Produção Gráfica #16 – Cores especiais

Cores especiais (ou spot) são tintas especiais pré-misturadas utilizadas em lugar de tintas de processo (CMYK) ou além delas. Cada cor spot precisa de sua própria chapa na impressão. (Como um verniz precisa de uma chapa separada, também é considerado uma cor spot.)

Quando utilizamos o processo CMYK para a criação de qualquer cor de escala, estas cores são o resultado da mistura dos pontos de retícula (meio-tom). Isto não ocorre quando utilizamos cores especiais, que são impressas no que conhecemos como traço.

De modo geral, cores especiais são cores prontas, e que precisam de uma chapa exclusiva quando são impressas, como uma tinta roxa, vermelha, laranja ou qualquer outra cor que não seja cor de seleção.

Cores especiais ©Shutterstock
Cores especiais ©Shutterstock

As cores especiais são usadas quando desejamos produzir um material em apenas uma cor, ou quando o objetivo é reproduzir uma cor impossível de se imprimir no processo CMYK, como prateado, dourado, cores fluorescentes ou brilhantes. Um bom exemplo de cores especiais/spot são as cores fornecidas pela Pantone.

As cores especiais também são utilizadas quando desejamos economizar em processos que utilizam uma ou duas cores no máximo. Quando imprimimos em CMYK, todos os custos de impressão (exceto papel) são multiplicados por quatro, são quatro chapas, quatro tintas, quatro passadas na máquina. Ao utilizarmos cores especiais, podemos combinar cores já prontas, assim, se precisarmos criar um cartaz roxo e laranja, por exemplo, ao invés de misturarmos quatro cores para chegar no resultado, usaremos apenas duas chapas e duas cores, reduzindo os custos pela metade.

O uso de cores especiais também pode elevar os custos de impressão. Isso ocorre quando estas cores são usadas em conjunto com o processo CMYK. Quando você imprime um material totalmente colorido (CMYK), e precisa adicionar um detalhe prateado ou dourado, ou precisa reproduzir um logotipo em uma cor especial, a gráfica precisará usar uma chapa extra para isto, além de precisar limpar o equipamento para a utilização da nova cor, aumentando assim o tempo de produção, o trabalho, e os custos.

Veja a seguir um exemplo de um cartaz criado em CMYK com detalhe em cor especial dourada.

Resultado
Resultado
Ciano
Ciano
Magenta
Magenta
Amarelo
Amarelo
Preto
Preto
Pantone Dourado
Pantone Dourado

Como você pode ver, o material exigiu a utilização das quatro chapas CMYK para a impressão do cartaz colorido, mais uma chapa exclusiva para a impressão da cor especial dourada.

Normalmente, não se utiliza meio-tom para a mistura ótica com cores especiais, dada a dificuldade de se precisar o resultado que será obtido. O que exatamente resultaria da combinação de 60% de pontos impressos em tinta lilás e 30% impressos em amarelo ocre? Não há escala para isso, justamente por que estas não são cores básicas de nenhuma escala disponível (por isso são cores especiais, não cores de seleção).

Nos próximos artigos da série Produção Gráfica, vamos entender como funciona a especificação das cores especiais. Não perca.

Compartilhe este artigo:

Este post tem 0 comentários

  1. Estou tentando fazer uma restauração em uma máquina de costura singer antiga, um reparo nos decalques originais dela. O tipo de adesivo que pretendo usar é o waterslide, aquele que descola a parte de trás no o contato com a água. Minha dúvida é a seguinte: qual tipo de tinta usar para imprimir esses decalques? A cor é dourado. É qual tipo de Verniz se usa para fixar e proteger o decalque depois de aplicado? Vou deixar um link pra você entender melhor do que se trata. https://goo.gl/images/TqXAKc

    1. Oi Plinio, infelizmente este não é a minha especialidade. Geralmente quem trabalha com adesivos são empresas de comunicação visual, o meu segmento é o gráfico.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Windows fechando aplicativos imediatamente depois de abertos

Windows fechando aplicativos imediatamente depois de abertos

Um problema que enfrentei e que me tirou do sério nos últimos dias foi este: eu abria o Affinity Photo…
Affinity Photo #1 - O que é o Affinity Photo

Affinity Photo #1 - O que é o Affinity Photo

O Affinity Photo traz um novo começo para a edição de imagens para fotógrafos profissionais, retocadores e artistas conceituais. Com…
Illustrator básico para vetorização #01

Illustrator básico para vetorização #01

Quando lancei no ano passado o curso de Lettering completo na Suíte Criativa, deixamos bem claro que seria ensinado a…
Produção Gráfica #29 - Offset sem água (Driografia)

Produção Gráfica #29 - Offset sem água (Driografia)

A driografia é a precursora dos processos de impressão sem água modernos. Também conhecida como offset seco (sem água), foi…
Fechar Menu