Portfólio do leitor: Eduardo Silva

Desde sempre fui um apaixonado por esporte, mas nem sempre fui um apaixonado por design. Obviamente, como todo moleque, queria ser jogador de futebol, depois médico, depois cantor de banda de rock mundialmente famosa e por último, mas não menos importante, jornalista. Entretanto, antes de tudo isso eu tive minhas primeiras experiências com o design durante o Ensino Médio. Estudei numa escola que misturava o ensino tradicional com o técnico e lá conheci outros muitos apaixonados por esporte, mais especificamente o futebol. Lá, além de montarmos um time, o saudoso Eletrotécnica FC, também fazíamos periodicamente um torneio de vídeo game, ainda usando o finado Playstation 2. Foi aí que minha paixão pelo design começou. Como tínhamos um grupo no Facebook para organizar tudo, achei que seria interessante criar imagens para deixar o pessoal mais animado. Logo comecei a me aventurar no Photoshop e fui criando todo tipo de capa, pôster e coisas do tipo. Fui pegando gosto.

Logo Red Army Brasil

Design gráfico Design industrial Ilustração

Link do projeto no Behance.

Paralelamente eu fui convidado para escrever sobre o futebol inglês em um blog da área, o Falando de Premier League. Como sou torcedor do Manchester United e gosto muito de futebol internacional, aceitei. Lá escrevi vários textos sobre o clube do norte da Inglaterra e as histórias da Premier League, conciliando o design, que até então era um hobby, com o gosto por escrever. Foi nessa época que fui procurado pelo pessoal do MUFC BR, grande portal brasileiro sobre o United, e comecei a escrever colunas exclusivamente sobre o time, o que me divertia muito. Mais ou menos nesse período, prestei vestibular para jornalismo, mas não passei. Isso foi uma verdadeira ‘vitória na derrota’. Gosto de escrever e tenho apreço pelo Jornalismo, mas não é algo que ocupa o centro das minhas atenções. Após um período de reflexão comecei a cursar Publicidade e Propaganda e então o design entrou de vez na minha vida, lá em meados de 2013. Comecei a seguir artistas, páginas e meios especializados no tema, para ir aprendendo mais rápido. No primeiro semestre desse ano, estive no Chile fazendo intercâmbio. Fui me aventurar e estudar marketing e, sempre que podia, continuava me atualizando no que dizia respeito ao design. Foi aí que conheci o conteúdo do Clube, através do Twitter. Hoje a conta do site está em uma lista que tenho só com perfis relacionados ao design, uma das primeiras quando abro meu TweetDeck.

Matchdays – Red Army Brasil

Direção artística Design gráfico Ilustração

Link para o projeto no Behance.

Quando eu ainda estava no MUFC BR surgiu outro convite, dessa vez mais audacioso: a criação de um portal novo sobre o Manchester no Brasil, com mais alguns amigos. Aceitei e pouco tempo depois nascia o Red Army Brasil. Esse fato foi determinante na minha vida acadêmica e profissional também. Como somos um grupo de estudantes, o trabalho é todo colaborativo, ninguém ganha nada para escrever ou desenhar, então no fim das contas, o pilar central para que tudo aconteça é o companheirismo. Comecei como colunista pela minha experiência em outros sites, mas como todos precisam se ajudar para que algo assim dê certo, logo fui chamado para ajudar na parte gráfica: banners, imagens comemorativas, imagens para as colunas, um logo para o site, etc. Tudo isso me fez sair do bitmap, ir para o vetor e agora já estou fazendo minha iniciação na diagramação. A evolução foi notória, em parte pelo gosto e diversão, em parte pela necessidade que o Red Army Brasil tinha e isso me forçava a aprender mais e evoluir mais rapidamente. Hoje temos imagens para escalações pré-jogo, posters e todo tipo de coisa personalizada com as nossas características e o nosso jeito. E tudo é muito recompensador.

Calendário Red Army Brasil

Design gráfico Design industrial Ilustração

Link para o projeto no Behance.

Atualmente estou investindo em desenho propriamente dito, para melhorar minhas capacidades em ilustração. Ainda estou nos rascunhos mais básicos, porém acredito que com dedicação a coisa flui muito rápido e é nisso que eu aposto para seguir evoluindo não só na área de esportes, afinal o mundo é muito mais do que sua diversão natural. Então, por que não se aventurar em outros temas? É nisso que eu penso hoje.

The Boss

Ilustração

Link para o projeto no Behance.

Você também quer participar da série Portfólio do leitor? Entre em contato e fala pra gente um pouco sobre você e sua carreira. Não esquece de enviar o link do seu portfólio. Até a próxima!

Compartilhe este artigo:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Portfólio do leitor: Rônatan Bica

Portfólio do leitor: Rônatan Bica

Me chamo Rônatan Bica, sou estudante de design gráfico apaixonado por esse universo criativo. Meu interesse por design primeiramente venho…
Mockup para identidade visual GRÁTIS

Mockup para identidade visual GRÁTIS

Um mockup maroto para você apresentar projetos de marca e artigos de papelaria de uma forma atraente. O projeto inclui…
Mockup para caixa de Pizza GRÁTIS

Mockup para caixa de Pizza GRÁTIS

Já precisou apresentar aquele projeto maroto para pizzaria mas não encontrou o mockup certo? Neste post você vai encontrar um…
Portfólio do leitor: Gisele Sarian

Portfólio do leitor: Gisele Sarian

Sou designer gráfica, trabalhei em agências de Design com projetos para Kibon, Bauducco, Barilla, Suxxar, Embraer. Atualmente sou profissional liberal…
Fechar Menu