Portfólio do Leitor: Éder Suria

Éder Suria, natural de Pelotas/RS, 32 anos, virginiano, torcedor do Brasil de Pelotas (Xavante) e jogador de hockey in-line, é o nosso leitor convidado de hoje na série “Portfólio do Leitor“. Formado em desenho industrial, com uma vida corrida e voltada para o trabalho, fazendo o que gosta, ele tem um portfólio muito bacana, que sem dúvida alguma, serve de inspiração para muitos. Segue a apresentação!
Me formei em Desenho Industrial no ano de 2001, pelo CEFET-RS e fui morar em Itumbiara-GO para fazer o estágio. Porém a vaga era para desenhista mecânico, como achava que iria seguir apostando meus estudos no autocad mandei os trabalhos de curso e currículo para serem avaliados e fui chamado. Chegando lá, eu não tive um computador com autocad e sim réguas, compasso e esquadros! Mas o que eu realmente gostava era, nas horas vagas, dispor as peças em cima da mesa montando uma composição e fazer um rabisco de desenho de observação. Gostava de analisar a luz e sombra, o brilho que cada peça tinha. Voltei para a minha cidade, logo após o término do meu estágio e consegui uma vaga como assistente de direção de arte em uma agência de publicidade. Passei por algumas agências, comecei a me aprofundar nos estudos sobre o assunto e resolvi fazer Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Pelotas, onde me formei em 2010.

Interesse

Meu interesse sempre foi o desenho e a pintura. Gosto de testar os materiais! Meus lápis preferidos são os pasteis da Conté à Paris. Gosto bastante também dos lápis aquareláveis da Faber Castell. O papel que costumo usar é o canson Mi Teintes, os dois lados do papel apresentam porosidades  diferentes, assim posso ir variando de acordo com o que quero pintar.

Inspiração

Em 2011, descobri na internet o curso de pintura digital da Melies – Escola de Cinema 3D e Animação. Comprei uma tablet – Wacom Bamboo – e comecei a estudar. Resolvi mudar para São Paulo e fazer o curso, com o professor Ricardo Riamonde, um cara muito bacana, com um baita conhecimento  e uma didática muito interessante. Nessa época tive a oportunidade de visitar alguns estúdios de ilustração e conhecer alguns artistas profissionais. Comecei a pesquisar artistas para me inspirar e hoje passo horas vendo trabalhos de artistas como Tiago Hoisel, Craig Mullins e Jama Jurabaev.

Trabalho como diversão

Antes de ir para São Paulo, trabalhei em uma produtora de vídeo, fazendo direção de arte. Após o término do curso de pintura digital, surgiu a oportunidade de voltar para a minha cidade e continuar trabalhando na produtora. Hoje moro em Porto Alegre-RS e trabalho com motion design e direção de arte voltada para vídeo. O desenho e a pintura viraram um hobby, me divirto indo na loja Koralle (Porto Alegre-RS) e pesquisando um material diferente para “brincar”! No momento estou testando a pintura a óleo, logo logo postarei algum trabalho em meu portfólio desse brinquedo novo que estou curtindo muito!

Projetos

Animals – Pintura, Ilustração

Link para o projeto no Behance.

Musician and Actors – Arte Digital, Ilustração e Pintura

Link para o projeto no Behance.

Film Animation – Ilustração, Pintura

<


Link para o projeto no Behance.

Se você quer apresentar os seus projetos para os nossos leitores, entre em contato e participe da série Portfólio do leitor.

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Tudo sobre o app Creative Cloud

Tudo sobre o app Creative Cloud

Vamos explorar cada menu e opção do hub de gerenciamento de aplicativos da Adobe.
Como fazer um cartão personalizado

Como fazer um cartão personalizado

Aprenda nesse tutorial como criar um cartão personalizado de forma fácil.
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

As ferramentas Sobreposição podem ser usadas juntamente com o painel Sobreposições para que você possa aplicar ajustes padrão em áreas…
Fechar Menu