Tutorial de Illustrator: Como criar um padrão de malha

Neste tutorial, você vai descobrir como é fácil criar um padrão com um efeito de malha utilizando apenas duas formas básicas: O retângulo e a elipse. Este padrão, é sem costura, para que você possa usá-lo como um fundo ou papel de parede em seus projetos futuros. No final do processo, vamos te mostrar uma maneira simples de recolorir o trabalho artístico.

Este tutorial, é uma tradução de envatotuts+.

Passo 1

Depois de abrir o Adobe Illustrator e criar um novo documento de 600 x 600px, vamos começar a desenhar o plano de fundo. Selecione a Ferramenta Retângulo (M), e desenhe um quadrado azul escuro com 600 px de largura e 600 px de altura.

altura e largura

Passo 2

Pegue a Ferramenta Elipse (L) e crie uma pequena elipse azul. Incline-a ligeiramente para a esquerda. Mantendo a elipse selecionada, pegue a Ferramenta Refletir (O), mantenha pressionada a tecla Alt, e clique com o botão direito nela. Na nova janela de diálogo, selecione Vertical, ângulo de 90 graus e pressione Copiar. Você receberá uma cópia refletida de sua elipse. Eles serão os laços de malha.

laços de malha laços de malha 2

Passo 3

Pegue a Ferramenta Retângulo (M) e crie um quadrado. Na nova janela de diálogo, digite 20px para a largura e a altura. Apague a cor de preenchimento e defina o contorno para qualquer cor.

Coloque o laço de malha dentro deste quadrado. Não altere o tamanho do quadrado, faça as elipses com tamanho menor ou maior para que se encaixem no quadrado.

menor ou maior

Passo 4

Abra o painel de alinhamento (Janela > Alinhar) e verifique a prancheta de alinhamento.

prancheta

Primeiro, alinhe com o fundo da artboard pressionando os botões de alinhamento horizontal a esquerda e alinhamento vertical ao topo.

Coloque o pequeno quadrado com o loop de malha no canto superior esquerdo do fundo, pressionando os mesmos botões no painel de alinhamento.

painel

Passo 5

Selecione o pequeno quadrado e os laços de malha, agrupe-os (Clique direito > Agrupar) e pressione Enter. Queremos mover esses objetos para a direita, mas queremos ser particular quando ao número de pixels. Então, quando a nova janela de diálogo aparecer, digite as seguintes opções e pressione Copiar.

opções

Continue pressionando Ctrl+D para repetir o seu último movimento, até que você preencha toda a largura do fundo.

largura do fundo

Passo 6

Agrupe a primeira linha que você acabou de criar, sem o fundo, em seguida, pressione Enter. Digite as seguintes opções e pressione Copiar.

digite

Continue pressionando o Ctrl+D, até que você preencha toda a altura do fundo.

preencha tudo

Passo 7

Desagrupe tudo (clique com o botão direito > Desagrupar). Selecione o pequeno quadrado que criamos sem preenchimento e com a cor de contorno, e depois vá para Selecionar > Same > Cor de Preenchimento, isto vai te ajudar a selecionar os pequenos quadrados. Agora, elimine todos os pequenos quadrados, pressionando Delete.

delete

Passo 8

Hora de fazer isso em nosso padrão! Selecione o padrão inteiro usando a Ferramenta de Seleção (V). Arraste e solte-o no painel Amostras (Janela > Amostras).

Agora, vamos ver como podemos mudar as cores do padrão. Isso será muito rápido também!

Crie alguns quadrados (sem cor de contorno e preenchimento), utilizando a Ferramenta Retângulo (M). Aplique o padrão de malha que acabou de criar a partir do painel de amostras em cada um destes quadrados.

Selecione o primeiro quadrado com o padrão de malha e vá em Editar > Editar Cores > Recolorir arte. Na nova janela de diálogo, pressione o botão Editar, e em seguida, pressione o botão pequeno que parece com uma corrente, Fazer a ligação da harmonia de cores (localizado no canto inferior direito), e depois simplesmente arraste a cor lida com a sua escolha de cor.

resultado final

Resultado final:

resultado final

Este tutorial, é uma tradução de envatotuts+.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu