Tutorial de Illustrator: como criar rapidamente um personagem de celular bonito

Neste tutorial de hoje, eu vou mostrar-lhe como criar uma ilustração de um personagem bonito, usando algumas das formas e ferramentas mais básicas do Illustrator, combinadas com o poder dos modos de mesclagem.

Este tutorial, é uma tradução de envatotuts+.

Vamos começar!

Passo 1

Como sempre, em cada projeto, a primeira coisa que precisamos configurar é o documento. Vá para Arquivo > Novo ou use o atalho de teclado Ctrl+N para criar um arquivo de 800px*800px, usando as seguintes configurações:

Número de pranchetas: 1
Unidades: Pixels

E a partir da guia Avançado:

Modo de cor: RGB
Efeitos rasters: Tela (72 ppi)
Alinhar novos objetos a linha de grade: Verificado

img1

Nomeie o arquivo como quiser, e, em seguida, vamos passar para a próxima etapa.

Passo 2

Não importa o projeto em que você esteja trabalhando, você deve sempre tentar e usar camadas, uma vez que pode ajudar muito quando se trata de criar e estruturar seu projeto, permitindo que você se concentre em um seção de cada vez, sem o medo que você tenha acidentalmente movido ou extraviado uma forma.

Assim, supondo que você já sabe como usar o painel de camadas, crie três camadas e nomeie-as da seguinte forma:

Camada 1: Personagem Telefone
Camada 2: Símbolos Secundários
Camada 3: Sobreposição de Gradiente

img2

Passo 3

Começaremos o projeto trabalhando sobre o personagem de iPhone pequeno e bonito, que vai ser realmente um processo muito fácil, como você verá nos seguintes passos.

Posicione-se sobre a primeira camada e, em seguida, usando a Ferramenta Retângulo Arredondado, crie uma forma com 168px*314px e o Raio de canto em 20px, e vamos colorir usando #64c4f1 e alinhe para o centro da nossa prancheta.

img3

Passo 4

Dê a forma de um esboço, selecionando-o e, em seguida, vá até Objeto > Caminho > Deslocar caminho e inserindo 6px para o campo de valor Deslocamento. Deixe todas as outras configurações como estão e pressione OK.

img4

Passo 5

Vamos colorir o contorno utilizando uma tonalidade mais escura #1b456b para que ele possa se destacar da forma principal.

img5

Passo 6

Usando a Ferramenta Retângulo M, crie uma forma de 230px*140px (#659def) que funcionará como display, e dê-lhe uma espessura de 6px (#1b456b). Selecione e posicione as duas formas em direção ao centro do corpo do celular, deixando uma distância de 38px entre elas e o contorno maior.

img6

Passo 7

Comece a adicionar detalhes ao criar os sensores da parte superior (#1b456b), os botões laterais (#1b456b) e o botão de fundo redondo (esboço: #1b456b; cor de preenchimento: #519fc4).

img7

Passo 8

Usando a Ferramenta Elipse (L), comece a trabalhar no rosto do personagem através da criação de dois círculos com 18px*18px (#1b456b), posicionando-os 60px um do outro, eles irão funcionar como os olhos.

Em seguida, adicione outro círculo de 28px*28px, que vamos precisar para transformar em uma boca, lançando seu preenchimento com seu contorno (selecione a forma > Shift+X) e corte-o ao meio, dando-lhe uma espessura de 6px.

Posicione a boca logo abaixo dos olhos, e, em seguida, agrupe no Ctrl+G e posicione o rosto em direção ao centro da tela.

img8

Passo 9

Adicione um par de bochechas coradas, através da criação de dois círculos de 20px*20px, que iremos colorir usando a cor #4f8bd3 e, em seguida, posicione debaixo dos olhos, alguns pixels mais para fora.

img9

Passo 10

Uma vez que o celular estiver bem feito, podemos agora nos concentrar na adição de pequenos detalhes, tais como luzes e sombras ao seu corpo e a tela.

Comece selecionando a forma principal do telefone, e duplique (Ctrl+C, Ctrl+F). Em seguida, use para criar um deslocamento interior, indo em Objeto > Caminho > Deslocar Caminho e inserindo -4px no campo de valor.

Em seguida, selecione tanto o duplicado quanto o deslocamento, e use Pathfinder’s Minus Front para criar um recorte, que vai se transformar em um destaque anelar ao redor da borda, definindo sua cor para branco (#FFFFFF), o seu modo de mesclagem para Luz Suave e a sua Opacidade para 80%.

img10

Passo 11

Usando os mesmos valores usados na etapa anterior, adicione dois destaques verticais para o lado direito do telefone, e outro logo abaixo da seção inferior do contorno da tela, mantendo a mesma espessura de 4px quando possível.

img11

Passo 12

Comece a adicionar algumas sombras sobre a tela e o botão redondo, usando preto (#000000) para a cor e 14% para a opacidade.

img12

Passo 13

Termine o processo de detalhamento, adicionando os destaques diagonais que passam por cima da tela (Cor: branco #FFFFFF; Modo de mesclagem: Luz Suave; Opacidade: 30%), e as duas cintilações em forma de estrela no canto superior esquerdo do celular (Cor: branco #FFFFFF; Modo de mesclagem: Luz Suave; Opacidade: 80%).

Em seguida, selecione e agrupe todas as formas em conjunto, utilizando o atalho de teclado Ctrl+G.

img13

Passo 14

Adicione uma elipse de 144px*10px debaixo da ilustração principal, definindo sua cor para preto (#000000), enquanto reduz sua opacidade para 20%.

img14

Passo 15

Crie padrões secundários.

Esta parte é realmente fácil e divertida, uma vez que você terá que criar um monte de formas, a partir de quadrados para círculos, além de sinais, triângulos e diamantes, que então você vai dispersar em torno de cada lateral, a fim de obter uma boa aparência para o padrão.

Use traços grossos de 4px e cor #1b456b para criar as formas, e tome seu tempo para se certificar de que acabe ficando não apenas lúdico, mas também orgânico e espontâneo.

img15

Passo 16

Crie uma cópia das principais formas do celular (seu contorno e os botões laterais) e uma cópia dos padrões secundários (que você vai precisar expandir indo em Objeto > Expandir > Preenchimento e Contorno), e colá-los na terceira camada.

Em seguida, selecione todas as formas, e vá para Objeto > Caminho composto e clique em Faça. Isto, fará basicamente todas as suas formas agirem como um pedaço maior, que é exatamente o que queremos, já que vamos estar aplicando um gradiente sobre elas na etapa seguinte.

img16

Passo 17

Selecione o caminho composto que acabou de criar, e crie um gradiente linear usando #0000ff para a cor esquerda e #00ffff para o lado direito, certificando-se de definir o ângulo de 90 graus.

img17

Passo 18

Finalmente, ajuste o gradiente, definindo o modo de mesclagem para Luz Direta e reduza a opacidade para 28%.

img18

Fim!

Espero que você tenha conseguido aprender novos truques ao longo do tutorial, se quiser, pode nos enviar um e-mail mostrando o que conseguiu criar.

img19

Este tutorial, é uma tradução de envatotuts+.

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como criar um lettering em 8 passos

Como criar um lettering em 8 passos

Que tal aprender mais uma técnica para o desenho de lettering? Nesse vídeo eu vou te ensinar como desenvolver um…
Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Quais os materiais básicos para começar a praticar caligrafia?

Para quem está começando a estudar caligrafia uma das primeiras dúvidas que surgem é “que materiais eu devo utilizar para…
Affinity Photo #2 - Introdução as personas

Affinity Photo #2 - Introdução as personas

Pense nas Personas como formas diferentes de trabalho no Affinity Photo. Se você quiser trabalhar puramente com ferramentas de edição…
Windows fechando aplicativos imediatamente depois de abertos

Windows fechando aplicativos imediatamente depois de abertos

Um problema que enfrentei e que me tirou do sério nos últimos dias foi este: eu abria o Affinity Photo…
Fechar Menu