Tutorial de Illustrator: como criar uma abelha em um favo de mel

O que você estará criando:

img1

Este tutorial, é uma tradução de envatotuts+.

Neste tutorial, você vai aprender como criar uma ilustração moderna com uma abelha, um favo de mel e flores. Parece que você vai precisar desenhar muito, certo? Mas, você não vai, porque vamos criar tudo usando formas básicas que já estão instaladas no Adobe Illustrator e aplicaremos alguns efeitos como Roughen e Pucker & Bloat.

Você também vai aprender a fazer uma curva fechada em uma elipse e a mover os pontos de ancoragem. Você usará a Scissors Tool para cortar um caminho e cortar partes desnecessárias usando o painel Pathfinder. Além disso, vou te mostrar como fazer as asas transparentes.

Passo 1

O tamanho do seu novo documento não importa, você só precisa criar um. Vamos começar criando o corpo de nossa abelha. Certifique-se de ter a cor de contorno eliminada e de configurar a cor de preenchimento (com o código de cor mostrado abaixo). Usando a Ellipse Tool (L) e mantendo pressionada a tecla Shift, crie um círculo. Você precisa segurar a tecla Shift para desenhar um círculo perfeito.

Mantendo-o selecionado, vá para Effect > Warp > Arc Upper. Em seguida, expanda essa forma (Object> Expand Appearance).

img2

Passo 2

Nesta etapa, é preciso combinar duas formas: a que acabamos de criar e um triângulo. Estas formas, em conjunto, formam o corpo da abelha. Para desenhar um triângulo, você usará a Polygon Tool. Depois de clicar na artboard, uma nova janela de diálogo irá aparecer. Digite 3 Sides e um Radius qualquer.

Coloque essas duas formas em conjunto, como você vê na imagem abaixo. Selecione as duas formas e pressione o botão Unite no painel Pathfinder (Window > Pathfinder). Você acabou de fazer uma forma de duas formas (um círculo deformado e um triângulo).

Para deixar essa nova forma com uma aparência um pouco suave como é uma abelha real, vamos aplicar o efeito Roughen e as seguintes opções que você vê abaixo.

img3

Passo 3

Adicione uma elipse marrom usando a Ellipse Tool (L), e coloque-a atrás do corpo. É a cabeça da abelha. Você provavelmente já tem o efeito áspero na cabeça. Se não, mantenha a cabeça selecionada e aplique o efeito Roughen novamente, com as mesmas opções que você usou no corpo (Effect > Distort and Transform > Roughen).

Suas opções podem variar, depende de quão grande a cabeça esteja.

img4

Passo 4

Pegue a Rectangle Tool (M) e, usando a mesma cor de preenchimento da cabeça, adicione um pequeno retângulo. Coloque-o no lado esquerdo da cabeça e gire-o um pouco para a esquerda. Esse retângulo já está áspero, então, não precisamos usar o efeito Roughen. Para eliminar o efeito áspero, no Painel Appearance (Window > Appearance), pegue a palavra “Roughen” e mova-a para o ícone de lixeira. Em seguida, adicione um pequeno círculo em cima dela. Nós acabamos de criar uma das antenas da abelha.

Vamos criar a outra antena: selecione a que você acabou de criar e clique com o botão direito, Transform > Reflect. Marque o Axis Vertical, com Angle de 90 graus e pressione Copy. A antena direita está feita.

Agora, precisamos adicionar o efeito Roughen apenas nos círculos, usando as mesmas opções como você fez para o corpo e a cabeça. Expanda todas as formas que tem o efeito Roughen (Object > Expand Appearance).

img5

Passo 5

Vamos adicionar algumas listras.

Agora quando você cria um retângulo usando a Rectangle Tool (M), ele já vem automaticamente com o efeito Roughen. Coloque-o sobre o corpo da abelha. Segurando Shift e Alt juntos, mova-o para baixo, e você vai notar que agora temos dois retângulos. Lembre-se que sempre tem que expandir o Efeito Roughen.

Em seguida, temos que recortar os retângulos. Mas, primeiro, crie uma cópia do corpo (Ctrl+C, Ctrl+F) e, em seguida, recorte o retângulo (Ctrl+X) e coloque sobre o corpo (Ctrl+F). No momento, temos dois corpos, um sobre o outro. O primeiro deixamos como está, e o segundo será o que irá cortar os retângulos.

