10 dicas de fotografia para ter sucesso no Instagram

Não há como negar que o Instagram mudou a maneira como as pessoas se comunicam através de fotografias, hoje cada vez mais pessoas estão compartilhando sua rotina, seu trabalho, seu conhecimento através de imagens tiradas com a câmera do celular e isso é fantástico.

O Instagram pode ser uma excelente ferramenta na divulgação de seu trabalho, inclusive é uma das principais redes sociais utilizadas por designers como portfólio ou uma extensão do mesmo.

No entanto é preciso entender que ao escolher divulgar seu trabalho ou mesmo se tornar um Instagrammer e viver disso, é mais do que simplesmente sair fotografando qualquer coisa e esperar que aquela foto chame a atenção contando apenas com o acaso.

Os maiores profissionais do Instagram trabalham de forma planejada e utilizam métodos específicos que potencializam o engajamento de seu público, levando-os a curtir, comentar, compartilhar e até mesmo adquirir produtos e serviços.

Sendo assim nesse artigo eu selecionei 10 dicas que foram dadas por alguns dos maiores Instagrammers do mundo e que são donos de algumas das contas com mais seguidores na plataforma, para te ajudar a melhorar o nível de suas publicações e começar a ter sucesso com seu perfil no Instagram, independentemente de qual seja o seu nicho de atuação.

Escrevi essas dicas com base nos textos do livro “Leia isto se quer ter muito sucesso no Instagram” da Editora GG Brasil, nesse livro você pode encontrar muito mais dicas e aprender como atrair mais atenção para o seu perfil.

Vamos às dicas:

1 – Combine negócios com prazer

Procure manter um equilíbrio entre fotos pessoas e as comerciais que podem ou não ser patrocinadas. As pessoas buscam perfis em que elas se identifiquem de alguma forma, por isso é interessante mostrar um pouco do seu dia a dia e de quem é você. Uma dica é marcar na publicação empresas e marcas que podem estar relacionadas ao seu conteúdo.

Acho que as pessoas gostam da mistura de imagens profissionais e fotos em que estou socializando com os meus amigos. Só trabalho com marcas de que gosto de verdade porque para mim, é mais importante ser autêntica do que simplesmente ganhar dinheiro. – Danielle Peazer – @daniellepeazer – 1,2 milhões de seguidores no Instagram

@daniellepeazer

2 – Treine o olhar

Muito melhor do que usar muitas hashtags é estar com o olhar atento para o que de fato importa a sua volta. Procure observar as coisas por um outro ângulo observando detalhes e a maneira como as pessoas se comportam em um determinado espaço.

Desde o inicio, tentei mostrar em minha conta no Instagram como é tênue a linha entre o ordinário e o extraordinário. Analisando as coisas em torno de nós com um olho inventivo, acredito que trazemos o ordinário mais perto da arte. – Serge Najjar – @serjios – 75 mil seguidores no Instagram

@serjios

3 – Tudo está em um nome

Algo importante de se pensar na hora de criar sua conta no Instagram é o nome que ela terá. Se esforce para pensar em um nome criativo e que represente bem o conceito por trás de sua conta. Busque ter um nome consistente pois isso tornará mais fácil que seus seguidores o encontrem.

Saí de meu emprego na publicidade dois anos atrás e agora combino essa experiência com minha expertise no Instagram para ganhar a vida dando consultoria para marcas, criando campanhas e produzindo conteúdo. Acho que smartphones e aplicativos de edição de fotos foram a democratização da fotografia, e o Instagram é seu mecanismo social. – Michael Schulz – @berlinstagram – 460 mil seguidores no Instagram

@berlinstagram

4 – Produza uma minissérie

Uma ótima maneira de gerar engajamento e atrair novos seguidores é através de minisséries fotográficas. Você pode fazer uma série sobre um determinado lugar, sobre uma viagem que fez ou sobre objetos pertinentes ao seu trabalho, enfim as opções são muitas. Trabalhe com legendas criativas, passando uma informação curiosa para ensinar algo aos seus seguidores.

Abri minha conta no Instagram para compartilhar momentos importantes com amigos. Mas, depois que comecei a postar menos momentos pessoais e simplesmente comecei a compartilhar a alegria que as viagens proporcionam, a contagem de meus seguidores cresceu cada vez mais. – Gabriela Mateus – @gmateus – 200 mil seguidores no Instagram

@gmateus

5 – Fotografe a geometria

Já pensou em observar as formas geométricas que estão a sua volta? Você pode não ter percebido ainda, mas está rodeado por composições interessantes com formas geométricas e que poderiam ser perfeitas para deixar seu feed mais atraente.

Por causa da minha experiência com design gráfico, adoro capturar as “linhas” da cidade. Vejo uma forte conexão entre fotografar arquitetura e design gráfico. É uma questão de formas, formato, layout, padrões e juntar as coisas. – Dirk Bakker – @macenzo – 375 mil seguidores no Instagram

@macenzo

6 – Coloque-se na imagem

Faça com que as pessoas se trasportem para dentro de suas fotos, você pode fazer isso simplesmente deixando uma parte de seu corpo aparecendo nela, isso contribui para que as pessoas consigam ver a imagem através dos seus olhos e sintam um pouco do que você sentia.

