Produção Gráfica #20 – As cores no processo sem retículas

A Flexografia é um processo de impressão gráfica em que a fôrma, um clichê de borracha ou fotopolímero, é relevográfica, algo muito parecido com um carimbo rotativo gigante, que falaremos em mais detalhes adiante nesta série.

O sistema pode ser considerado como um “bisneto” do carimbo. Usa-se tintas líquidas altamente secativas, a base de água, solvente ou curadas por luz UV ou feixe de elétrons.

la-foto-4

Por causa do método um tanto quanto rústico, é muito difícil a utilização de policromias. Embora o recurso de reticulagem seja poderoso, não é possível utilizá-lo em todos os processos de impressão, como é o caso de serigrafias e flexografia.

Nestes processos a cor que será impressa corresponde exatamente a cor que a tinta possui. Se você quiser estampar com letras vermelhas em uma camiseta, terá de usar tinta vermelha. Caso você precise de uma nova cor, uma nova tela/impressão precisará ser feita e uma nova cor de tinta usada.

serigrafia

Na flexografia é comum utilizar máquinas que são capazes de imprimir em até 8 cores diferentes, e na serigrafia existem dispositivos que permitem utilizar várias telas ao mesmo tempo, conhecidos como “aranhas”.

Um exemplo de "aranha" para serigrafia
Um exemplo de “aranha” para serigrafia

Embora não seja recomendado, é possível utilizar retículas, porém, na maioria das vezes o recurso só pode ser aproveitado para retículas muito grandes, com pontos facilmente visíveis a olho nu. A simulação do meio-tom é deficiente, a não ser que seja observado de longe, sendo a retícula algo muito mais parecido com a impressão a traço do que o meio-tom propriamente dito.

A flexografia é amplamente utilizada na produção de embalagens, e tem evoluído bastante quanto ao processo de reprodução de retículas. Já é possível encontrar máquinas de impressão flexográficas capazes de reproduzir meios tons com maior precisão.

Assista abaixo um vídeo falando sobre o processo em mais detalhes.

Pra não perder o costume, alguns links para você continuar estudando:

Não deixe de visitar os demais artigos da série Produção Gráfica e de acompanhar as próximas atualização.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Resgatando cores com Affinity Photo

Resgatando cores com Affinity Photo

A persona revelar permite fazer a pós-produção de imagens de maneira eficiente resgatando detalhes para resultados incríveis.
Tudo sobre o app Creative Cloud

Tudo sobre o app Creative Cloud

Vamos explorar cada menu e opção do hub de gerenciamento de aplicativos da Adobe.
Como fazer um cartão personalizado

Como fazer um cartão personalizado

Aprenda nesse tutorial como criar um cartão personalizado de forma fácil.
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Fechar Menu