Agora, selecione a parte superior do corpo, que será a de corte, e os dois retângulos. Vá para o painel Pathfinder e pressione o botão Crop. Sua imagem deve ficar como abaixo. Você também pode limpar os retângulos em excesso: selecione-os e vá para Object > Path > Clean Up… Certifique-se de ter todas as opções marcadas na nova janela de diálogo e pressione OK.

img6

Passo 6

Para as asas, desenhe uma elipse. Você vai precisar ter uma curva fechada com a ajuda da Convert Anchor Point Tool (Shift+C). Clique no ponto de ancoragem esquerdo. Em seguida, pegue a Direct Selection Tool (A) e selecione os pontos de ancoragem superiores e inferiores. Mova-os para a direta. Uma asa estará feita.

img7

Passo 7

Coloque a asa no lado direito do corpo da abelha. Mantenha selecionada, clique com o botão direito, Transform, Reflect. Se lembra do que você fez para conseguir criar a segunda antena? Vamos repetir tudo, uma nova janela de diálogo irá aparecer, e então você vai desmarcar a opção Axis Vertical, com um Angle de 90 graus e pressionar Copy. Mova-a para a esquerda, e a asa esquerda estará feita.

Você tem o painel Transparency aberto? Se não tiver, vá em Window > Transparency. Selecione as duas asas e deixe no modo de mesclagem Tela (Blending Mode Screen) e baixe a Opacity para 70%. Agora, as asas devem estar transparentes.

img8

Passo 8

Pegue a Polygon Tool e clique em sua artboard. Digite 3 Sides na nova janela de diálogo e pressione OK. Mantendo pressionado o Alt (para fazer uma cópia), arraste o polígono para baixo na diagonal. Você deve ter uma cópia. Crie um terceiro polígono utilizando o mesmo método.

img9

Passo 9

Coloque a sua abelha entre os polígonos e incline-a ligeiramente para a esquerda.

img10

Passo 10

Precisamos da Polygon Tool novamente. Já com ela, crie um polígono com 5 Sides (lados). Depois disso, vá para Effect > Distort & Transform > Pucker & Bloat e defina o controle deslizante para 40%. Voilà! Esta é a nossa flor.

Defina uma cor de preenchimento marrom (a mesma que usamos para a cabeça e listras da abelha) e crie três elipses pequenas na flor. Agrupe a flor inteira (clique com o botão direito > Group).

img11

Passo 11

Faça mais duas cópias da flor e coloque-as como mostrado abaixo.

img12

Passo 12

Defina uma cor de contorno marrom sem preenchimento e desenhe um círculo. Crie uma espessura para o contorno, usando o painel Stroke. Coloque o círculo atrás das flores.

img13

Passo 13

Neste passo, você pode organizar as flores bem ao longo do círculo traçado marrom. Pegue a Scissors Tool (C) e clique no círculo, como mostrado na imagem abaixo.

img14

Exclua a parte direita do círculo pressionando o botão Delete no teclado e você deve ter a mesma imagem abaixo. Você também pode marcar a opção Round Cap no painel Stroke.

img15

Passo 14

Pegue a Arc Tool e adicione dois pequenos galhos no topo. Este é o ramo de nossas flores.

img16

Passo 15

A próxima coisa que vamos fazer é criar um gomo simples. Certifique-se de ter a cor do traço eliminada e definir a cor de preenchimento para marrom. Se lembra das asas que criamos para a abelha? Leve uma cópia de uma asa e coloque-a como mostrado na segunda imagem. Selecione as duas formas e pressione o botão Minus Front no painel Pathfinder. Adicione uma elipse atrás com a mesma cor de preenchimento que usamos para as flores, usando a Eye Dropper Tool (I). Essa é a raiz.

img17

Passo 16

Crie mais dois gomos e coloque-os em cima do ramo.

img18

Passo 17

Usando a Rectangle Tool (M) e mantendo pressionada a tecla Shift, desenhe um quadrado.

img19

Passo 18

Coloque o fundo por trás de tudo que você criou antes. É é isso, queridos apicultores!

img20

O trabalho está terminado!

Você fez um ótimo trabalho! Você criou uma ilustração com uma abelha usando apenas algumas formas básicas. Você aprendeu como usar o efeito Roughen e como cortar formas usando a Scissors Tool.

Você usou a Polygon Tool também diversas vezes, para a criação de um triângulo, hexágono e pentágono. Agora, você sabe mesmo como fazer uma forma transparente e como cortar uma forma usando outra como faca. Posso te dizer que você é bom no que faz. Obrigado por me acompanhar por todo o processo!

img21

Este tutorial, é uma tradução de envatotuts+.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Resgatando cores com Affinity Photo

Resgatando cores com Affinity Photo

A persona revelar permite fazer a pós-produção de imagens de maneira eficiente resgatando detalhes para resultados incríveis.
Tudo sobre o app Creative Cloud

Tudo sobre o app Creative Cloud

Vamos explorar cada menu e opção do hub de gerenciamento de aplicativos da Adobe.
Como fazer um cartão personalizado

Como fazer um cartão personalizado

Aprenda nesse tutorial como criar um cartão personalizado de forma fácil.
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Fechar Menu