10 dicas para criar um site de fotos profissionais

Reunimos uma lista de 10 dicas para montar um site de fotos profissionais.

Como fotógrafo, você sabe que precisa de um site de fotografia profissional. Claro, como um lugar para mostrar suas fotos online, mas também um lugar onde você pode se apresentar como fotógrafo. Sem um site, as pessoas não o levarão a sério – e a experiência do cliente começa quando ele vê seu trabalho pela primeira vez.

A boa notícia é que, atualmente, há muitas opções fáceis de usar por aí – se você não for um desenvolvedor, não precisa se preocupar. Mas ainda há muito o que ter em mente. Para ajudar você a começar, reunimos uma lista de 10 dicas para montar um site de fotos profissionais.

1. Mantenha suas imagens na frente e no centro ao escolher um site

Como fotógrafo, você deve escolher um provedor que coloque as imagens primeiro. Procure por temas que destacam imagens, opções para criar galerias e sites que não têm toneladas de restrições sobre onde você pode colocar fotos.

2. Qualidade sobre a quantidade

Ao escolher quais fotos incluir em seu portfólio, erre para menos. Quando os clientes em potencial estão olhando para o seu site, você não quer que eles tenham que cavar ou rolar para sempre para encontrar o que desejam. Escolha as fotos que você realmente acredita que representam seu melhor trabalho.

Não tem certeza de quais fotos incluir? Gere seu portfólio com algumas outras pessoas – uma perspectiva externa pode ser super útil. Como nosso editor de conteúdo Alejandro Santiago diz: “Como fotógrafos, muitas vezes nos apaixonamos por nossas fotos. Pergunte a um colega confiável que pode oferecer uma opinião mais subjetiva para ajudá-lo a editar as fotos em seu portfólio.”

3. Concentre-se em seus pontos fortes

Não se sinta compelido a incluir tudo o que você já fotografou. A menos que você seja realmente um mestre em todos os estilos de fotografia, poste imagens que mostrem suas especialidades. Se o seu foco é a fotografia de casamento e retratos, então suas imagens de paisagens podem não ser a melhor coisa a incluir.

4. Verifique se o seu site reflete sua estética e estilo

Você tira fotos minimalistas com muitas linhas limpas? Um tema elegante pode ser uma boa opção para o seu site. Suas fotos são dinâmicas e cheias de cor? Escolha um layout que ofereça a opção de mostrar várias fotos ao mesmo tempo ou destaque cada uma delas para exibir todos os detalhes.

Ou não siga essas regras – o mais importante é que você reserve um tempo para garantir que o site reflita seu próprio estilo. Pense nos sites que você visita e em como o visual deles informa sua opinião sobre eles. Seu site é uma oportunidade de construir sua marca pessoal, portanto, certifique-se de que seu logotipo e aparência estejam de acordo com tudo o que você publica no mundo, das suas páginas de mídia social aos seus cartões de visita.

5. Inclua uma loja online

Se houver uma loja online no seu website, é possível recuperar os custos do seu website com os itens que você vende sozinho. Muitos fotógrafos usam lojas online para vender predefinições e impressões. Você também pode oferecer aos clientes a opção de pagar por sessões de fotos online ou vender ingressos para seus próximos workshops – eles podem facilmente adicionar esses itens ao carrinho de compras online e fazer o check-out com cartão de crédito. As pessoas estão acostumadas ao comércio eletrônico, portanto, incluir essa opção é uma ótima ideia.

6. Registre um domínio personalizado

Isso é um dever. Muitos sites agora oferecem opções para ajudá-lo a configurar isso, então não se preocupe se você não entender muito de domínio de sites. Um domínio personalizado pode não ser gratuito, mas vale a pena os dólares extras para parecer profissional. Pontos extra para um domínio que não seja muito longo e que seja fácil de lembrar.

7. Torne suas informações de contato fáceis de encontrar

Não faça com que os clientes em potencial procurem suas informações de contato; faça com que sejam evidentes. E não se esqueça de incluir todos os seus links sociais. Se o seu público puder clicar para segui-lo no Instagram ou receber seus últimos tweets, é mais provável que você fique no radar deles.

8. Escreva um blog

Isso não é obrigatório – mas é uma ótima maneira de deixar sua personalidade brilhar ou fornecer detalhes adicionais sobre o que você faz. As pessoas gostam de histórias! Não sabe o que escrever? Faça um tour fotográfico de um bairro ou cidade, mostre os bastidores de uma sessão de fotos ou escreva sobre o que te inspira.

É também um bom lugar para compartilhar novas habilidades que você está aprendendo ou imagens de um novo estilo de fotografia que você está experimentando (o que você pode não querer incluir em seu portfólio).

9. Se você criar sessões personalizadas, pense em adquirir um site com um recurso de verificação de cliente

Não há nada mais frustrante do que comunicação confusa – ou lidar com mensagens extras desnecessárias apenas para descobrir quais imagens, exatamente, o seu cliente gostou de todas as fotos que você meticulosamente carregou em um serviço de compartilhamento de arquivos. Se seus clientes puderem analisar e fazer o download do seu trabalho diretamente do seu site, será mais fácil para todos acompanharem tudo. Faça um processo contínuo.

10. Mantenha-o atualizado

Você não precisa renovar seu website o tempo todo, mas certifique-se de que suas informações estejam corretas. Certifique-se de adicionar novos projetos ou clientes regularmente.

Quais são suas melhores dicas para criar um site de fotos profissionais? Quais são alguns dos sites dos seus fotógrafos favoritos? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!

(Este artigo é uma adaptação do original via blog do 500 px: 10 Tips for Creating a Professional Photo Website)

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
6 dicas de fotografia para fazer poças d'água parecerem épicas

6 dicas de fotografia para fazer poças d'água parecerem épicas

A primavera está a todo vapor, o que significa que é hora de tirar a poeira da câmera e voltar…
Dica de fotografia - Esqueça a regra dos terços

Dica de fotografia - Esqueça a regra dos terços

Quando falamos de fotografia geralmente acabamos esbarrando em um conjunto de regras básicas sobre composição e técnicas fotográficas. Essas regras,…
Breve história da fotografia - Review

Breve história da fotografia - Review

Assim como qualquer outro campo profissional, é importante que você conheça um pouco da história da área em que você…
5  dicas para fotografar na rua

5 dicas para fotografar na rua

A fotografia de rua é um gênero que vai muito além de simplesmente sair por aí andando com uma câmera…
Fechar Menu