Tipografia básica #10 – Hierarquia do texto

Em design, aprendemos sobre hierarquia visual, que consiste em estruturar os elementos em uma página ou layout, de maneira que o olhar do leitor siga um caminho predeterminado. Assim, os olhos são guiados primeiro para informações de destaque, e mais importantes, seguindo para informações secundárias e menos importantes.

No estudo da tipografia, temos a hierarquia do texto, que trata-se justamente de um guia lógico e visual, que possibilita organizar os vários níveis que normalmente acompanham o corpo de um texto.

A hierarquia indica diferentes graus de importância pelo emprego de diferentes tamanhos de tipos e de estilos tipográficos. É importante notar, porém, que o uso de uma hierarquia de texto muito complexa pode distrair o leitor, e reduzir a harmonia visual.

Tipografia ©Shutterstock
Tipografia ©Shutterstock

A hierarquia de texto é muito comum no design para web, ajudando inclusive a priorizar determinados conteúdos em uma página para os mecanismos de busca, quando associados aos níveis de cabeçalho HTML. Com diferentes níveis de cabeçalho, é possível indicar qual o título de uma página, o seu subtítulo, e quais os tópicos de terceiro nível e quantos níveis mais baixos forem necessários.

Quando falamos de tipografia impressa, a hierarquia do texto é um elemento poderoso, e estabelece o ritmo e a ordem com que cada elemento é percebido na página. A hierarquia de texto pode ser aplicada seguindo estes critérios:

Cabeça A

A cabeça A corresponde ao nível principal do texto, e geralmente é reservada ao título do projeto. Ela usa o maior tamanho do corpo – aqui exemplificado com negrito 28, para indicar o seu predomínio.

Cabeça B

No segundo nível da hierarquia, a cabeça B é composta em corpo menor do que a cabeça A, aqui exemplificada com tipo em tamanho 21, mas continua sendo maior do que o utilizado no corpo do texto. A cabeça B geralmente é usada nos títulos de capítulos.

Cabeça C

A cabeça C pode ser composta com o mesmo corpo utilizado para o texto, mas ser diferenciada pelo uso da versão itálica ou negrita do tipo.

Ao utilizar hierarquia em seu texto, deixe bem claro para o seu leitor em que ponto deverá iniciar a leitura. Uma boa forma de fazer isso é definindo estilos de texto, o que impõe uma hierarquia visual. Nossos olhos são atraídos primeiramente pelos grandes elementos e só depois procuram os elementos secundários.

Títulos devem ter peso maior que subtítulos, assim como os subtítulos devem ser maiores que o texto corrido e as legendas. O mesmo critério pode ser empregado com fotos e ilustrações.

Na imagem abaixo, eu extrai uma das páginas do manual de uso do Adobe Illustrator. Note como a hierarquia do texto é empregada para dar destaque ao título principal, que compreende a um capítulo do manual, seguida por seções também destacadas com peso e tamanho diferentes, mas que possuem importância menor em relação ao título da página.

title_PoD
O uso de espaços ajuda a reforçar a hierarquia do texto, delimitando a fronteira entre as informações

E como já é comum na nossa série Tipografia Básica, deixo à seguir alguns links para você se aprofundar mais no assunto:

Você pode clicar aqui e acompanhar todos os artigos da série Tipografia básica.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como fazer um cartão personalizado

Como fazer um cartão personalizado

Aprenda nesse tutorial como criar um cartão personalizado de forma fácil.
Review - Desenhar a figura humana

Review - Desenhar a figura humana

Confira nesse review uma excelente dica de livro de desenho que vai ajudar você a aprimorar sua habilidade no desenho…
Cor #10 - Dimensões da cor

Cor #10 - Dimensões da cor

Aprenda o que é matiz, saturação e luminosidade e como elas são usadas para descrever a cor.
Cinco Lições de design por Steve Jobs

Cinco Lições de design por Steve Jobs

Veja nesse artigo cinco lições de design deixadas pelo grande Steve Jobs.
Fechar Menu