Tutorial de Illustrator: como criar um lindo coelho de primavera

img1

Este tutorial, é uma tradução de envatotuts+.

Neste tutorial, você vai aprender como criar um coelho adorável entregando um buquê de tulipas, apenas usando formas básicas. Você também vai aprender a colorir as flores em uma etapa novamente fácil. Uma vez que você terminar, você terá uma ilustração bonita da primavera em sua artboard.

Vamos sonhar com a primavera e nos inspirar!

Passo 1

Desenhando a cabeça
Depois de abrir o Adobe Illustrator e criar um novo documento de 600px * 600px de largura e altura, vamos começar fazendo a cabeça do coelho. Usando a Ferramenta Elipse (L), desenhe uma forma oval. Na imagem abaixo, você pode ver a cor de preenchimento que você precisa. Então, vá para Efeito > Distorcer > Inflar, para formar a cabeça. Digite as opções que você vê abaixo.

img2

Passo 2

Agora, vamos criar esse olhos arregalados. Crie uma elipse, usando a Ferramenta Elipse (L). Adicione um círculo branco minúsculo para iluminar o olho.

img3

Passo 3

Coloque este olho do lado esquerdo da cabeça. Mantenha o olho selecionado, pegue a Ferramenta Refletir (O). Mantenha pressionada a tecla Alt e clique no meio da cabeça. Na nova janela de diálogo, selecione Vertical, ângulo de 90 graus, e pressione Copiar. Agora você deve ter dois desses olhos arregalados.

img4

Passo 4

Para o nariz, vamos criar uma elipse marrom escuro (a mesma cor de preenchimento dos olhos) e fazer uma base afiada usando a Ferramenta Converter para ponto de ancoragem (Shift+C). Adicione uma pequena elipse branca como destaque.

img5

Passo 5

Vamos criar a boca. Desenhe duas elipses usando a Ferramenta Elipse (L) sem preenchimento e com a cor do traço como mostrado abaixo. No Painel de Contorno, marque a opção Round Cap e faça a espessura do contorno.

Depois disso, pegue a Ferramenta Tesoura (C) e clique sobre os pontos de ancoragem esquerdo e direito da primeira elipse, bem como a segunda elipse. Elimine as partes superiores das duas elipses. Pegue a Ferramenta Segmento de Linha (\) e adicione uma pequena linha no meio. Assim, acabamos de criar uma boca bonita para o nosso coelho!

img6

Coloque tudo, desde as duas etapas anteriores na cabeça do nosso coelho.

img7

Passo 6

Usando a Ferramenta Conta-Gotas (I), tome a cor de preenchimento a partir da cabeça do coelho. Vamos criar uma orelha com uma elipse. Usando a Ferramenta Seleção Direta (A), mova os pontos de ancoragem da esquerda e direita. Crie uma elipse cor de rosa mais escura na frente, e deixe-a menor.

img8

Passo 7

Coloque o ouvido do lado esquerdo da cabeça. Gire-o um pouco para a direita. Pegue a Ferramenta Refletir (O) e, enquanto mantém pressionada a tecla Alt, clique na testa. Na nova janela de diálogo, selecione Vertical, ângulo de 90 graus e pressione Copiar.

img9

Passo 8

Uma pequena elipse rosa sob o olho esquerdo mostrará o blush na bochecha esquerda. A cor de preenchimento é a mesma da parte da orelha cor de rosa. Ela tem que ser ligeiramente rodada para a direita. Usando a Ferramenta Refletir (O) novamente, crie o blush na direita da face.

img10

Passo 9

Este passo é opcional, usando a cor de preenchimento a partir da cabeça, podemos desenhar o pelo. No entanto, se você não se sentir confortável usando a Ferramenta Lápis (N), você pode simplesmente pular esta etapa. Seu coelho ainda estará bonito sem ele também!

Para aqueles de vocês que querem adicionar o pelo, basta ajustar as opções da Ferramenta Lápis (N): clique duas vezes sobre a Ferramenta Lápis (N) e defina a Fidelidade de Tolerância para 4px e a Lisura para 50%. Verifique a opção Preencher novo lápis de contorno, e pressione OK. Tente desenhar a forma que você vê na imagem abaixo. Para fechar o caminho, você precisa segurar a tecla Alt para terminar o caminho. A cabeça do coelho está pronta!

img11

Passo 10

Usando a Ferramenta Elipse (L), desenhe uma forma oval. Pegue a Ferramenta Seleção Direta (A) e mova as alças dos pontos de ancoragem para criar uma forma como a da imagem abaixo.

img12

Coloque o corpo sob a cabeça e por trás dela (Ctrl+X, Ctrl+B).

img13

Passo 11

Para desenhar as patas dianteiras, comece com uma forma oval novamente. Usando a Ferramenta de Seleção Direta (A), mova as alças para criar a forma mostrada abaixo.

img14

Passo 12

Crie outra cópia por trás do corpo e torne-a mais escura (R=242 G=237 B=226). Certifique-se de colocar esta segunda pata dianteira na parte de trás (Ctrl+X, Ctrl+B).

img15

Passo 13

Vamos desenhar as patas traseiras. Desenhe outra elipse. Usando a Ferramenta de Seleção Direta (A), mova as alças para criar a forma mostrada abaixo.

img16

Passo 14

Faça outra cópia na parte de trás (Ctrl+C, Ctrl+B) e torne-a mais escura (R= 242, G = 237 e B= 226). Mais uma vez usando a Ferramenta de Seleção Direta (A), mova as alças para criar a forma mostrada abaixo. Essa é a segunda perna.

img17

Passo 15

Seguindo as instruções abaixo, crie a cauda do coelho.

img18

E coloque-a no corpo, olhe como está adorável!

img19

Passo 16

Hora de adicionar algumas tulipas para o nosso coelho. Vamos começar pelo desenho de um oval vermelho. Crie uma cópia deste oval na parte de trás (Ctrl+C, Ctrl+B), e deixe-o um pouco mais escuro e um pouco mais amplo.

