Crie uma tipografia de chocolate derretido com Illustrator e Photoshop!

No tutorial de hoje, o artista Radim Malinic nos mostra como criar a aparência de palavras em chocolate derretido! Um trabalho minucioso que pode gerar resultados inimagináveis para seus projetos de design e ilustração!

Saboreie este tutorial sem moderação 😉

Tempo estimado: 5 horas

Passo 1

A maneira mais simples de criar uma excelente tipografia é modificar e embelezar letras criadas com uma fonte existente. Aqui vamos aproveitar um tipo chamado CAC Pinafore, disponível gratuitamente aqui.

Em um novo documento A4 Illustrator, digite o texto ‘You Are Sweet as Sugar’ (Você é doce como açúcar) nesta fonte em 150pt. Alinhe o texto com o alinhamento central e, em seguida, converta em curvas (Cmd / Ctrl + Shift + O).

Passo 2

Talvez, surpreendentemente, para uma fonte gratuita, o CAC Pinafore tenha um fluxo muito atraente para isso – mas estamos prestes a alterar algumas das letras para dar-lhes uma aparência mais desenhada à mão. Usando a ferramenta Pincel (B), refaça as letras destacadas em vermelho e, em seguida, substitua as letras originais por aquelas que você fez, certificando-se de cobrir quaisquer associações.

Passo 3

Aplique uma borda de 4pt em torno do texto para que pareça mais ousado. O tipo também precisa parecer mais fluido, então vamos juntar algumas das peças e adicionar alguns enfeites, incluindo terminais estendidos nas duas ligas dos S maiúsculos, para envolver melhor as letras e dar uma volta ao final de cada palavra.

Crie alguns traços rápidos com a ferramenta Pincel para ver como eles se encaixam. Selecione cada um destes, abra o painel Pincéis (F5) e clique no botão Remover pinceis para que possamos ajustar os caminhos como se tivéssemos criado com a ferramenta Caneta ou Lápis.

Passo 4

Quando estiver satisfeito com o posicionamento de cada traçado, vá para o painel Traçado (F10), altere a largura do traçado para 11pt e também pressione o botão de Arremate arredondado. Isso fará com que todos os novos elementos pareçam semelhantes ao tipo de letra original.

Com isso, use a ferramenta Largura (Shift + W) para aumentar ou encolher algumas linhas e dar a esses traços curvados um aspecto um pouco mais variado. Repita o processo para todas as junções para gerar um olhar de que foi desenhado à mão novamente.

Passo 5

Copie e cole algumas das caudas de loop que você acabou de criar e coloque-as em torno do tipo. Ajuste a forma para se ajustar ao tipo usando a ferramenta Seleção direta (A) e ajuste as curvas conforme você desejar.

Em seguida, vamos transformar tudo em um elemento, por isso é mais fácil trabalhar quando adicionamos cor e sombreamento. Primeiro, selecione tudo e pressione Objeto> Caminho> Contornar traçado, para transformar todos os elementos em formas preenchidas. Selecione tudo novamente, vá para o painel Pathfinder (Cmd / Ctrl + Shift + F9) e selecione Unir. Limpe quaisquer imperfeições excluindo pontos de ancoragem.

Passo 6

Para criar a área em que adicionaremos os destaques do estilo de brilho interno, vá para Objeto> Caminho> Deslocar caminho e use -0.85mm como deslocamento. Corte este caminho de deslocamento e cole-o ao lado do tipo principal

Passo 7

Inverta as cores de preenchimento e traçado (Shift + X) e adicione um curso de 4pt à forma. Em seguida, criaremos os elementos fluídos que serão compostos no texto principal para que pareça chocolate viscoso, então precisamos pensar sobre como isso funcionará.

A abordagem que usaremos é cortar linhas do contorno para dar um senso de movimento à tipografia. Use a ferramenta Seleção direta (A) e exclua partes das linhas e as caudas – basicamente, as áreas que seriam tocadas levemente por um pincel, se você realmente estivesse pintando com chocolate derretido. Você pode conseguir isso acessando o painel Traçado e selecionando Perfil de largura 1 na opção Perfil. Isso lhe dará linhas finas nas extremidades e pesadas no meio.

Passo 8

Crie um novo documento CMYK de retrato A4 no Photoshop. Copie e cole o texto original preenchido, selecionando Camada de forma na caixa de diálogo Colar. Isso o mantém como um elemento vetorial, tornando qualquer escala subsequente muito mais rápida e fácil de fazer.

