Tutorial de Photoshop: como criar uma foto-ilustração digital

Neste tutorial, irei te mostrar os passos para transformar uma foto normal em uma ilustração moderna e atraente, usando efeitos de iluminação e correção de cores no Adobe Photoshop CS6. Vamos começar!

Este tutorial, é uma tradução de DesignStacks.

Visualização de imagem final

img1

Comece a trabalhar, criando um novo documento (Ctrl+N) no Adobe Photoshop CS6 com tamanho de 1000px por 1500px (modo de cor RGB) e uma resolução de 72 pixels/polegada. Use a Ferramenta Balde de Tinta (G) para preencher com a cor #030221 a nova camada de fundo.

img2

Encontre uma fotografia com um dançarino que esteja em pé em um estúdio, eu usei essa foto do Shutterstock. Gostaria de agradecer ao autor dessa foto, mas se preferir, substitua a imagem por uma similar de sua preferência.

img3

Remova o fundo usando suas ferramentas favoritas, como a Ferramenta Caneta (P), Ferramenta Varinha Mágica (W), Laço Magnético (L) ou mesmo um simples Filtro > Extrair e insira uma nova camada em nosso documento principal.

img4

Vamos criar agora uma camada sob a da dançarina. Pegue a Ferramenta Pincel (B) e selecione um pincel liso de cor #65b0c9, defina a opacidade para 40% na barra de opções, e pinte o fundo, como é mostrado abaixo. Defina o modo de mistura desta camada para Subexposição Linear.

img5

Crie uma nova camada novamente e aplique o mesmo pincel para pintar o fundo com a mesma cor acima dela. Defina o modo de mistura desta camada para Subexposição de Cor.

img6

Abra o Adobe Illustrator e crie um novo arquivo com tamanho de 1000px por 1500px. Em seguida, desenhe um retângulo azul, aplicando a Ferramenta Retângulo (M).

img7

Use a Ferramenta Elipse, vamos desenhar duas elipses.

img8

A elipse grande deve ter contorno de 1pt e a elipse pequena, um contorno de 3pt.

img9

A elipse grande pode ser ajustada com a Ferramenta Converter em Ponto de Ancoragem (Shift+C), como representado na imagem abaixo.

img10

Selecione as duas elipses, usando a Ferramenta Seleção (V). Pressione a tecla Shift.

img11

Aplique sobre as elipses selecionadas a seguinte opção: Opções de Objeto > Mesclagem > Opções de Mesclagem. Defina o espaçamento em Passos Especificados com 20.

img12

Pressione a próxima combinação de teclas Ctrl+Alt+B e vamos obter os 20 elementos intermediários, como mostrado abaixo.

img13

Usando os mesmos métodos, vamos representar agora um círculo, com menos cópias intermediárias dentro dele, apenas 10 passos especificados.

img14

Usando a Ferramenta Segmento de Linha, crie 3 linhas marcadas com a cor vermelha, com contorno de 3 pontos e passos especificados em 25. Nós vamos chegar ao elemento seguinte:

img15

Selecione a Ferramenta Retângulo (M).

img16

Vamos criar agora, dois retângulos paralelos, aplicando 12 passos especificados.

img17

Agora, vamos selecionar a figura composta por linhas em formas de triângulos, usando a Ferramenta de Seleção (V) e pressione Ctrl+C para copiar as linhas. Abra o Adobe Photoshop e pressione em nosso arquivo Ctrl+V para colar como Objeto Inteligente as linhas em nosso documento principal.

Defina o modo de mistura desta camada para Luz Suave.

Duplique a camada no Ctrl+J, e vire a camada duplicada horizontalmente, usando a Ferramenta de Transformação Livre (Ctrl+T) e o comando Flip Horizontal. Coloque esta camada sob a camada da dançarina.

img18

Faça uma cópia de uma das camadas agora e selecione a Ferramenta de Transformação Livre (Ctrl+T) para obter o mesmo resultado mostrado na imagem.

img19

Escolha agora a Ferramenta Borracha (E) e apague suavemente as bordas da última camada feita.

img20

Insira logo abaixo, outra camada de processamento em primeiro lugar, da mesma maneira.

img21

Agrupe todas as camadas que contem as linhas (pressione Ctrl para selecionar as camadas necessárias e segure o botão esquerdo do mouse enquanto arrasta as camadas selecionadas para o ícone Criar um novo grupo, na parte inferior do painel de camadas).

Aplique uma máscara de camada para o novo grupo e selecione a Ferramenta Pincel (B) também para esconder as linhas sobre a máscara, da mesma forma como mostrado na próxima imagem.

img22

Insira algumas linhas no topo, como na imagem seguinte.

img23

Crie uma nova camada e selecione um pincel redondo e macio de cor branca, ajuste o fluxo para 20% na barra de opções para representar o efeito de brilho, como mostrado abaixo.

Defina o modo de mistura desta camada para Sobreposição.

img24

Crie uma outra nova camada e dê algumas pinceladas, como mostrado usando o mesmo pincel. Defina o modo de mistura desta camada para Normal.

img25

Selecione o pincel na uma nova camada e insira os efeitos violeta brilhantes, tendo esta cor #9265C9.

img26

Crie uma nova camada e aplique o mesmo pincel com a mesma cor, mas desta vez para obter um efeito de brilho maior ao longo das bordas, da mesma forma que na imagem a seguir. Defina o modo de mistura desta camada para Luz Suave.

img27

Volte para o Illustrator, selecione os círculos e pressione Ctrl+C para copiar. Volte para o Adobe Photoshop e pressione Ctrl+V para colar como objeto inteligente. Defina o modo de mistura desta camada para Luz Direta.

img28

Em seguida, faça uma cópia do círculo maior.

img29

Esconda-o ao longo das bordas, usando a Ferramenta Borracha.

img30

Insira os retângulos feitos no Illustrator, distorça-os da mesma forma mostrada abaixo, aplicando a Ferramenta de Transformação Livre (Ctrl+T).

img31

Desvaneça-os, usando a Ferramenta Borracha.

img32

Clique no ícone Adicionar um estilo de camada na parte inferior do painel de camadas e escolha brilho externo.

img33

A camada dos retângulos vai brilhar:

img34

Crie uma cópia desta camada e vire-a na posição horizontal.

img35

Vamos criar a sombra na nova camada agora, usando um pincel redondo e macio com fluxo de 10%, insira uma luminância leve na zona do ombro da modelo.

img36

Crie uma nova camada, usando a Ferramenta Balde de Tinta (G) preencha a camada com a cor #5F2D50. Defina o preenchimento a 60% para essa camada e mude o modo de mistura para Cores.

Mantenha pressionada a tecla Alt e clique entre a nova camada “Cores” e a camada que contem a modelo, no painel de camadas, para criar uma máscara de corte. A cor será aplicada apenas na camada da modelo.

img37

Clique em Criar novo preenchimento ou camada de ajuste na parte inferior do painel de camadas, e clique em Curvas, para ajustar a forma da curva, como mostrado para fazer uma pequena correção de cor.

img38

A camada da modelo se tornou mais contrastante:

img39

Agora, nós temos que deixar mais escuro na parte inferior das pernas da modelo, criando uma nova camada e combinando-a com a da modelo. Aplique um pincel redondo e suave, com fluxo de 10% de cor preta. Pinte suavemente as pernas até a área dos joelhos da modelo.

img40

Repita agora as operações, selecionando desta vez a cor azul #4164AA. Teremos também que tonificar o cabelo da modelo, juntamente com as mãos e o quadril.

img41

Agora, vamos criar o efeito de luz, criando uma nova camada e combinando-a com a da modelo. Escolha um pincel de cor branca e faça contornos leves da mesma forma que mostrado abaixo:

img42

Crie uma nova camada novamente, e preencha-a com a cor #61BFBB. Defina o preenchimento em 80% para essa camada e mude o modo de mistura para Luz Suave.

img43

E crie uma outra nova camada preenchida com a cor #ff6b00. Defina o preenchimento a 14% para essa camada e mude o modo de mistura para Cores.

img44

Crie uma nova camada, use um pincel macio e redondo para pintar as bordas da tela com a cor preta, fluxo de 10%.

img45

Clique em Criar nova camada de preenchimento ou ajuste, na parte inferior do painel de camadas e clique em Curvas para ajustar a forma da curva, como mostrado abaixo e fazer uma pequena correção de cor. Adicione uma máscara sobre esta camada e pressione Ctrl+I para inverter a cor da máscara.

img46

Escolha um pincel branco, e pinte na máscara de camada de ajuste. Desta vez, vamos pintar a zona da cabeça, a borda superior a esquerda e a direita inferior, ficando o efeito de contraste desta forma:

img47

Em seguida, temos um pincel customizado, selecione o pincel redondo sólido, vá ao painel de pincéis (F5), selecione a Forma da ponta do pincel. Clique e arraste um dos controles deslizantes para alterar o tamanho e espaçamento do pincel como mostrado. A janela de visualização exibe a pincelada alterada.

img48

Vá para Formas Dinâmicas, e aplique as seguintes configurações:

img49

Aplique a transparência:

img50

Utilize este pincel personalizado para criar os círculos em modo arbitrário (pincel de fluxo 80%) na nova camada. Defina o modo de mistura desta camada para Sobreposição.

img51

Crie uma nova camada e selecione um pincel suave, com fluxo de 30%, e pinte as zonas indicadas mais leve, como na imagem a seguir. Defina o modo de mistura dessa camada para Sobreposição.

img52

Clique em Criar nova camada de preenchimento ou ajuste na parte inferior do painel de camadas, e clique em Exposição, para ajustar a tonalidade através da realização de cálculos em um espaço de cores linear. Defina os seguintes valores para Exposição, Compensação e Gama:

img53

Pressione Ctrl+Shift+E, para unir todas as camadas em uma só. Aplique sobre esta camada o filtro: Filtro > Nitidez > Máscara de Nitidez.

img54

Veja o resultado final:

img55

Este tutorial, é uma tradução de DesignStacks.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem 0 comentários

  1. Qual é a diferença entre o Ilustrator e o PhotoshopCC que eu utilizo?
    Tenho que baixar o Ilustrator?

    1. Ambos os aplicativos fazem parte da Creative Cloud, pacote de softwares desenvolvido para Adobe, porém, cada um serve para uma finalidade diferente. O Photoshop é um editor de imagens, e o Illustrator um editor de desenho vetorial.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #6 - Incorporar documentos

Affinity Photo #6 - Incorporar documentos

A incorporação de documentos permite que você coloque qualquer documento do Affinity (Designer, Photo, etc.), Photoshop, Illustrator, Freehand, SVG, EPS…
Affinity Photo #5 - Criando novos documentos

Affinity Photo #5 - Criando novos documentos

Quando você cria seu novo documento, você especifica uma variedade de configurações de cores e dimensões de página em função…
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Fechar Menu