As pessoas gostavam de ver meu ponto de vista pessoal porque as transportava para outro lugar e permitia que sentissem o que eu senti ao tirar a fotografia. – Oliver Vegas – @ovunno – 410 mil seguidores no Instagram

@ovunno

7 – Represente sua cidade

Representar sua cidade é uma ótima maneira de atrair público no Instagram, ao fazer isso lembre-se de retratá-la de formas mais variadas, mostrando os detalhes ou partes dela que muitas vezes passa despercebida. Faça com que seu público redescubra sua cidade através das suas fotos e você vai fazer com que eles permaneçam acompanhando se conteúdo.

Entrei no Instagram por sugestão de um amigo que prometeu que eu me apaixonaria por ele, e me apaixonei. O Instagram me motivou a sair e explorar  mais Londres e o mundo, e a capturar imagens de lugares que amo. – Julie Falconer – @aladyinlondon – 100 mil seguidores no Instagram

@aladyinlondon

8 – Fotografe um sentimento

Pode ser um desafio mas tente transmitir um sentimento específico em suas fotografias. As pessoas vão segui-lo muito mais pela maneira como se sentem ao verem suas fotografias do que por aquilo que você está fotografando. Você vai conseguir isso através da composição, iluminação, foco, etc.

Comecei minha conta em outubro de 2010. Eu queria capturar minha paixão pela luz natural, bem como encontros belos com a natureza. – Naomi Okunaka – @nao1223 – 280 mil seguidores no Instagram

@nao1223

9 – Faça do seu jeito

Depois que sua conta ganha certa notoriedade é inevitável que as marcas entrem em contato com você e proponham postagens patrocinadas. Quando isso acontecer é importante que você não deixe que esses tipos de postagens sejam feitas de forma a descaracterizar a identidade do seu perfil, os anunciantes devem estar sujeitos ao seu processo criativo.

Comecei minha conta no Instagram por curiosidade em fevereiro de 2011, e a ideia de fama no Instagram nem mesmo estava no horizonte. Nunca decidi sobre meu tema – ele surgiu enquanto eu estava sentada à minha mesa divagando. – Phillippa Stanton – @5ftinf – 475 mil seguidores no Instagram

@5ftinf

10 – Seja você mesmo

Procure não levar tudo muito a sério nesse trabalho de publicar suas fotos no Instagram, se não isso vai se tornar um trabalho chato. Você precisa se destacar dos demais perfis e para fazer isso é inevitável ser acessível e autêntico. Não tente transmitir uma coisa que você não vive criando fotos que não transmitem sua realidade.

Criei minha conta em março de 2014 depois que meu noivo e eu nos mudamos de Nova York para Oahu. […] Antes que eu percebesse, eu estava chamando atenção e então compreendi o quanto realmente adorava isso. Consegui deixar meu emprego exatamente um ano depois. Desde então, tive oportunidades incríveis e viajei para lugares que achava que nunca conheceria. Ainda tenho de me beliscar para confirmar que não é um sonho. – Halley Elefante – @thesaltyblonde – 315 mil seguidores no Instagram

@thesaltyblonde

Concluindo

O Instagram é uma das melhores ferramentas na atualidade para a divulgação de marcas, produtos e serviços. Com um pouco de planejamento e muita criatividade você também pode começar a ter muito sucesso em seu perfil e quem sabe até trabalhar apenas com isso.

É claro que como todo trabalho na internet que envolva público e engajamento leva um certo tempo até que você crie autoridade e se torne uma referência para um determinado segmento. No entanto é um trabalho que pode estimular grandemente a sua criatividade e que além de tudo pode lhe causar momentos de bastante diversão.

E a que estamos falando de Instagram eu aproveito então pra te convidar pra seguir o meu perfil e ficar por dentro do meu trabalho com lettering e as novidades que vem no Clube do Design. Me segue lá e vamos trocar uma ideia.

Agora compartilha com a gente nos comentários, o que você gosta de publicar em seu perfil no Instagram? Já pensou em trabalhar apenas divulgando marcas ou serviços?

Não esquece também de conhecer os nossos outros projetos, a Suíte Criativa e o Clube do Design PRO, que são plataformas que vão te ajudar a aprender muito mais e levar o seu trabalho a outro nível.

Hoje eu vou ficando por aqui, espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma.

Até a próxima.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Comece a preparar-se para o mercado de Marketing Digital com este artigo

Comece a preparar-se para o mercado de Marketing Digital com este artigo

A demanda por profissionais capazes de se destacarem nos meios digitais – e, por consequência, destacarem também as marcas para…
Como criar um canvas no Facebook

Como criar um canvas no Facebook

Fala, galera! Primeiro vídeo que faço exclusivo para o Clube do Design, nele pela primeira vez eu saio um pouco…
Novidades nas reações do Facebook! Mas afinal, têm algum efeito?

Novidades nas reações do Facebook! Mas afinal, têm algum efeito?

OiOi! Se você anda vendo muitas notícias sobre as Reactions/Reações do Facebook, mas ainda não entendeu exatamente o que está…
Quero ser Social Media. Por onde começo?

Quero ser Social Media. Por onde começo?

Se você está entrando nesse barco mas não sabe por onde começar e nem como as coisas funcionam, se liga…
Fechar Menu