Tutorial de Photoshop: como criar um efeito realista de esboço a lápis rapidamente

Um dos temas clássicos dos tutoriais de Photoshop, é a criação de um efeito de desenho a lápis a partir de uma fotografia. É uma daquelas técnicas rápidas e simples que produzem um resultado satisfatório, o que acaba se tornando um excelente tutorial para iniciantes. Neste tutorial, vou mostrar alguns passos inteligentes que irão transformar uma fotografia em um esboço a lápis, que ainda poderá ser ajustada para que achemos uma aparência mais autêntica.

Este tutorial, é uma tradução de SPOON Graphics.

Você já viu aqui no Clube, um tutorial bem semelhante a este, só que utilizando um pouco mais de recursos. Trouxemos uma nova alternativa para você que queira ainda mais agilidade e praticidade. Vamos lá!

img1

O efeito que estaremos criando neste tutorial, imita as linhas e sombreamento de um desenho a lápis. Produzir esse estilo de obras de arte realistas levaria horas de trabalho, até mesmo para o artista mais talentoso, mas o poder do Photoshop nos dá a capacidade de replicar isso muito bem em apenas alguns minutos.

Passo 1

img2

Comece abrindo sua fotografia escolhida, no Adobe Photoshop. O efeito funciona melhor com imagem que tenham um fundo limpo e uma boa iluminação e foco, de preferência trabalhadas em um estúdio profissional como esta imagem do Shutterstock, que fornece ótimos resultados.

Passo 2

img3

Arraste a camada de fundo sobre o ícone de New Layer no Painel de Layers, ou use o atalho Ctrl+J para criar uma cópia da camada. Vá para Image > Adjustments > Invert (ou pressione Ctrl+I), em seguida clique com o botão direito em cima da miniatura da camada e selecione Convert to Smart Object.

Passo 3

img4

Sob o menu Filter, selecione Gaussian Blur e altere o Radius para cerca de 40px. O uso do Smart Object fará com que esse filtro se torne um filtro inteligente para que possamos ajustar as definições, se necessário, ao invés de aplicar permanentemente o efeito.

Passo 4

img5

Altere o modo de mesclagem da camada do fundo duplicado para Color Dodge, o que aumenta drasticamente o contraste e traz os detalhes granulados da imagem.

Passo 5

img6

Clique no ícone Adjustment Layer na parte inferior do painel Layers e escolha Levels. Mova os sliders das Shadows e Midtones (sombras e tons médios) ligeiramente para a direita, para escurecer a imagem um pouco.

Passo 6

img7

Adicione outra camada de ajuste, desta vez selecione a opção Black and White. As configurações padrão serão suficientes para remover a cor e gerar mais de uma aparência a lápis.

Passo 7

img8

Use o atalho Ctrl+A para selecionar tudo, em seguida, vá para Edit > Copy Merged (ou Ctrl+Shift+C). Isso fará um recorte de todas as camadas visíveis. Pressione Ctrl+V para colar essa cópia no topo da pilha de camadas.

Passo 8

img9

Vá em Filter > Filter Gallery, em seguida, navegue até Glowing Edges no menu Stylize. Altere as configurações para 1 Edge Width e o máximo de Edge Brightness e Smoothness.

Passo 9

img10

Inverta a camada, indo em Image > Adjustments > Invert (Ctrl+I) para inverter a cor branca com a preta.

Passo 10

img11

Altere o modo de mesclagem desta camada de glowing edges para Multiply para que o fundo branco fique transparente. Em seguida, reduza a Opacity da camada para cerca de 50-60%, para reduzir o impacto do delineamento das linhas de esboço adicionais.

Passo 11

img12

Clique no ícone de New Layer na parte inferior do painel Layers, em seguida, pressione Ctrl+Backspace para preencher a camada com branco (a cor de fundo padrão). Volte para a galeria de filtros (Filter Gallery), mas desta vez escolha a opção Texturizer. Altere a configuração para Sandstone.

Passo 12

img13

Altere o modo de mesclagem da camada para Multiply, para que o trabalho artístico possa ser visto, em seguida, reduza a Opacity da camada para cerca de 50%, para produzir o efeito da textura de papel muito sutil.

Passo 13

img14

Para alcançar mais de um desenho a lápis colorido, a camada de ajuste Black and White pode ser desligada, para remover o efeito de dessaturação.

Resultado Final

img15

O resultado final é um efeito de esboço a lápis realista, com linhas autênticas e sombreamento ainda mais autêntico. A cor turva e invertida da camada, faz o trabalho de base, aumentando o contraste, mas os efeitos adicionais, como as bordas de incandescência (glowing edges), marcas de contorno e a textura do papel, deixaram a obra de arte muito mais incrível. O uso de camadas inteligentes (Smart Objects) também significa que você pode ajustar a quantidade de Gaussian Blur para afinar o resultado.

Este tutorial, é uma tradução de SPOON Graphics.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu