Combine elementos separados em uma linda ilustração digital no Photoshop

Este tutorial é um passo a passo do processo criativo de Sandra Dieckmann, enquanto enos mostra como esboça, desenha e pinta os diferentes componentes de sua ilustração The Lake House – incluindo esse urso – composto no Photoshop.

Neste tutorial, observamos o uso de lápis e tinta, além de trabalhar com mídia digital e o casamento de ambos para criar uma peça detalhada e interessante cheia de texturas e vida.

Da composição, aos esboços, ao desenho e ao acabamento da peça no Photoshop, a Sandra ensina como ela criou essa ilustração incrível.

Passo 1

Antes de começar a minha ilustração final, esboço minha ideia com lápis e tinta. Eu optei por uma composição simples aqui, atraindo o olho para o centro da imagem.

Para este tutorial, procurei ficar muito perto da composição original, mas por vezes movi alguns elementos de lugar, já que no Photoshop posso trabalhar com camadas separadas.

Passo 2

O primeiro e principal elemento em que vou trabalhar é o ponto focal da minha ilustração – o grande urso dormindo. Esta é uma versão impressa e ampliada do meu esboço anterior, pois gostei das proporções.

Passo 3

Em uma mesa de luz eu trabalho no painel de Bristol suave com uma lapiseira e um lápis mais largo para criar meu desenho final do urso.

Passo 4

Então eu trabalho com tinta e lápis em todos os outros elementos que serão apresentados na minha peça – a casa, as árvores, a colina em primeiro plano com todas as folhas e ramos e as montanhas para o fundo.

Cada elemento está em um pedaço de papel separado e será digitalizado e importado para o Photoshop.

Eu gosto de desenhar estas à mão para adicionar texturas naturais e ruído à imagem.

Passo: 5

No Photoshop, adiciono cada desenho em uma camada separada.

Passo: 6

Selecione o espaço em branco ao redor dos elementos com a Varinha Mágica e remova-o. Defini o primeiro, o meio e o fundo na ordem correta para criar meu palco.

Passo: 7

Finalmente, ajuste o tom e o contraste dos desenhos.

Passo: 8

Eu adoro usar os pincéis do Photoshop do Kyle T Webster para colorir e desenhar. Eles imitam as texturas de giz, gouache e lápis de cor.

Adicione uma camada separada para colorir seu desenho. Você pode aplicar um modo Multiplicar mistura na camada para ver o que está embaixo. Você pode alterar a cor a qualquer momento mais tarde em Imagem> Ajuste> Matiz, se você não ficar feliz com o primeiro resultado.

Passo: 9

Uma vez que eu coloco uma cor de base, eu então trabalho na mesma camada multiplicada para criar a textura e corpo no urso, usando o painel Amostras e pinceis de tamanhos e qualidades diferentes.

Eu adiciono algumas luzes e sombras com castanhos mais escuros e destaques para a pele do urso com tons mais claros. Também faço isso para a maioria dos outros elementos.

Passo: 10

Muitas vezes, inverter minha linha de trabalho quando a imagem é definida de noite. Você pode ver aqui que as linhas de gramas anteriormente em preto no papel branco são agora o contrário. Isso faz com que esses detalhes se destaquem mais contra os fundos escuros e adicione um toque de luz mágica durante a noite.

Passo: 11

Eu optei por uma tonalidade azul giz ao longo da minha imagem.

De primeiro plano para o plano de fundo, os tons são escalados para se tornarem mais escuros e criar profundidade de campo na ilustração. Os tons da frente também são um toque quente. Isso é perspectiva, pois as coisas que correm na distância são percebidas cada vez mais azul.

Passo: 12

Uma vez que a imagem é basicamente composta, mudo para adicionar os pequenos extras que eu tirei anteriormente. Cortei-os, separe-os e multiplique ou rastreie cada camada.

Movo os arbustos e as árvores ao redor até encontrar os lugares certos para eles. Acho que o olho humano faz a diferença entre estes e trabalhos artísticos digitais, então, nesse aspecto, eles agregam interesse e profundidade à ilustração.

Passo: 13

O meu próximo passo é concentrar-me na mini cena no meio da ilustração – a pequena casa junto ao lago. Como antes, adicionei cor trabalhando em uma nova camada de mistura multiplicada para a casa, e construo o lago em uma camada fresca com vários tipos de pinceis de aquarela. As luzes são mantidas nos quartos no andar de cima para tornar a casinha mais animada.

Passo: 14

Para espelhar a casa na água do lago, duplico a mesma camada e simplesmente puxe o topo da caixa de transformação livre. Em seguida, apliquei um modo de mistura de luz suave para criar o efeito de espelho na água e apaguei o pedaço da casa em terra que não apareceria no lago.

Passo: 15

Com base no meu esboço de composição inicial, quero que a casinha seja cercada por algumas colinas, das quais não preparei um desenho analógico. Eu, portanto, uso a ferramenta Conta gostas para pegar um azul-claro na minha imagem e empurre até encontrar um azul ainda mais brilhante para desenhar digitalmente nas colinas. Usei um pincel com espessura em torno de 25px.

Passo: 16

A ideia do meu desenho é criar uma noite ventosa com o grande urso forte como protetor ao lado da casinha. Meu primeiro plano era naturalmente ventoso por causa da forma como foi desenhado, mas meu céu precisa de mais luz e movimento.

Adiciono os diamantes como um elemento de luz gráfica transformando quadrados brancos e selecionando um modo de mistura de sobreposição nas propriedades da camada. Também desenho linhas de vento livremente com os pincéis.

Passo: 17

A parte posterior do processo de ilustrar é realmente fazer com que todos os detalhes se destaquem. Fui sobre a grama em primeiro plano, adicionando plantas mais claras e mais escuras e mudando os azuis aqui e ali. No meio, adicionei os últimos toques, colocando as árvores e os arbustos invertidos ao redor da casa.

Passo: 18

Anteriormente, enquanto trabalhava no papel, tomei uma nota sobre a adição em alguns cisnes mais tarde. Eu acho que isso dará à casa e ao lago uma vida extra. Desenho os cisnes com um pincel digital de giz e suave – em uma nova camada com branco. Os bicos de laranja adicionam um flash de cor na escuridão. Adiciono uma leve sombra na água.

Passo: 19

Como um toque final, colorei nas flores vermelhas em uma nova camada superior. Dei um bom olhar ao redor das bordas do urso e outros elementos da imagem para garantir que tudo seja limpo e de que não esqueci de colorir nada. Certifico-me de que o brilho funciona para visualização na tela e se estou bem com os tons e o contraste.

Dica

Certifique-se de que os elementos que você está desenhando no papel no início tenham um contorno bem definido. Isso torna mais fácil selecionar o branco ao redor dos desenhos com a varinha mágica mais tarde e cortá-los.

Esteja preparado para iluminar a imagem um pouco para impressão. É muito diferente visualizar uma imagem na tela e prepará-la para impressão.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como fazer um cartão personalizado

Como fazer um cartão personalizado

Aprenda nesse tutorial como criar um cartão personalizado de forma fácil.
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

As ferramentas Sobreposição podem ser usadas juntamente com o painel Sobreposições para que você possa aplicar ajustes padrão em áreas…
Praticando Caligrafia e Lettering

Praticando Caligrafia e Lettering

Nesse vídeo que fiz em meu canal Corporação Criativa eu faço algumas demonstrações sobre criação de caligrafia e lettering com diferentes canetas.…
Fechar Menu