Tutorial de Photoshop: Como criar um efeito vintage

Efeitos vintage fazem sucesso em filtros do Instagram e aplicativos de edição de imagem para smartphones. No tutorial de hoje, você vai aprender a reproduzir um efeito lavado vintage usando o Photoshop. Com as dicas que já dei sobre actions, você pode criar ações pra reproduzir o efeito automaticamente.

Este tutorial é uma tradução do post How To Create a Washed Out Vintage Matte Photo Effect do Blog Spoon Graphics. Visite o artigo original.

O efeito que vamos criar trará às suas imagens cores quentes e um contraste lavado, inspirado em filmes analógicos antigos. Nós vamos reproduzir isso utilizando camadas de ajuste do Photoshop e alguns modos de mesclagem.

Como o efeito do tutorial foi criado usando uma imagem exclusiva, tomei a liberdade de procurar algumas imagens semelhantes na internet, que deixo abaixo para você baixar e praticar o que vai ver no tutorial.

Abra a sua imagem no Photoshop e comece adicionando uma cama de ajuste de níveis.

Arraste o controle deslizante de preto para reduzir o contraste e remover as sombras da imagem. Em seguida, faça alguns ajustes nos controles de tons escuros e claros para trazer um pouco mais das sombras que perdemos e iluminar as áreas claras.

Em seguida, adicione outra camada de ajuste, desta de Black and White. Mantenha as opções padrão mas reduza a opacidade da camada para cerca de 40%, a fim de permitir que algumas cores originais sejam resgatadas, criando um efeito lavado.

Agora adicione uma camada de ajustes e Color Balance. Mude para editar os Shadows e aumente os vermelhos para cerca de +20, mude também o amarelo para -30 (estes valores podem ser modificados de acordo com a sua imagem). Detalhe: Mantenha a opção Preserve Luminosity habilitada.

Ainda na camada de Color Balance, ative a edição dos Midtones e aumente o amarelo para +30 para aquecer a imagem. Repita o mesmo selecionando a edição dos Highlights.

Altere o modo de mesclagem da camada de Color Balance para Lighten para criar um efeito de interação entre as mudanças de cores com a imagem original.

Também podemos adicionar mais tons de ouro, adicionando uma sobreposição de gradiente usando variações de marrom claro. Adicione uma camada de ajustes de Gradient e selecione uma transição entre as cores #5b3c2c e #efdbcd. Ajuste o ângulo para 45º para que o gradiente fique na diagonal.

Mude o modo de mesclagem da camada do gradiente para Vivid Light para que os tons marrons se misturem com a imagem e criem uma atmosfera vibrante.

Reduza a opacidade da camada do gradiente para deixar o efeito mais sutil.

Nenhum efeito vintage fica completo sem um efeito de ruído para dar um aspecto mais envelhecido para a imagem. Neste link você pode baixar algumas texturas de poeira e rabiscos para aplicar à imagem. Faça o download e arraste a que achar mais legal para dentro da sua imagem. Mude o modo de mesclagem para Screen para que o fundo preto fique transparente e, em seguida, reduza a opacidade para 30% pra deixar as marcas mais sutis.

O efeito final traz um olhar mais tradicional e lavado à imagem, trazendo cores mais quentes com detalhes dourados, amarelos e marrons. Em cada etapa deste tutorial usamos camadas de ajustes, isso permite que você possa fazer ajustes a qualquer momento para alterar o resultado.

Você também pode utilizar outros efeitos, como criar uma vinheta (caso a sua foto ainda não tenha uma) e deixar a imagem ainda mais legal.

Este tutorial é uma tradução do post How To Create a Washed Out Vintage Matte Photo Effect do Blog Spoon Graphics. Visite o artigo original.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Resgatando cores com Affinity Photo

Resgatando cores com Affinity Photo

A persona revelar permite fazer a pós-produção de imagens de maneira eficiente resgatando detalhes para resultados incríveis.
Tudo sobre o app Creative Cloud

Tudo sobre o app Creative Cloud

Vamos explorar cada menu e opção do hub de gerenciamento de aplicativos da Adobe.
Como fazer um cartão personalizado

Como fazer um cartão personalizado

Aprenda nesse tutorial como criar um cartão personalizado de forma fácil.
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Fechar Menu