10 maneiras para maximizar seu foco

Muitas pessoas sonham com a produtividade sobre-humana. Porém o melhor que você pode buscar é na verdade estar totalmente focado na tarefa em questão. Embora meros mortais temos muito a aprender sobre como manter-se focado.

Estratégias para potencializar o foco:

Leve seu sono a sério

Dormir ajuda a consolidar suas memórias para que você possa fazer conexões criativas ao longo do dia. Não há atalhos para um sono profundo, mas podemos aproveitá-lo ao máximo.

Para isso criei meu próprio ritual antes de deitar: usar óculos escuros por cercas duas horas; evitar as mídias sociais e conteúdos de vídeo por pelo menos 1 hora; manter a mesma hora de dormir todos os dias; usar uma máscara de sono e tampões de ouvido.

Construa a atenção plena

Se você não conhece a fundo o funcionamento interno de sua mente, você pode treiná-lo em meio a evitar o desperdício de sua energia mental com informações de menor valor. Procure manter seu equilíbrio emocional e esteja mais ciente e presente ao mundo ao seu redor.

Mantenha uma dieta rígida

Talvez você seja uma daquelas pessoas que podem comer qualquer coisa e não perceber a diferença. Porém uma dieta com alto teor de gordura ketogênica / Paleo e muitos vegetais podem mantêm ser cérebro funcionando melhor otimizando a concentração (procure um médico ou nutricionista para entender suas especificidades).

Exercício

Seu corpo é o instrumento que traz o foco, é ele que sofre as consequências de não conseguir. Torne suas sessões de exercício são um hábito, agendadas no seu calendário. Apenas 30 minutos, 3 vezes por semana, se possível, contrate um treinador para projetar um programa para que você não tenha que se desgastar pesquisando sobre isso.

Mantenha hábitos criativos

Estou escrevendo este artigo porque tenho hábitos criativos. Ao construir esses hábitos, você não precisa gastar energia mental decidindo o que fazer.

Trabalhe com ritmo e fluência

Todos os períodos de seu trabalho e vida se alimentam mutuamente, como uma máquina de movimento perpétuo e sua energia flutua de qualquer maneira. Para que suas energias sejam corretamente gastas e reabastecidas na rotina trabalhe com pausas distribuídas ao longo do dia (de 50 em 50 minutos por exemplo). Música pode ajudar a manter um ritmo de trabalho.

Elimine todas as distrações

Durante minhas sessões trabalho profundo, encaro uma parede em branco além de usar tampões de ouvido. Procure libertar-se de vícios como instagram e Facebook substituíndo-os por um hábito de leitura por exemplo.

Seja um minimalista

Viver com o necessário, seja pelos seus hábitos ou pertences pode nos ajudar a valorizar o que realmente importa.

Seja um estrangeiro

Um benefício adicional de viver em uma terra estrangeira é estar menos exposto a mensagens e marketing. Anúncios em uma língua diferente, destinada a pessoas com diferentes bagagens culturais são menos invasivas e passam mais dispercebidas. Evite receber junk-mails. Esteja livre para se concentrar.

Só existe o agora

Pensar em que temos as 24 horas no dia pode ser um convite para procrastinar. Focar no momento, nas tarefas do agora evita a divisão da sua atenção e foco com outras tarefas as coisas que merecem sua força mental em outro momento.

Este é um texto traduzido do Blog The Mission. Para visualizar o artigo original, clique aqui.

A lista acima é apenas um conjunto de táticas baseadas no resultado de experiências pessoais. Experimente-as sozinho, tendo em mente que nada é mais forte do o autoconhecimento. Por isso, faça os seus próprios experimentos e táticas com base nas suas vontades e necessidades. Porém lembre-se de as oportunidades para distrações são infinitas, portanto procure aprofundar seu foco e aproveitar ao máximo os momentos.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como encontrar novos clientes?

Como encontrar novos clientes?

Um dos principais problemas quando se trabalha como freelancer é a instabilidade, em um mês você pode estar trabalhando como…
Diversificando sua fonte de renda como freelancer

Diversificando sua fonte de renda como freelancer

Se você já tentou trabalhar como designer freelancer sabe que esse é um dos maiores desafios que pode encontrar em…
Como dar desconto por volume de itens?

Como dar desconto por volume de itens?

Uma das situações bem comuns de acontecerem quando trabalhamos como freelancers é o cliente nos pedir desconto quando ele solicita…
5 Coisas que atrapalham seu sucesso como freelancer

5 Coisas que atrapalham seu sucesso como freelancer

Trabalhar como freelancer é um grande desafio, uma série de pontos importantes devem ser bem trabalhados para que o designer…
Fechar Menu