Clique duas vezes na miniatura da sua camada de forma no painel Camadas e mude a cor para C56 M89 Y83 K74 para esse estilo de chocolate genuíno. Nomeie esta camada para ‘tipo’.

Passo 9

 

Para dar a nossa forma principal um visual tridimensional, usaremos modos de mistura para gravar o tipo, acompanhado de sombras internas. Clique duas vezes no nome da camada “Tipo” para exibir o painel Estilo de camada e configure os efeitos Bevel e Emboss e Inner Shadows como mostrado acima.

Passo 10

Agora, traremos a parte de elementos fluentes do nosso documento do Illustrator. Cole-o na parte superior do objeto principal e ajuste a opacidade para 30%. Mude a cor deste elemento para um marrom escuro para corresponder à cor do tipo por trás dele. Chame esta camada de ‘Fluxo’.

Passo 11

Agora, vamos aplicar destaques para que pareça como se a iluminação provenha de uma fonte no canto superior direito. Selecione a ferramenta Pincel, vá para o painel Pinceis e selecione um pincel Arredondado com opacidade e fluxo ajustado para 10%. Faça uma seleção do caminho vetorial da camada ‘Tipo’ para que qualquer branco extra não apareça fora das letras. Crie uma nova camada chamada ‘Destaques’ com o modo de mesclagem definido como Sobreposição. Agora, pinte os destaques brancos, lembrando-se de onde a luz deve vir.

Passo 12

Em seguida, precisaremos adicionar sombras. Selecione a camada ‘Tipo’, duplique-a (Cmd / Ctrl + J), chame o resultado ‘Sombras’ e mova para o topo da pilha de camadas. Altere sua cor para C21 M35 Y56 K6 e defina o modo de mistura para Gravação linear (isso tornará todo o tipo muito escuro, mas não se preocupe, pois estamos aplicando apenas as sombras).

Faça uma seleção do caminho vetorial dessa camada e, usando o mesmo pincel que antes, tire tempo para pintar em sombras em uma direção oposta à dos destaques.

Passo 13

Volte para Illustrator e selecione a forma do tipo principal. Adicione um traço branco de 1pt e copie e cole-o no Photoshop como um Objeto Inteligente. Chame esta camada de ‘Brilho’. Adicione um brilho externo branco através do botão Opções de mistura no painel Camadas. Crie uma seleção ao redor do tipo novamente e apague a maior parte deste brilho, deixando os destaques extremos como brancos.

Passo 14

Repita o passo anterior, desta vez com configurações de linha mais grossas que se contrastam com as sombras que aparecem no tipo principal.

Passo 15

No Illustrator, crie um par de traços deslocados do elemento principal. Para fazer isso, selecione o elemento principal e pressione Objeto> Caminho> Deslocar caminho com um valor de deslocamento positivo (tente 3 mm). Repita este passo com um valor de deslocamento com o objetivo de dobrar o seu inicial.

Esses dois resultados serão usados como ondas muito sutis em segundo plano, como se o tipo tivesse sido misturado com leite. Para alcançar esse efeito, copie e cole-os no Photoshop na base da pilha de camadas, altere sua cor para branco e, em seguida, use a sombra interna e o brilho externo na caixa de diálogo Estilo de camada para dar-lhes o visual mostrado.

Passo 16

Agora, sente-se e reveja toda a imagem. Costumo passar algum tempo neste ponto, corrigindo detalhes.

Por exemplo, as cores podem ser boas, mas ainda não é tão surpreendentes quanto se pode sentir. Para resolver isso, adicione uma camada de ajuste Matriz/ Saturação no topo da pilha de camadas. Defina a Saturação para +40 e a Luminosidade para -5. Isso lhe dará um resultado que pode parecer ser bom o suficiente para lamber um prato. 😛

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Windows fechando aplicativos imediatamente depois de abertos

Windows fechando aplicativos imediatamente depois de abertos

Um problema que enfrentei e que me tirou do sério nos últimos dias foi este: eu abria o Affinity Photo…
Affinity Photo #1 - O que é o Affinity Photo

Affinity Photo #1 - O que é o Affinity Photo

O Affinity Photo traz um novo começo para a edição de imagens para fotógrafos profissionais, retocadores e artistas conceituais. Com…
Illustrator básico para vetorização #01

Illustrator básico para vetorização #01

Quando lancei no ano passado o curso de Lettering completo na Suíte Criativa, deixamos bem claro que seria ensinado a…
10 dicas para criar ícones impressionantes

10 dicas para criar ícones impressionantes

Hoje, vou falar um pouco sobre o design de ícones a partir de uma perspectiva mais geral. Vou compartilhar com vocês…
Fechar Menu