Criando um aspecto Vintage nas fotos com o Photoshop!

Há algo sobre a imagem principal que lhe parece diferente?

Na verdade, a imagem apresenta um paradoxo temporal importante e digno do Dr. Who: apesar da sensação dos anos 50, o foco no centro da foto é um iPhone. 😀

O fluxo de trabalho do Photoshop, para atingir esse aspecto antigo, foi elaborado pelo designer de produtos da Proporta, Graham Boyd, que também tirou a foto. “As etapas descritas  aqui permitirão que você use efeitos sutis para criar uma imagem efetiva”, ele diz – e o uso inteligente de uma série de técnicas e camadas que devem produzir resultados de forma rápida e confiável.

Como Graham diz: acrescenta-se uma nova dimensão à fotografia digital.

Tempo estimado:

20 minutos

Passo 1

Abra sua imagem escolhida no Photoshop. Selecione Camada> Nova Camada de Ajuste> Níveis e aumentar a quantidade de preto na imagem deslizando a seta preta para 8. Duplique a camada de fundo e mova a nova camada para o topo da pilha de camadas.

Clique com o botão direito do mouse na nova camada no painel Camadas e selecione Converter em Objeto Inteligente. Isso permite que você revise ou corrija facilmente os efeitos que você aplica, caso você precise fazer isso.

Passo 2

Precisamos aumentar o contraste e a espessura da linha da imagem, portanto, aplique um filtro de alta frequência para a nova camada (Filtro> Outros> alta frequência). Use um raio de 14. Defina o modo de mesclagem da camada como Sobreposição. As texturas padronizadas, como a capa do modelo nesta foto, serão acentuadas.

Passo 3

Agora, diminuiremos o contraste da camada de fundo. Vá para Camada> Nova camada de ajuste> Brilho / Contraste e use uma configuração de contraste de -20.

Passo 4

Adicione uma nova camada de ajuste> Curvas. Vá para o menu suspenso Canal e manipule cada canal individualmente. Para o canal vermelho, aumente os destaques e diminua as sombras usando uma curva em forma de S. Para o canal verde: aumente os destaques, mantenha os tons médios neutros e diminua as sombras. Para o azul, diminua os destaques e aumente as sombras. Agora você deve ter uma aparência semelhante à acima

Passo 5

Crie uma nova camada acima da camada de ajuste de Níveis e preencha-a com uma magenta completa (R255, G0, B255). Altere o modo de mistura desta camada para a tela e reduza a opacidade para cerca de 6%. Isso adicionará um pouco do calor associado ao aspecto vintage.

Passo 6

Selecione a camada de fundo e adicione uma camada de ajuste Matriz / Saturação. Mova o controle deslizante de saturação para -20. Isso limpará a imagem sutilmente sem reduzir o calor adicionado no último passo.

Passo 7

Duplique a camada de fundo e selecione Filtro> Ruído> Adicionar ruído. Use uma quantidade proporcional ao tamanho da sua imagem para dar um pó sutil (minha imagem é 2,408 x 3,508px, retrato A4 em 300dpi, então usei 8.0). Certifique-se de que o Uniforme esteja selecionado e Monocromático desmarcado.

Passo 8

Com o seu nível de ruído selecionado, selecione Filtro> Correção da lente (ou toque Cmd / Ctrl + Shift + R). Selecione a guia Personalizado e, na seção Vinheta, reduza o valor para -100 e pressione o ponto médio para +35.

Agora, passe algum tempo ajustando cada camada para obter exatamente o efeito desejado.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como fazer um cartão personalizado

Como fazer um cartão personalizado

Aprenda nesse tutorial como criar um cartão personalizado de forma fácil.
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

As ferramentas Sobreposição podem ser usadas juntamente com o painel Sobreposições para que você possa aplicar ajustes padrão em áreas…
Praticando Caligrafia e Lettering

Praticando Caligrafia e Lettering

Nesse vídeo que fiz em meu canal Corporação Criativa eu faço algumas demonstrações sobre criação de caligrafia e lettering com diferentes canetas.…
Fechar Menu