Como criar novos modelos de personagens no Photoshop

Criar seus próprios personagens de videogames significa que você pode impulsionar suas ideias e criações no design, desde que o conceito ainda funcione como um personagem de videogame. A criação de modelos de personagem demanda senso e legibilidade de seu ambiente, o design deve suportar a função de jogabilidade do personagem, e os artistas técnicos devem ser capazes de reconstruir o design dentro das restrições técnicas do jogo.

Neste tutorial, primeiro mostro como impulsionar suas ideias e conceitos para o extremo. Então eu vou mostrar como eu torno o design mais limpo para uso profissional.

O processo de pintura combina o meio tradicional com digital, mas meus passos não exigem maestria em nenhum desses meios. Eles exigem uma mente aberta, paciência com você mesmo até que você tenha aquela ótima ideia – os tão amados insights.

A criação de uma peça de arte conceitual envolve um trabalho dentro dos limites. Então, prepare seus melhores lápis e me acompanhe 😉

Explore fontes de inspiração

As imagens podem ser feias, mas você deve começar em algum lugar

Uma parte importante da criação de personagem, é exatamente esse momento de exploração e busca de referências. O resumo é criar um NPC mercante com uma atitude de rua, que aparecerá em um RPG 3D. Meu objetivo é criar um design forte com valor artístico, então exploro livros de fotos, música, arte e literatura para imagens que provocam uma emoção. Pego o máximo possível e faço anotações sobre o que me interessa. Os Sketches (rascunhos) nesta fase são muitas vezes feios, então não se preocupe com isso. Se preocupe em formar suas ideias.

Definir claramente o papel do personagem no jogo

Agora, a função de jogabilidade do personagem. Dado o resumo, anoto tudo o que eu associo aos termos “comerciantes” e “NPC”. Então eu separo minha lista em duas: coisas que são necessárias para a legibilidade do personagem; e aqueles que não são. Explorar decisões de design inconscientes e depois descartá-las dá espaço para explorar sua mente livremente e fora da caixa.

Vá com tudo!

Com este fundamento conceitual no lugar, começo a desenhar o que vem à mente. Quero encontrar minha própria e única fonte de inspiração. É nesta fase que eu tenho uma ideia para o meu personagem pela primeira vez. Eu decido em padrões complexos e roupas simples e limpas para equilibrá-las. Eu quero um rosto estranho e muitos itens anexados ao corpo. Mas não paro de jogar no papel todas as ideias possíveis que flutuam em minha mente.

Esteja preparado para evoluir uma ideia

Sempre que acesso uma ideia interessante, paro e redesenho três vezes, cada vez com um olhar diferente, mudando os volumes principais e o nível de detalhe. Eu também tenho que pensar se devo ou não adicionar um elemento principal. Para manter meu desenho em negrito, eu uso apenas canetas nakin.

Escolha desenhos mais influentes

Use um novo olhar para avaliar os projetos

Depois de fazer uma pausa (o que me ajuda a refrescar a mente e, ao voltar, ter um novo olhar sobre ele), volto a olhar os esboços e marco imediatamente aqueles desenhos que me chamam a atenção. Em seguida, marco atitudes convincentes e, em seguida, formas fortes. Eu adiciono notas para me lembrar mais tarde o que vi em cada um. Procuro oportunidades para criar volumes e contrastes limpos, porque eles impressionam, chamam atenção e se destacam.

Crie os primeiros conceitos no Photoshop

Idéias fortes são simplificadas

No Photoshop, levo minhas boas ideias e as combino em projetos soltos e fortes, mantendo-os soltos, porém legíveis. Me asseguro que cada projeto tenha um foco claro. Selecione uma forma usando o Laço e a Varinha mágica, depois adicione cores ou valores. Se você tem uma visão clara das cores, use-as. Caso contrário, trabalhe em escala de cinza por enquanto.

Traduzir para o seu meio

Meu meio final é o 3D, então eu tenho que dividir o projeto em volumes simples e traduzir detalhes em texturas. Me asseguro que a postura e o gesto podem ser animados facilmente, enquanto todo o resto pode ser resumido com um esforço mínimo. Em uma equipe, eu trabalharia em estreita colaboração com o animador e o modelista durante esta etapa. 🙂

Faça miniaturas aperfeiçoadas

Crie uma atmosfera para o personagem

Eu faço muitas miniaturas mais aperfeiçoadas até ter uma sensação positiva do personagem. Um bom aperfeiçoamento mostra a atitude e a atmosfera do jogo. Mostrar os principais volumes é mais importante do que mostrar os detalhes do projeto. Estes são os critérios para escolher o esboço certo para avançar; Eu escolhi o III.

Esboce formas de fundo soltas

Um esboço simples passa a sensação do personagem para com o ambiente

Depois de desenhar um esboço limpo com base na miniatura, uso a ferramenta Caneta para criar as diferentes formas em camadas separadas. Eu mantenho as coisas simples aqui porque assim eu posso adicionar detalhes mais tarde usando uma máscara. Então, eu rapidamente uso o aerógrafo para algumas sombras indicando minha principal fonte de luz, para ter uma boa visualização do aspecto geral. Depois disso, eu começo a renderizar e adicionar detalhes.

Não perca tempo

Os detalhes são rapidamente adicionados

Para garantir que eu não exagere demais, tento concluir cada elemento o mais rápido possível. Para isso, selecionar áreas com Laço é a chave. Eu mudo a emplumagem de 0 a 8 pixels e adiciono textura, menores volumes e efeitos dessa maneira. Eu uso um pincel texturizado para preencher minha seleção até conseguir o efeito desejado. Continuo a definir volumes e texturas até considerar terminado.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu