Tutorial de Adobe Illustrator: Como criar um vetor com escala de cinza monocromático

No tutorial de hoje, vamos mostrar como criar um retrato monocromático de uma fotografia. O tema de hoje é inspirado por Aydian Downling, que nos deus permissão para usar uma das suas fotos para este tutorial.

Este tutorial, é uma tradução de: envatotuts+.

Então, vamos começar a criar o vetor de Aydian.

Passo 1

Aydian teve a gentileza de nos fornecer uma imagem de alta resolução de si mesmo para este tutorial. Ele foi fotografado por várias pessoas, mas escolhemos uma selfie que ele tirou de si mesmo, pois assim temos certeza de que ele detém os direitos autorais da imagem.

imagem aydian

Passo 2

Estamos indo usar o Adobe Photoshop para inserir tons de cinza na imagem. Faça isso indo até Imagem > Ajustes > Preto e Branco.

Dependendo da imagem que você está usando, localize a predefinição mais adequada ou modifique a partir da seleção que você tem. Nós optaremos pela predefinição de Branco Máximo, e em seguida, clicamos no OK.

clicamos no ok

Passo 3

Abra o Adobe Illustrator e crie um novo documento de impressão.

Vá em Arquivo > Inserir, para colocar a nossa imagem de referência na prancheta de desenho do Illustrator. Adicione um retângulo com preenchimento branco, com opacidade definida para 50% em uma nova camada. Finalmente criamos uma nova camada para adicionar as formas de base.

formas de base

Passo 4

Com a Ferramenta Caneta, crie bases para cada uma das principais áreas, tirando-se o cabelo. Use um preenchimento de cor média para essas áreas.

cor média

Passo 5

Sera muito demorado criar as formas para os tons médios, então, o que faremos é desenhar os destaques no rosto e, em seguida, removê-los usando a opção Pathfinder > Minus Front de um duplicado da forma de base da face.

Assim, com a ferramenta caneta, aumentamos os destaques do rosto de Aydian.

destaques

Então, selecionamos as formas e criamos um caminho composto (Ctrl+8). Isto torna as coisas mas fáceis, em seguida, selecionamos esta única forma e usamos uma cópia da base, com Pathfinder > Minus Front.

pathfinder

Passo 6

Usando a primeira forma como um guia, em seguida, repetimos esse processo para criar novas formas e assim desenhar a pele. Ao definir a camada de modo a delinear, podemos ter certeza de que os limites das novas formas não são cópias exatas umas das outras, e portanto, criamos uma graduação, mesmo na sombra.

graduação

Passo 7

Com as quatro primeiras formas de sombreamento criadas, vamos colocar um preenchimento cinza e defini-las como modo de mistura: Multiplicação, com opacidade de 15%.

multiply

Passo 8

Agora que as sombras de tons médios foram feitas, começamos a desenhar as sombras mais escuras. Mais uma vez, estaremos usando a ferramenta caneta, mas desta vez não vamos estar usando o método Pathfinder. Vamos só desenhar as formas gerais.

Você vai notar na imagem abaixo, que fomos além da base da face. Não se preocupe com isso, pois será corrigido mais tarde.

base face

Passo 9

Como antes, adicionaremos mais formas para as sombras mais escuras.

sombras escuras

Passo 10

Então, selecionamos as formas de sombra escura, e aplicamos o modo de mistura Multiplicação, com opacidade a 15%. Aqui está o nosso sombreamento até agora:

sombreamento até agora

Passo 11

As formas de sombreamento são então, agrupadas (Ctrl+G), e com uma base do rosto duplicada, vamos selecionar tanto o grupo, como o duplicado, para criar uma máscara de recorte (Ctrl+7).

máscara de recorte

Passo 12

Agora, podemos adicionar formas ainda mais escuras. Elas irão usar um tom mais escuro de cinza, e serão formas menores. Devem ser definidas como modo de mistura Multiplicação, com opacidade a 5%. Serão agrupadas, e em seguida, adicionadas a máscara de corte.

adicionadas a mascara de corte

Passo 13

Adicione destaques para a pele. Eles são feitos com gradientes radiais transparentes, utilizando uma cor esbranquiçada. Crie uma borda suave em gradiente para as formas, isso contribui para uma transição mais suave nas sombras e destaques.

Isto é definido como Blending Mode Screen (Modo de tela de mistura), opacidade de 30%.

opacidade de 30

E é assim que está o nosso efeito até agora:

Até agora

Passo 14

Colocamos o sombreamento e a imagem de referência lado a lado, e analisamos para encontrar quaisquer diferenças notáveis. As vezes, você pode adicionar muita sombra ou muito destaque nas áreas, e observando o sombreamento próximo do original, você pode notar onde precisa fazer alterações.

É claro que este passo só se aplica se você está vetorizando alguém que você conhece ou alguém reconhecível. Esta atenção extra aos detalhes pode ajudar a adicionar uma semelhança de seu retrato mais próxima da semelhança da fotografia.

semelhança

Passo 15

A primeira coisa que vamos fazer agora, é criar a base do cabelo. Faremos isso traçando a imagem de referência com a ferramenta caneta. Criamos uma linha em ziguezague ao logo da linha do cabelo, mas não contornamos ela precisamente, pois vamos colocar mais detalhes em breve.

traçando

Passo 16

Para adicionar detalhes ao cabelo, iremos criar uma cônica (curva) de uma elipse preta, com o pincel artístico.

elipse preta

Passo 17

Usando a ferramenta pincel (B), desenhe pequenos acidentes vasculares cerebrais em torno da linha do cabelo com o pincel cônico. Isto é para dar uma linha fina mais detalhada.

Em seguida, selecione todos os acidentes vasculares cerebrais e vá para Objeto > Expandir. Enquanto os traços ainda estão selecionados, selecione bem a base e use Pathfinder > Unite para combinar todas as formas e criar uma forma básica para o cabelo.

pathfinder 3

Passo 18

Agora, temos uma linha fina mais detalhada, o resto da base precisa de mais detalhes. Cabelos finos estarão indo para a fora da base. A fim de fazê-los, use a ferramenta caneta com o pincel cônico para desenhar estes cabelos esvoaçantes. Em seguida, repita o processo de Objeto > Expandir e Pathfinder > Unite.

repita o processo

Passo 19

O estilo de renderização que estamos trabalhando, é menos detalhado do que meus retratos anteriores. Vamos detalhando mais para a base e com um sombreamento sutil, pois é melhor do que a adição de centenas e milhares de traçados individuais.

Para conseguir isso, você precisará usar o painel aparência, para adicionar gradientes e escurecer as bordas da forma de base.

aparência

Passo 20

Como a base está escura e o cabelo de Aydian é loiro, vamos precisar adicionar traços para o cabelo, usando o Blending Mode Screen, para criar um tom mais claro. Começamos a usar pontos maiores (3 pt) e uma opacidade baixa, e depois adicionamos detalhes mais refinados. Reduzimos a espessura do traçado para 1 pt, e usamos uma maior opacidade.

Os traçados iniciais serão feitos com a ferramenta caneta, assim temos mais controle sobre as curvas. Então, assim que for progredindo, utilizamos a ferramenta pincel.

ferramenta pincel

Passo 21

Para ajudar o couro cabeludo a se misturar mais na pele e tirar um pouco mais da borda dura, adicione cargas de pintura ao longo do cabelo com uma baixa opacidade. Isso ajuda a adicionar a definição de alguns dos traços mais definidos na linha do cabelo, e ajuda a mostrar mais espaços no couro cabeludo.

mais espaços

Passo 22

Observamos que as raízes do cabelo e dos lados do cabelo não são tão escuras como queríamos que fossem. Então, o que faremos é criar formas para cobrir essas áreas, definindo o modo de mesclagem multiplicação, para escurecê-las. Agora agrupamos e usamos uma cópia da base do cabelo para criar uma máscara de corte (Ctrl+7).

modo de mesclagem

Passo 23

Finalmente, podemos adicionar traços mais brilhantes para o cabelo e criar os destaques maiores.

destaques de pico

Passo 24

Quando criamos a pele, também inserimos um maior sombreamento nos lábios. Não realizaremos o sombreamento dos lábios separadamente da pele, os lábios são a pele e não podemos dar a ideia de que esteja flutuando sobre a pele.

No entanto, quando formos acrescentar os pequenos detalhes, teremos que adicionar formas menores para intensificar o contraste nos lábios. Eu recomendo que usemos a Ferramenta Bolha de Pincel (Shift+B), para criar essas formas.

bolha de pincel

Passo 25

Ao adicionar os olhos, usamos elipses dentro de máscaras de corte nas formas dos globos oculares. Usamos o painel aparência com a ajuda do Offset Path (Deslocamento de Caminho) para criar o efeito necessário na pupila e íris.

pupila

Passo 26

Novamente, comparamos o retrato com o lado da imagem original, para que possamos modificar as sombras e destaques, se necessário. Ao usar tais opacidades abaixo, as vezes pode ser difícil equilibrar o contraste corretamente. Por isso, é melhor analisar a imagem original e olhar para as áreas-chave.

Por exemplo, observe como há sombras escuras ao redor do olho direito. Estas sombras devem ser mais escuras do que as sombras sobre o nariz, e assim por diante.

sombras sobre o nariz

Passo 27

Adicione traços mais escuros para o cabelo, para ajudar a defini-lo ainda mais. Se você olhar para a imagem original, vai ver que há vertentes bem definidas e tufos de cabelo na parte da frente da linha do cabelo. Isso realmente precisa ser replicado na criação do cabelo, a fim de ajudar a tornar a aparência do retrato mais convincente.

aparencia do retrato

Começamos agora a adicionar o cabelo facial e sobrancelhas. Usarmos o modo de mesclagem ecrã dando pinceladas com o pincel cônico e a ferramenta pincel (B).

Para o cabelo facial, desenhamos os traços ao redor da área em primeiro lugar, e e então, preenchemos os acidentes vasculares cerebrais. Isso torna mais rápido o processo de renderização.

renderização

Passo 28

Usaremos o modo de mesclagem multiplicação para adicionar traços sombrios. Terminamos adicionando mais traços finos no modo tela de mistura, para mostrar alguns bigodes capturados pela luz.

bigodes

Passo 29

Para terminar o retrato, adicionamos cílios e destaques aos olhos. Todo mundo tem cílios, embora as mulheres possam ter cílios mais exagerados, devido ao uso de rímel e cosméticos.

cílios

Resultado final:

resultado final

Este tutorial, é uma tradução de envatotuts+.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

As ferramentas Sobreposição podem ser usadas juntamente com o painel Sobreposições para que você possa aplicar ajustes padrão em áreas…
Praticando Caligrafia e Lettering

Praticando Caligrafia e Lettering

Nesse vídeo que fiz em meu canal Corporação Criativa eu faço algumas demonstrações sobre criação de caligrafia e lettering com diferentes canetas.…
Como é o processo de criação de um lettering?

Como é o processo de criação de um lettering?

Estou de volta trazendo mais um vídeo do canal Corporação Criativa onde explico um pouco como é o processo de criação de…
Fechar Menu