidade técnica.

Algo que você precisa entender desde já é que aprender sobre tipografia, caligrafia e lettering é algo que pode levar muito tempo, eu mesmo ainda estou constantemente estudando, praticando e me atualizando sobre tudo que envolve o universo das letras personalizadas.

Sendo assim não desanime por achar que não está aprendendo ou que não está desenvolvendo trabalhos tão interessantes, isso virá com o tempo se você manter uma boa rotina de estudos e treino.

Espero que esse artigo possa te ajudar de alguma forma a melhorar os seus estudos.

Hoje vou encerrando por aqui, nos vemos no próximo artigo.

Até mais!

 

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Para quem está começando a estudar caligrafia uma das primeiras dúvidas que surgem é “que materiais eu devo utilizar para…
Caligrafia Fácil - Review

Caligrafia Fácil - Review

A caligrafia é uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptos e entusiastas no mercado do design gráfico. Essa…
Os segredos de ouro do Lettering - Review

Os segredos de ouro do Lettering - Review

A algumas semanas atrás eu recebi simplesmente o melhor livro sobre lettering que já vi em português. Sim, um livro…
Fechar Menu