5 Coisas que atrapalham seu sucesso como freelancer

Trabalhar como freelancer é um grande desafio, uma série de pontos importantes devem ser bem trabalhados para que o designer freelancer consiga se manter financeiramente.

Muitos acabam desistindo de tentar viver de design justamente por conta dessas dificuldades e acabam preferindo trabalhar dentro de uma agência ou outro tipo de empresa, isso quando não acaba desistindo do design e tentando uma outra carreira.

Nesse artigo eu vou te mostrar algumas coisas que com toda certeza atrapalham o freelancer que tenta se estabelecer no mercado, tenha atenção a cada uma delas pois você pode estar cometendo esses erros.

1 – Ser negligente com as finanças

Para mim esse é o erro mais comum cometido por designers freelancers. Entenda que como freelancer você é uma empresa, uma empresa de um único funcionário mas ainda assim é uma empresa.

E como toda empresa você possui despesas, rendimentos, fontes de renda e assim por diante. Sendo assim dedique tempo ao estudo de fundamentos básicos de gestão financeira como o uso de planilhas de despesas e rendimentos por exemplo.

Aprenda a separar o seu dinheiro pessoal do dinheiro da empresa. Procure manter um fundo de reserva para emergências e aprenda a precificar corretamente o seu trabalho. Utilize planilhas e aplicativos para fazer isso, não conte apenas com a sua memória pois ela pode e vai falhar.

2 – Ser desorganizado

Organização é fundamental para um designer freelancer. Ela influencia diretamente na qualidade do seu trabalho e na sua produtividade.

A Organização está em praticamente todos os aspectos do seu trabalho como freelancer. Está na limpeza e ordem do seu local de trabalho, no arquivamento de documentos importantes como contratos e recibos, está na maneira como você organiza o seu tempo de trabalho e desenvolvimento de projeto.

Procure ser o mais organizado possível. Reserve um tempo para avaliar como está a organização do seu trabalho e faça metas e planos para implementar mudanças positivas em sua rotina.

3 – Ser genérico

Algo que pode estar atrapalhando demais o seu sucesso como designer freelancer é não ter um foco na sua atuação profissional, ou seja, você é um “designer de tudo”. Pode parecer que não, mas limitar a sua área de atuação acaba ampliando suas possibilidades de negócios.

Ao estabelecer um foco em seu trabalho como designer freelancer você acaba limitando também a sua concorrência, além de fortalecer a sua imagem como um especialista em um determinado assunto e isso contribui muito para seu crescimento uma vez que as pessoas preferem especialistas do que profissionais “faz tudo”.

É claro que eventualmente podem surgir oportunidades de trabalho que estejam fora da área de atuação em que você decidiu focar, nessas horas é óbvio que você deve aceitar o job, porém tente não fazer seu nome como um faz tudo e sim como um especialista.

4 – Não diversificar suas fontes de renda

Uma das melhores formas de viver apenas do trabalho como designer freelancer é diversificar as suas fontes de rendimentos, ou seja, não depender unica e exclusivamente dos projetos de design mas buscar ampliar suas possibilidades de ganhos.

Você pode fazer isso de diversas formas como a ministração de cursos e oficinas, vender vetores para bancos de imagens, divulgar produtos e serviços como afiliado, vender produtos criados por você (sejam eles digitais ou físicos) e muitas outras maneiras.

O design é uma das melhores profissões para diversificar as suas fontes de rendimentos pois ele está muito relacionado com o empreendedorismo, o designer por natureza é um empreendedor, sendo assim avalie como você pode fazer para começar desde já a desenvolver negócios alternativos como designer freelancer.

5 – Não divulgar seu trabalho

Esse é outro erro que atrapalha bastante aqueles profissionais que buscam viver apenas do trabalho como designer freelancer. Divulgar o seu trabalho é fundamental para que seus futuros clientes saibam o que você faz, como faz e como eles podem entrar em contato com você.

Aqui vale o mesmo que disse quando falei sobre diversificar a fonte de rendimentos, ou seja, você precisa experimentar diferentes formas de divulgação de seus projetos para conhecer melhor os seus clientes, suas preferências e os meios de comunicação que eles preferem.

Utilize as redes sociais e abuse de todas as vantagens que a internet pode te oferecer. Lembre-se de não ficar apenas no mundo online, muitas oportunidades de negócios estão em feiras, eventos e no bom e velho networking. Sendo assim esteja sempre buscando maneiras de divulgar seus serviços e o resultado de seus projetos.

Conclusão

Essas coisas podem parecer simples mas também podem ser elas que estão de alguma forma impedindo você de ir adiante e conseguir viver apenas do trabalho como designer freelancer. No começo pode parecer difícil implementar essas mudanças em sua rotina de trabalho, mesmo assim vá aos poucos fazendo essas modificações, tenho certeza que elas irão ajudar você a evoluir em sua carreira.

Uma outra forma de você evoluir seu trabalho e dar o próximo passo em sua carreira como freelancer são os cursos da Suíte Criativa e o Clube do Design PRO. Essas plataformas foram desenvolvidas pensando em te ajudar a alavancar a sua carreira. Aproveita que esse mês estamos com a mega promoção da Black Month e todos os cursos estão com desconto. Não perde essa oportunidade e já garante sua inscrição.

Você já consegue viver de design? Se ainda não consegue, quais dificuldades você acredita que impedem você de alcançar isso? Compartilha com a gente aí nos comentários.

Muito bem hoje eu vou ficando por aqui, espero que esse artigo tenha te ajudado.

Até a próxima.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como encontrar novos clientes?

Como encontrar novos clientes?

Um dos principais problemas quando se trabalha como freelancer é a instabilidade, em um mês você pode estar trabalhando como…
Diversificando sua fonte de renda como freelancer

Diversificando sua fonte de renda como freelancer

Se você já tentou trabalhar como designer freelancer sabe que esse é um dos maiores desafios que pode encontrar em…
Como dar desconto por volume de itens?

Como dar desconto por volume de itens?

Uma das situações bem comuns de acontecerem quando trabalhamos como freelancers é o cliente nos pedir desconto quando ele solicita…
Não tenho projetos prontos! Como monto um portfólio?

Não tenho projetos prontos! Como monto um portfólio?

Logo que você decide iniciar sua carreira como designer gráfico, ilustrador, arte finalista ou qualquer outra área criativa, uma das…
Fechar Menu