Agora, selecione o oval vermelho mais claro, o primeiro da frente, e faça uma cópia na parte de trás. Envie esta cópia para a parte de trás (botão direito do mouse > Organizar > Enviar para trás). Desta vez, mova e incline ligeiramente este oval para a esquerda. Tendo o oval na esquerda selecionado, crie uma reflexão (botão direito do mouse e Transformar > Refletir, Vertical, Copiar). Mova a cópia para a direita.

Para terminar a tulipa, vamos adicionar um oval verde por trás de tudo. Posicione-a ligeiramente para baixo.

img20

Passo 17

Faça uma cópia de toda a tulipa que você acabou de criar na etapa anterior. Selecione as pétalas (sem oval verde) desta nova cópia e vá em Editar > Editar cores > Recolorir arte.

Na nova janela de diálogo, pressione o botão Editar e, em seguida, pressione o pequeno botão que se parece com uma corrente, Fazer a ligação de cores harmônicas (localizado no canto inferior direito), e depois simplesmente arraste a cor selecionada com a cor de sua escolha. Clique OK.

img21

Usando este método, tente criar mais algumas tulipas em cores diferentes.

img22

Passo 18

Coloque-as perto da cabeça do coelho. Nós vamos adicionar os talos das tulipas agora, para que o nosso coelho possa segurar as tulipas.

img23

Passo 19

Usando a Ferramenta Arco e uma cor de contorno verde (R= 176, G= 199 e B= 99), vamos criar os caules das tulipas. Certifique-se de aumentar o espessura do contorno no painel de contorno e marque a opção Round Cap.

img24

Passo 20

Estamos quase lá! Como é de costume, para criar uma folha, comece com uma elipse. Em seguida, escolha a Ferramenta Converter ponto de ancoragem (Shift+C), e faça pontos de ancoragem afiados, clicando na parte superior e inferior dos pontos de ancoragem. Você obterá uma forma de folha simples. Nós vamos precisar de três destas.

img25

Passo 21

Vamos deformar estas folhas. Selecione a primeira elipse e vá em Efeitos > Distorcer > Arco. Na janela de opções, defina o arco de tipo Vertical e, em seguida, concentre-se apenas na opção curvatura e coloque o contorno em -20%.

Selecione a segunda folha, e vá para Efeito > Distorcer > Arco. Defina o arco vertical, na opção curvatura coloque o contorno onde quiser, e veja a sua folha.

Repita o mesmo com a terceira folha.

img26

Coloque as folhas por trás de tudo, exceto da segunda pata dianteira (veja a imagem abaixo).

img27

Passo 22

Vamos desenhar um grande quadro, usando a Ferramenta Retângulo (M). Clique em sua artboard e digite a largura e altura em 600px.

img28

Passo 23

Desenhe um círculo no meio.

img29

Passo 24

Exclua a cor de preenchimento e defina a cor do traço que você vê na imagem abaixo. Desenhe um pouco mais desses círculos de contorno.

img30

Passo 25

Agora, apague a cor do traço e defina a cor de preenchimento. Nós vamos adicionar mais algumas flores para a nossa obra de arte. Pegue a Ferramenta Polígono e clique no seu espaço de trabalho. Uma nova janela de diálogo irá perguntar-lhe quantos lados e que raio você quer. Deixe com 5 lados e o Raio não importa, apenas deixe-o pequeno. Crie alguns deles, colocando-os aleatoriamente em torno dos círculos.

img31

Passo 26

Para transformá-las em flores, vá para Efeito > Distorcer e Transformar > Contrair e Expandir e defina o controle deslizante para 86%. A primeira flor está pronta. Aplique essas configurações para cada pentágono, transformando-os em uma flor.

img32

Passo 27

Vamos criar uma elipse, mais uma vez com cor de preenchimento R = 194, G = 210 e B = 136. Escolha a Ferramenta Converter ponto de ancoragem (Shift+C) e faça pontos de ancoragem afiados como mostrado abaixo. Você obterá uma forma de folha.

img33

Copie e cole para criar quantas folhas você quiser, e coloque-as em torno dos limites circulares. Você não precisa colocar as flores e as folhas no lugar em que o coelho será colocado mais tarde.

img34

Passo 28

Coloque o coelho e as tulipas no fundo.

img35

Fim!

Este tutorial, é uma tradução de envatotuts+.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #7 - Inserindo imagens stock

Affinity Photo #7 - Inserindo imagens stock

Você pode adicionar fotos e imagens rasterizadas adicionais à sua página como uma nova camada. As fotos e imagens inseridas…
Affinity Photo #6 - Incorporar documentos

Affinity Photo #6 - Incorporar documentos

A incorporação de documentos permite que você coloque qualquer documento do Affinity (Designer, Photo, etc.), Photoshop, Illustrator, Freehand, SVG, EPS…
Affinity Photo #5 - Criando novos documentos

Affinity Photo #5 - Criando novos documentos

Quando você cria seu novo documento, você especifica uma variedade de configurações de cores e dimensões de página em função…
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Fechar Menu