Tutorial de Logo Lowpoly no Illustrator

O estilo de design de logotipo em lowpoly parece ainda ser realmente popular, especialmente em marcas nas indústrias tecnológicas e digitais.

Esses projetos de logotipo são muitas vezes bastante detalhados com muitas cores de gradiente e sombreamento que dá ao gráfico uma aparência semelhante a um ícone.

Acompanhe o tutorial de hoje para criar um gráfico de logotipo de gemstone (que também pode ser chamado de lowpoly), estilizado no Adobe Illustrator. Usaremos uma variedade de ferramentas para produzi-lo em formato vetorial, resultando em um design nítido podendo se tornar a base de uma identidade de marca moderna.

Normalmente, projetos de design de logotipos começam com brainstorming para desenvolver um conceito que represente uma marca específica, mas iremos direto para a etapa divertida de criar a obra de arte neste tutorial.

O design apresenta uma forma abstrata composta de inúmeras facetas, cada uma com uma tonalidade diferente de verde. A adição de sombreamento gradiente ajuda a adicionar profundidade às cores para dar ao ícone a aparência de um cristal brilhante.

Uma das antigas regras do design de logotipo foi manter o conceito básico com cores planas para garantir sua reprodução na impressão e em pequenas dimensões, mas o uso primário das identidades modernas da marca digital está em telas de alta resolução, onde não há problema algum em usarmos um gráfico de cores impressionante.

Ainda é importante desenvolver um design que funcione em todos os cenários, então também prepararemos uma versão monocromática básica que pode ser reservada para aplicativos específicos, onde o design de cores não seria adequado.

Vamos lá? 🙂

  1. Abra o Adobe Illustrator e crie um novo documento. O tamanho não importa, uma vez que a prancheta de trabalho será usada apenas para fornecer um espaço de trabalho divertido. Use a ferramenta Caneta para desenhar o contorno da sua forma de lowpoly, fazendo apenas cliques para manter as linhas diretas. Remova o preenchimento branco padrão, deixando apenas um contorno preto.

 

2. Ative os Guias Inteligentes no menu Exibir para facilitar o encaixe dos pontos existentes e, em seguida, desenhe algumas linhas de ponte de um lado da forma para outra, cada uma com alguns cantos.

3. Desenhe mais linhas que conectam todos os pontos a partir do topo da forma para a parte inferior, garantindo que o caminho sempre cruze com um ponto.

4. Preencha as linhas mais curtas para dividir as formas. Qualquer dos dois cantos podem ser conectados.

5. Ative a ferramenta Seleção e desenhe uma seleção em todos os caminhos. Clique no botão Divisão no painel Pathfinder.

6. Mude o traço preto para um preenchimento, depois clique com o botão direito sobre as formas e selecione Desagrupar.

7. Selecione a ferramenta Retângulo e desenhe um pequeno quadrado em algum lugar na área de trabalho. Dê a este quadrado um preenchimento usando a sombra mais clara da cor que você escolheu para o seu logotipo. Particulamente, estou usando uma luz verde (#CDF9EE).

8. Segurando a tecla Alt, faça uma cópia do quadrado e arraste-o para um lado. Substitua o preenchimento por uma cor mais escura. Estou usando #124c48.

9.Selecione ambos os quadrados e vá para Objeto> Mesclar > Criar. Isso criará uma transição suave entre as duas cores que automaticamente nos dará uma série de tons para trabalhar.

10. Volte para Objeto > Mesclar > Opções de Mesclagem e edite as configurações em Etapas especificadas com uma contagem de 5 para dividir a transição para uma série de blocos de cores individuais.

11. Para tornar esses novos blocos de cores mais facilmente selecionáveis, vá em Expandir>Objeto para converter o efeito de mistura.

12. Selecione cada forma de cada vez e use a ferramenta Conta-gotas para alterar a cor do preenchimento, usando uma escolha aleatória das 7 tonalidades. Você pode usar a tecla Ctrl para alternar rapidamente para a ferramenta Seleção e mover para a próxima forma.

13. Uma vez que todas as formas foram preenchidas, selecione todas e Copie, em seguida, cole na frente uma duplicata usando o menu Editar> Colar na Frente, ou com atalho Ctrl + F.

14. Clique no gradiente preto a branco do painel Gradiente para substituir todos os preenchimentos e, em seguida, altere o modo de mesclagem para Cor suave no painel Transparência.

15. Desmarque tudo e, em seguida, ative a ferramenta Gradiente. Selecione cada forma por sua vez e arraste o gradiente em uma direção aleatória para diferenciar o fluxo dentro de cada faceta.

16. Os gradientes aleatórios realmente ajudam a aumentar a profundidade das cores, mas podemos adicionar um efeito extra para dar a gemstone mais de uma aparência brilhante. Use a ferramenta Varinha Mágica para selecionar rapidamente todas as formas de gradiente, depois Bloqueá-las no menu Objeto> Bloquear > seleção.

17. Desenhe uma seleção em torno do gráfico, que só selecionará as formas inferiores porque as sobreposições de gradiente estão bloqueadas. Vá para Efeitos> Estilizar > Brilho interno.

18. Altere as configurações para Sobreposição, com a cor branca, depois defina a Opacidade para 20% e Borrar para 10px.

19. Vá em Objeto> Desbloquear Tudo para liberar as formas de gradiente novamente. Este brilho extra interno ajuda a adicionar alguns destaques sutis.

20. Gráficos de ícones como este geralmente são acompanhados com uma pequena sombra. Desenhe um círculo usando a ferramenta Elipse, e aplique um gradiente Radial. Use o conta-gotas com a mesma seleção de cor para ambas as amostras de gradiente, mas altere a opacidade do segundo para 0%.

21. Estique a forma para fazer a sombra e posicione-a debaixo do ícone gráfico. Ao alinhar na parte inferior da forma, o objeto será subjugado, deixando uma abertura com a aparência de que o elemento está flutuando.

22. No começo, mencionei a importância de preparar uma versão alternativa que funcione em uma única cor. Aí vai: Faça uma seleção do design inteiro e arraste uma duplicata para um lado enquanto mantém pressionada a tecla ALT.

23. Selecione e exclua todas as formas de sobreposição de gradiente da versão duplicada para restaurar o gráfico para cores planas.

24. Faça uma seleção de todas as formas restantes e exclua o efeito Brilho inteiro no painel Aparência. Esta versão pode ser guardada como um gráfico de logotipo colorido ou de baixa resolução.

25. Substitua as várias cores preenchidas por uma única tonalidade. O problema é que todo o design torna-se irreconhecível, mas um pequeno ajuste irá desenvolver um gráfico monocromático de trabalho.

26. Vá para Objeto> Caminho> Deslocar caminho e, em seguida, coloque -1px nas configurações. Isso encolherá as formas para deixar um espaço entre elas.

27. O comando Deslocar Caminho preserva a forma original, então pressione Ctrl + X para cortar essas novas formas de deslocamento, exclua o original e, em seguida, coloque  as novas formas de volta ao lugar (Ctrl + F).

Pronto! Agora temos duas versões para diversos tipos de trabalho! E o seu? como ficou? 😀

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu