O lugar do design nas mídias sociais

As redes sociais levam o design a outro nível, não basta apenas uma imagem incrível e criativa, temos que aplica la da maneira certa e condizente com o Branding da marca. Pra mim, o sucesso nas redes sociais depende de um belo menáge à trois, entre Design, Conteúdo e Marketing.

O apelo visual as mídias sociais é gigantesco, é com ele que se ganha e que se perde um cliente. Manter a marca atrativa , faze la aparecer exige manutenção, um esforço em conjunto, os três  em harmonia fazem uma marca ser lembrada, o nome será associado a uma imagem, a uma forma de linguagem e expressão e/ou algum impacto que tenha causado.

Que entender mais? Então iremos por partes. Faz o café e senta porque o papo é longo!

O Design

Deve ser elaborado respeitando dois quesitos, a identidade visual da marca, e os padrões exigidos pelas redes sociais, mas principalmente deve se ter bom senso. Um layout limpo é mais atrativo do que um com muita informação, afinal, quem tem que aparecer é marca, não o fundo da imagem. Uma página profissional sempre tem uma imagem de perfil de fácil identificação, e uma foto de capa de impacto. Tudo isso tem que ser coerente, conversar mesmo, com o restante das publicações. Respeitando os padrões de tamanho exigidos, ambas ficarão visíveis de forma responsiva, ou seja não importa o tamanho da tela, seu cliente vai entender o recado. O design responsivo é vital na boa apresentação do layout de uma página.

Pesquisem sobre os concorrentes do seu cliente, e crie com base na diferenciação, mais do mesmo tá cheio por aí. E o mercado está saturado disso.

Imagens Fixas

Perfil A imagem de perfil deve ser pensada para a boa identificação, utilize o bom senso sempre, uma frase, em uma janela de 180 px não ficará visível. Menos é mais, sempre.

Capa

A imagem de capa sempre deve enfatizar a marca e a proposta da empresa, uma imagem vale mais que mil palavras, mas só nesse caso, use e abuse da identidade visual da marca. Essa é uma das primeiras imagens que o cliente vai ver, e é ela que vai vender.

Uma dica rápida: Save for web> PNG 24> 800x800px> 96 dpi. Salvar desse jeito resolve o problema de cores “estouradas” que andamos tendo.

Tipos de publicação

Usarei como exemplo o Facebook, que é a principal rede social da atualidade. O Facebook tem sido atualizado regularmente nesse aspecto, por via de regra nos posts “normais” vale tudo, até puxar o saco do cliente colocando bastante informação, respeite o tamanho, estude a teoria das cores e aplique, vai por mim, funciona!                                             Aí que o Branding entra, antes de você criar o logotipo você já deve ter todas essas informações.

Eu, pessoalmente crio esses posts sempre em 800x800px, pode ser maior, mas na minha opinião é pedir de mais pra internet 3g do celular dos clientes dos meus clientes. Assim eu garanto que todos consigam ver. Até porque, estudos comprovam que se a imagem, link, ou o que for, não abrir em três segundos, o cliente desiste e esquece do assunto. Ps: pensa bem, também fazemos isso.

Em geral, respeite os tamanhos, o branding e a identidade da marca, e testem, só assim vocês saberão o que vai realmente funcionar e o que não, porque uma página é diferente da outra, em tudo, ainda mais se não entenderem muito do assunto, mão na massa que tudo funcionará.

Alcance

Existe um  pixel (um código de programação) do facebook e do google, que faz o ranqueamento, otimiza as buscas e faz a página ter o “mardito” alcance tão almejado e que é minha atual obsessão. TUDO o que é escrito é lido por ele, mas só algumas coisas são “assimiladas”, aí que entra o SEO .

Criar conteúdo é estratégia, é estudo, é SEO. Escrever da forma certa, na linguagem certa da segmentação e do nicho de mercado adequado ao perfil do cliente é o que faz o conjunto funcionar.

Vale dizer, o Facebook entrega as suas publicações para apenas 2% (publicaçõe regulares, aquele post meio meia boca que se faz só por obrigação ou para encher linguiça como dizemos aqui) dos seus likes, ás vezes menos que isso, não se desespere, use isso como impulso, publicações consideradas perfeitas podem chegar aos 12%, mais que isso, só pagando. Aí entra o Marketing, mas como esse participante do menage vale por dois seria preciso outro artigo pra falar dele…

tamanhos-rs-atualizados
Estamos melhorando esta imagem. Atualizaremos depois.

O que achou? Deixe seu comentário e conta pra mim se gostaria de ver mais conteúdo sobre mídias sociais aqui no Clube!

Compartilhe este artigo:

Guia de Estudos para Aprender Design por Conta Própria

Baixe o nosso guia e receba dicas e as novidades do Clube do Design no seu email:

Este post tem um comentário

  1. Artigo muito interesse, me ajudou bastante.
    Não tenho certeza más parece que algumas medidas foram atualizadas, na medida do possível se puder atualize o artigo irei ler outra vez rsrs! Gratidão por compartilhar conhecimento.

Deixe uma resposta

Mais artigos pra você ler:
Como fazer um cartão personalizado

Como fazer um cartão personalizado

Aprenda nesse tutorial como criar um cartão personalizado de forma fácil.
Como organizar seu desktop?

Como organizar seu desktop?

Você já viu uma tela de computador lotada de atalhos e arquivos formando uma verdadeira bagunça visual que não dá…
Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

Affinity Photo #11 - Usar Sobreposições

As ferramentas Sobreposição podem ser usadas juntamente com o painel Sobreposições para que você possa aplicar ajustes padrão em áreas…
Praticando Caligrafia e Lettering

Praticando Caligrafia e Lettering

Nesse vídeo que fiz em meu canal Corporação Criativa eu faço algumas demonstrações sobre criação de caligrafia e lettering com diferentes canetas.…
Fechar Menu