Tutorial de Illustrator: Como criar um efeito de texto cromado legal

* Este tutorial foi criado originalmente em 2011, as dicas e técnicas explicadas podem estar um pouco diferentes em versões posteriores.

Siga este passo a passo para criar um efeito de texto cromado retrô super legal no Illustrator. Vamos usar uma variedade de gradientes para dar a impressão de destaques brilhantes, em seguida, levamos o texto para o Photoshop para alguns retoques finais.

Este tutorial, é uma tradução de Spoon Graphics.

spoon

O efeito cromado que vamos criar foi inspirado pelo efeito popular dos anos 80 e 90. Uma seleção de gradientes ajudarão a construir o efeito de destaque, enquanto a reflexão ao longo do centro do texto é típico desse estilo de efeito de texto.

img1

Abra o Adobe Illustrator e adicione algum texto com a fonte que você escolher. Aqui, eu estou com um estilo Gótico e uma fonte Goudy Text. Pressione CMD+Shift+O ou vá em Tipo > Criar contornos, para converter o texto em formas sólidas.

img2

Dê ao texto um preenchimento de gradiente alternando amostras de cores entre branco e azul escuro. Altere o ângulo para que o gradiente flua horizontalmente.

img3

Selecione o texto e vá para Objeto > Caminho > Deslocar caminho (Object > Path > Path Offset). Na caixa de opções, insira um deslocamento de -0.75 mm. Uma vez feito isso, clique com o botão direito sobre texto para desagrupar.

img4

Troque o deslocamento do novo preenchimento de gradiente para um gradiente vertical azul e dê-lhe um deslocamento de 0.75 usando um azul médios nas cores do gradiente.

img5

Selecione as formas exteriores, mais uma vez e adicione outro caminho externo, desta vez com 0.5 pt nas configurações de deslocamento.

img6

Altere as amostras brancas na janela de gradiente, para preto, em seguida, desloque o texto para baixo um pouco, para dar um ar de aparência tridimensional.

img7

Use a Ferramenta Caneta para desenhar uma forma áspera em torno do texto. Preste atenção na linha que atravessa o centro do texto, para garantir que as curvas estão limpas.

img8

Copie e cole na frente (CMD+F) uma duplicata das formas de texto internas. Selecione todos eles e vá em Objeto > Caminho composto > Faça.

img9

Selecione o caminho composto juntamente com a forma temporária e selecione a opção Intersect na janela Pathfinder para aparar o tamanho da forma.

img10

Ajuste o preenchimento de gradiente da forma interna com fluxo de preto de azul para branco. Altere as alças do gradiente em direção ao centro da cor.

img11

Os vários gradientes realmente ajudam a construir uma série realista de destaques e reflexões.

Retoques no Photoshop


img12

A versão vetorizada do efeito de texto parece muito legal, mas podemos terminar o projeto com o bom e velho Photoshop. Importe uma textura, retire a saturação e inverta para um fundo agradável.

img13

Cole no texto do Illustrator, em seguida, adicione um efeito acetinado ao estilo de camada. Mude a cor para preto, o modo de mistura para overlay e contorno para semi-redondo, em seguida, mexa na distância e tamanho para ajustar a quantidade de distorção sobre os gradientes.

img14

Faça algumas manchas de preto em uma nova camada com um pincel macio, em seguida, CMD+Clique na camada de texto para carregar a seleção. Inverta a seleção, em seguida, elimine o excesso. Mude o estilo da camada para soft light, e ajuste a opacidade para criar algumas mudanças nos tons para o efeito de texto.

img15

Repita este passo, mas desta vez com algumas manchas brancas para adicionar alguns destaques tonais ao texto.

img16

Essas mudanças sutis, ajudam a adicionar um toque de realismo para que as cores e gradientes não fiquem tão uniformes.

img17

Termine o efeito de texto com algumas pinceladas de estrela, para criar alguns realces brilhantes. Coloque uma forma de estrela em áreas-chave, tais como cantos que refletem a luz.

img18

Os últimos retoques no Photoshop realmente dão um nível maior para o efeito com mudanças tonais e destaques, que simplesmente não são possíveis de se fazer no Adobe Illustrator.

Este tutorial, é uma tradução de Spoon Graphics.

 

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Affinity Photo #4 - Abrindo imagens RAW

Você pode abrir imagens raw de sua câmera digital diretamente no Affinity Photo. Ao fazer isso, você será capaz de…
Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Como vetorizar o seu lettering de forma rápida e fácil no Adobe Illustrator

Hoje vou compartilhar com vocês um dos primeiros vídeos do canal Corporação Criativa onde ensino sobre a vetorização automática feita…
Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Affinity Photo #3 - Abrindo documentos

Você pode abrir fotografias e imagens rasterizadas, bem como uma variedade de imagens raw de câmeras populares no Affinity Photo,…
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Fechar Menu